Adiado o lançamento da sonda SMART-1

2003-08-25

A sonda SMART-1 já no seu adaptador para o lançamento. Esta missão da ESA tem como objectivo, não só testar tecnologia de ponta que mais tarde será utilizada em missões de longo alcance, mas também realizar estudos científicos da Lua. Crédito: ESA.
A primeira sonda europeia cujo destino é a Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
, a SMART-1 da ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
, está prestes a dar início à sua longa viagem. A SMART-1 já se encontra em Kourou, na Guiana Francesa, desde 15 de Julho, e daí será lançada a bordo do Ariane 5 (ESA), juntamente com dois satélites comerciais. A data de lançamento, inicialmente prevista para a noite de 28 para 29 de Agosto, e já uma vez adiada para a noite de 3 para 4 de Setembro, foi novamente protelada a pedido de um dos clientes, que requereu mais tempo para testar o seu satélite. Espera-se para breve o anúncio de uma nova data de lançamento.

A sonda, de 367 kg, partilhará o lançamento V162 da Ariane com dois satélites de comunicação comerciais: o Insat 3E da Organização para a Investigação do Espaço da Índia e o e-Bird da Eutelsat. A SMART-1 é a mais pequena das três naves e viajará na posição mais baixa do lançador, dentro de um adaptador cilíndrico, sendo a última a ser libertada.

O Ariane 5 está encarregue de colocar estas três cargas numa órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
geostacionária de transferência, a partir da qual cada uma iniciará o seu percurso até à sua órbita operacional final. A SMART-1, munida dum motor de propulsão eléctrica, chegará ao seu destino em 16 meses, seguindo uma longa trajectória em espiral.

O propulsor eléctrico da SMART-1 será utilizado para acelerar a sonda e elevar a sua órbita até que esta chegue à vizinhança da Lua, a cerca de 350 000 a 400 000 km da Terra. Então, com a assistência gravitacional de uma série de aproximações lunares nos finais de Setembro, finais de Outubro e finais de Novembro de 2004, a SMART-1 será capturada pela gravidade da Lua em Dezembro de 2004. O seu motor lentamente reduzirá a sua velocidade e a altitude da sua órbita lunar.

A SMART-1 não é uma sonda espacial vulgar. Sendo a primeira Pequena Missão da ESA para a Investigação Avançada em Tecnologia, foi projectada principalmente para demonstrar tecnologias inovadoras e essenciais para as futuras missões científicas espaciais. Contudo, uma vez que chegue ao seu destino, também executará um estudo científico da Lua sem precedentes. SMART-1 é uma nave bastante pequena, com um volume de apenas um metro cúbico. Os seus painéis solares, com 14 metros de extensão, fornecerão uma potência de 1,9 kW, dos quais cerca de 75% serão usados para o sistema de propulsão eléctrico solar.

No seu papel de demonstrador de tecnologia, o objectivo principal da SMART-1é testar o novo propulsor eléctrico solar. Este é uma forma de motor de baixa impulsão contínua que utiliza a electricidade dos painéis solares para produzir um feixe de partículas electricamente carregadas que impulsiona a nave para a frente. Este tipo de motor é normalmente designado de motor de iões
ião
Átomo ou molécula que perdeu ou ganhou um ou mais electrões.
e os engenheiros consideram-no essencial para futuras missões espaciais de grandes distâncias.

Outros testes a cargo da SMART-1 incluem: equipamento e instrumentos miniaturizados; um sistema de navegação que, no futuro, permitirá naves espaciais a autonomamente navegarem através do sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
; um novo sistema de comunicação de onda curta; e uma técnica de comunicação através da qual a SMART-1 tentará estabelecer ligação com a Terra utilizando um feixe laser
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER)
A palavra LASER designa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. O princípio físico por trás deste fenómeno é a emissão estimulada: sob certas condições, um fotão atinge um átomo excitado e provoca a emissão de um fotão. O átomo emite dois fotões: o fotão estimulador, que passa incólume, e o fotão estimulado, que tem o mesmo comprimento de onda, a mesma fase, a mesma polarização e a mesma direcção de propagação que o fotão estimulador. Se cada um destes fotões estimular mais átomos, o feixe inicial de fotões é assim amplificado.
, em vez das tradicionais frequências
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
.

Uma vez numa órbita quase-polar à volta da Lua em Janeiro de 2005, a SMART-1 iniciará o seu programa científico, que durará seis meses, extensível a um ano. A sonda procurará sinais de gelo de água em crateras perto dos pólos lunares, fará mapas da topografia da Lua e da distribuição de minerais e elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
chave à superfície. Estes dados poderão dar-nos a conhecer a ainda incerta origem da Lua e a reconstruir a sua evolução.

A SMART-1 será a segundo missão planetária da ESA a ser lançada em 2003, depois da Mars Express
Mars Express
Mars Express é uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) lançada a 2 de Junho de 2003 e que alcançou Marte em Dezembro de 2003. A Mars Express entrou numa órbita à volta de Marte, onde permanecerá a cumprir os seus objectivos: fotografar toda a superfície de Marte em alta resolução (e algumas áreas seleccionadas em super-resolução); mapear a composição mineral da superfície; mapear a composição da atmosfera e determinar a sua circulação global; estudar a estrutura do subsolo até uma profundidade de alguns quilómetros; estudar o efeito da atmosfera na superfície; determinar a interacção entre a atmosfera e o vento solar. A Mars Express levava a bordo o Beagle 2, que foi lançado para pousar na superfície de Marte, mas que nunca deu notícias e é considerado perdido.
em Junho. Para mais detalhes sobre estas missões, consulte a nossa página de Missões: http://www.portaldoastronomo.org/missoes/

Convidamo-lo ainda a assistir, no dia 28 de Agosto pelas 21h30, no Planetário Calouste Gulbenkian, à apresentação do Dr. Fernando Simões (ESA) sobre a sonda SMART-1. Esta iniciativa insere-se na participação do NUCLIO na Astronomia no Verão 2003; pode consultar o restante programa em http://www.nuclio.pt/projectos/000004.html

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/SEMQ6OYO4HD_index_2.html