Astrónomos encontram sistema planetário semelhante ao nosso a apenas 90 anos-luz

2003-09-12

Visão artística de uma possível cena vista de uma lua do planeta extra-solar em órbita da estrela HD70642. Crédito: David A. Hardy, astroart.org.
Um grupo de astrónomos britânicos, australianos e norte-americanos descobriu um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
semelhante a Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
em órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de uma estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
próxima muito parecida com o nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. De entre a centena de sistemas planetários descobertos até ao momento, este é o que mais se parece com o nosso. A órbita do planeta é como a de Júpiter no nosso Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, sendo quase circular, com um raio de três quintos da órbita de Júpiter e não existindo nenhum planeta maior mais próximo da estrela. O planeta foi descoberto com o Telescópio Anglo-Australiano (AAT) de 3.9 metros situado na Austrália. Graças à extrema precisão das medições foi possível encontrar este planeta que é muito mais difícil de detectar que a maioria dos outros planetas mais exóticos encontrados até agora.

O novo planeta, que tem cerca do dobro da massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
de Júpiter, completa uma órbita em torno da sua estrela (HD70642) em aproximadamente seis anos. A estrela HD70642 encontra-se na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
de Puppis (a Popa do Navio) e está situada a cerca de 90 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra. O planeta está 3,3 vezes mais afastado da estrela do que a Terra do Sol (a metade do caminho entre Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
e Júpiter se estivesse no Sistema Solar).

O objectivo a longo prazo do projecto é a detecção de verdadeiros análogos ao nosso Sistema Solar: sistemas planetários com planetas gigantes em grandes órbitas circulares e pequenos planetas rochosos em órbitas circulares mais curtas. A descoberta de um planeta gasoso gigante parecido com Júpiter em torno de uma estrela próxima é um passo no sentido deste objectivo. A possível descoberta de outros planetas semelhantes, e de satélites planetários, durante a próxima década ajudará os astrónomos a saber se sistemas planetários como o nosso são ou não comuns na Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
.

Antes da descoberta dos planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, previa-se que os sistemas planetários seriam em geral semelhantes ao nosso com planetas gigantes em órbitas circulares maiores que quatro vezes a distância Terra-Sol, e com planetas terrestres
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
em órbitas mais interiores. Afinal, os sistemas planetários descobertos resultaram ser muitos mais diversos que alguma vez imaginado. No entanto, estes novos planetas apenas foram encontrados em cerca de um décimo das estrelas onde se procuravam. É possível que planetas do tipo existente no nosso Sistema Solar, muito mais difíceis de detectar, existam em redor da maior parte das estrelas.

A grande maioria dos planetas extra-solares actualmente conhecidos têm órbitas muito elípticas, o que eliminaria a existência de planetas terrestres habitáveis. Anteriormente, o único planeta gasoso gigante encontrado com uma órbita circular três vezes maior que a distância Terra-Sol era o planeta exterior do sistema 47 Ursa Majoris - um sistema que também contém um gigante gasoso a apenas 2 vezes a distância Terra-Sol (o que não acontece no nosso Sistema Solar). A descoberta de um planeta gigante com uma órbita quase circular a 3,3 vezes a distância Terra-Sol da sua estrela - o mais parecido com o nosso Sistema Solar até à data - demonstra que as buscas são suficientemente precisas para encontrar planetas parecidos com Júpiter em órbitas semelhantes à de Júpiter.

Fonte da notícia: http://www.pparc.ac.uk/Nw/Md/Press/HomeFromHome.asp