Detectadas ondas de som vindas de um buraco negro de massa elevada

2003-09-15

Em cima: esta imagem obtida pelo Chandra mostra o buraco negro de massa elevada no centro de Perseus A como um ponto branco central e o gás quente do Enxame de Galáxias de Perseus como uma emissão difusa de raios-X (menos energéticos a vermelho, mais energéticos a azul); duas cavidades no gás são visíveis em lados opostos do buraco negro. Em baixo: uma técnica especial de processamento de imagem que realça as variações subtis no brilho foi utilizada para criar esta imagem onde se vêem as ondas de som geradas pelas cavidades resultantes de jactos do buraco negro central. Crédito: NASA/CXC/IoA/A.Fabian et al.
Uma equipa de astrónomos, liderada por A. Fabian do Instituto de Astronomia (Cambridge, Reino Unido), observou com o observatório de raios-X Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) o buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada que reside no centro do Enxame de Galáxias de Perseus, a 250 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. As observações profundas revelaram “rugas” no gás que preenche o enxame, que são indicativas de ondas de som que viajaram centenas de milhares de anos-luz desde o buraco negro central do enxame.

Há muito tempo que os astrónomos tentam perceber porque é que há tanto gás quente e tão pouco gás frio nos enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
. Esperava-se que o gás quente dos enxames, que emite raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
e por isso perde energia, fosse arrefecendo; o gás denso central, que brilha mais intensamente em raios-X, devia arrefecer mais rapidamente. A pressão no gás central mais frio devia diminuir, provocando a queda, para o centro, do gás mais exterior. Esta corrente de gás deveria dar origem à formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
pelo caminho. Mas, até agora, não existem evidências convincentes deste fluxo de gás frio, nem da consequente formação de estrelas, o que tem levado à formulação de várias teorias de como o gás contido nos enxames de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
permanece quente.

Uma hipótese é considerar que o aquecimento provocado por um buraco negro no centro do enxame de galáxias impede o arrefecimento do gás do enxame. Embora já se tenham observado jactos em comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
do rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
, originados pelo buraco negro central, o seu efeito no gás do enxame é pouco claro, pois o gás do enxame é apenas detectável em raios-X e as observações anteriores não tinham a capacidade do Chandra de encontrar estrutura detalhada.

Observações do Enxame de Galáxias do Perseu, realizadas previamente também pelo Chandra, tinham mostrado duas cavidades no gás do enxame, em forma de bolha, cada uma com cerca de 50 anos-luz de diâmetro e a afastarem-se do buraco negro central. É necessária uma enorme quantidade de energia para gerar estas cavidades, tanto quanto a energia combinada de 100 milhões de supernovas
supernova
Uma supernova é a explosão de uma estrela no final da sua vida. As explosões de supernova são de tal forma violentas e luminosas que o seu brilho pode ultrapassar o brilho de uma galáxia inteira. Existem dois tipos principais de supernova: as supernovas Tipo Ia, que resultam da explosão duma estrela anã branca que, no seio de um sistema binário, rouba matéria da estrela companheira até a sua massa atingir o limite de Chandrasekhar e então colapsa; e as supernovas Tipo II, que resultam da explosão de uma estrela isolada de massa elevada (com massa superior a cerca de 4 vezes a massa do Sol) que esgotou o seu combustível nuclear e expeliu as suas camadas externas, restando apenas um objecto compacto (uma estrela de neutrões ou um buraco negro).
. Estas cavidades, criadas por jactos de matéria da vizinhança do buraco negro central, são fontes brilhantes de ondas rádio e no seu interior encontram-se partículas de alta energia, e campos magnéticos
campo magnético
O campo magnético é a região em torno de um corpo na qual é detectada uma força magnética. Os campos magnéticos actuam apenas em partículas electricamente carregadas. Campos magnéticos fracos são por exemplo gerados por efeito de dínamo no interior dos planetas e luas, enquanto que campos magnéticos mil milhões de vezes mais fortes podem ser gerados em estrelas e galáxias. Os campos magnéticos são capazes de controlar o movimento de gás ionizado e até moldar a forma dos corpos por eles actuados.
que empurram o gás quente. Há muito que se suspeita que aquecem o gás circundante, mas o mecanismo através do qual o fazem era desconhecido.

As novas observações do Chandra, realizadas em 2002, permitiram detectar “rugas” no gás do enxame, interpretadas como sendo ondas de som criadas pelas cavidades, que se afastaram do buraco negro central do enxame, ao longo de milhares de anos-luz. Este poderá ser o mecanismo necessário para explicar o aquecimento do gás do enxame: à medida que as ondas de som se deslocam através do gás, são eventualmente absorvidas e a sua energia é convertida em calor
calor
O calor é energia em trânsito entre dois corpos ou sistemas.
. Se as ondas de som detectadas permitiram que o gás quente nas zonas centrais do enxame não tenha arrefecido nos últimos 10 mil milhões de anos, então devem ter-se mantido praticamente constantes ao longo de 2,5 mil milhões de anos.

Estas ondas de som terão sido produzidas por eventos explosivos que ocorreram no buraco negro de massa elevada de Perseus A, a enorme galáxia no centro do enxame. Esta actividade explosiva foi provavelmente provocada pelas enormes quantidades de gás que caem lá dentro, e talvez por galáxias pequenas que estão constantemente a ser aglutinadas por Perseus A.

O Enxame de Galáxias do Perseu é o enxame mais brilhante em raios-X, e por isso um alvo perfeito para o Chandra descobrir ondas de som a enrugar o gás quente do enxame. Outros enxames também apresentam cavidades em raios-X e serão o objectivo de observações futuras com o Chandra.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/03_releases/press_090903.html