As duas faces de Marte

2003-09-11

As duas faces de Marte vistas pelo Telescópio Espacial Hubble em Agosto. À esquerda, imagem obtida às 23h:00 UT do dia 26 de Agosto e, à direita, imagem obtida às 10h00 UT do dia 27 de Agosto. Crédito: NASA, J. Bell (Cornell U.) and M. Wolff (SSI).
A aproximação recente de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
ao nosso planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
(a maior aproximação nos últimos 60 mil anos) permitiu ao Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
obter imagens excepcionais do planeta vermelho. Em particular, e num intervalo de apenas 11 horas, foi possível obter duas imagens que mostram aproximadamente duas faces opostas deste planeta.

Entre as duas observações, cujas imagens se mostram aqui ao lado, Marte quase completou uma volta e meia sobre si mesmo. A imagem da esquerda foi produzida a partir de uma série de exposições obtidas a 26 de Agosto com a câmara Wide Field and Planetary Camera 2 (WFPC2), quando a distância Terra-Marte era de 55 760 220 km. Nesta imagem nota-se claramente a região Syrtis Major (em forma de barbatana de tubarão), à direita, e a bacia de impacto
bacia de impacto
Uma bacia é uma planície com uma depressão na qual se podem acumular por exemplo água, sedimentos, lava, ou gelos. Em Astronomia, uma bacia (dita de impacto) é uma cratera de impacto cujos bordos podem estar bem ou mal definidos.
Hellas (a forma circular perto do centro da imagem).

A imagem da direita foi obtida com a mesma câmara já no dia 27 de Agosto, minutos antes de Marte se encontrar à distância mínima da Terra, quando a distância entre os dois planetas era de 55 757 930 km. Assim, Marte estava ligeiramente mais perto (2 290 km) do que aquando da primeira imagem. Nesta segunda imagem pode ver-se o Olympus Mons (o famoso Monte Olimpo), o maior vulcão do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
(a forma oval por cima do centro da imagem), e ainda Solis Lacus, uma imensa região escura também conhecida como o Olho de Marte (em baixo à direita).

Ambas as imagens mostram de forma nítida a maior parte da calote polar sul. Estas imagens foram obtidas a meio do Verão marciano no Hemisfério Sul. Nesta estação, o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
ilumina continuamente a calote polar sul, provocando uma diminuição da sua extensão. As zonas de cor alaranjada sobrepostas na calote polar em ambas as imagens são devidas a poeiras.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/2003/22/image/f