Astrónomo amador localiza potente explosão estelar antes dos profissionais

2003-09-19

Berto Monard, um Belga que vive na África do Sul, com o seu telescópio de 12 polegadas (30,5 cm) de montagem dobsoniana.
Armado com um telescópio de 12 polegadas
polegada (in)
A polegada (in) é uma unidade de comprimento do sistema inglês, equivalente a 2,54 cm.
(30,5 cm), um computador e um alerta da NASA
, Berto Monard, um Belga que vive na África do Sul, tornou-se no primeiro astrónomo amador a descobrir o pós-resplendor de uma fulguração
de raios-gama, a explosão mais potente que se conhece no Universo. Esta descoberta realça a facilidade de acesso ao sistema de alertas da NASA, bem como a crescente importância da ajuda dos entusiastas da astronomia à comunidade científica profissional, em particular no estudo de eventos imprevistos e de curta duração.

As fulgurações de raios-gama, muitas das quais se acredita resultarem de explosões de estrelas
a milhares de milhões de anos-luz
, apenas duram entre uns milissegundos e um minuto. Assim, a rápida identificação do pós-resplendor, que pode durar horas ou mesmo dias em comprimentos de onda
maiores, como os raios-X
e o óptico, é crucial para estudar a explosão que provocou a fulguração.

Esta fulguração, que durou 40 segundos, foi detectada pelo HETE
High Energy Transient Explorer (HETE)
Satélite da NASA, colocado em órbita a 9 de Outubro de 2000, concebido para efectuar o primeiro estudo, em múltiplos comprimentos de onda, das fulgurações de raios gama, possuindo instrumentos sensíveis aos raios ultravioleta, raios-X, e raios gama. Uma característica única deste observatório é a capacidade de localizar fulgurações de raios gama com uma precisão de 10 segundos arco e de, quase em tempo real, enviar a posição medida para uma rede de observatórios terrestres, o que permite uma rápida monitorização no rádio, infravermelho e visível.
(High-Energy Transient Explorer), da NASA, em 25 de Julho de 2003. Em apenas sete horas, Monard notificou os astrónomos profissionais da localização da fulguração, permitindo a realização das observações seguintes. A Interplanetary Network (IPN), que contém seis detectores de raios-gama em órbita
, confirmou a localização pouco depois. A rapidez na identificação do pós-resplendor por Monard foi especialmente importante porque, nesse momento, milhares de astrónomos profissionais estavam a participar na conferência da União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
em Sidney (Austrália), muito longe dos seus observatórios.

Como os detectores de raios-gama não podem focar a radiação
tão bem como os de luz óptica, o HETE só pode localizar as fulgurações com uma precisão de alguns minutos de arco
minuto de arco (')
O minuto de arco (') é uma unidade de medida de ângulos ou arcos de circunferência correspondente a 1/60 de grau.
(um minuto de arco é aproximadamente o tamanho do buraco de uma agulha visto com o braço esticado). A maioria das fulgurações de raios-gama estão muitíssimo longe, de modo que uma grande quantidade de estrelas e de galáxias
vão também aparecer nesse pequeníssimo círculo. Sem a rápida localização precisa do pós-resplendor, os cientistas têm muita dificuldade em encontrar o local da fulguração passados dias ou semanas.

O estudo das fulgurações de raios-gama tem beneficiado da criação de detectores mais rápidos como o HETE, assim como do sistema de informação Gamma-ray Burst Coordinates Network (GCN). Tipicamente, o processo é o seguinte: o HETE detecta a fulguração e em poucos segundos envia a posição à GCN; a GCN notifica imediatamente cientistas e astrónomos amadores de todo o mundo através de correio electrónico e Internet.

À parte da identificação do pós-resplendor desta fulguração de raios-gama, baptizada de GRB030725, Monard tem outras descobertas no seu currículo, incluindo dez supernovas
e várias explosões em sistemas de estrelas de neutrões
, como parte da sua participação nas redes Center for Backyard Astrophysics (Centro para a Astrofísica de Quintal!) e Variable Star Network (Rede das Estrelas Variáveis).

Fonte da notícia: http://www.gsfc.nasa.gov/news-release/releases/2003/03-78.htm