Descobertas duas caudas em raios-X emanando da estrela de neutrões Geminga

2003-08-07

Em cima: imagem em raios-X da estrela de neutrões Geminga, obtida pelo XMM-Newton. Em baixo: modelo computadorizado da onda de choque provocada por Geminga, para 4 valores do ângulo de inclinação em relação à linha de visão. Crédito: ESA & Patrizia Caraveo.
Uma estrela
de neutrões
mede apenas cerca de 20 a 30 km de diâmetro, e não é mais do que o objecto central restante de uma explosão de supernova
. Geminga é uma das estrelas de neutrões
mais próximas da Terra, a uma distância de de cerca de 500 anos-luz
. A maioria das estrelas de neutrões emite no rádio
, na forma de pulsos regulares. Mas, curiosamente, Geminga é uma estrela de neutrões “silenciosa” no rádio. No entanto, emite fortíssimos pulsos em raios gama
, o que faz dela uma das fontes mais brilhantes em raios gama de todo o céu.

Geminga tem uma idade de cerca de 350 000 anos e desloca-se no espaço a cerca de 120 km/s. Ao deslocar-se na sua trajectória no espaço, a estrela provoca uma onda choque que comprime o gás do meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
e o campo magnético
nele embebido, amplificando-o por um factor de 4.

Patrizia Caraveo, do Instituto de Astrofísica Espacial e Física Cósmica (Milão, Itália), e os seus colaboradores determinaram que as caudas, com uma extensão de 3 biliões de quilómetros, visíveis em raios-X
nas imagens de Geminga obtidas pelo telescópio espacial de XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
(ESA
), são provocadas por electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
de alta energia que, ao serem agarrados pelo intenso campo magnético, emitem raios-X. Estes electrões são criados muito próximo da estrela. A extraordinária velocidade de rotação de Geminga cria um ambiente extremo no qual electrões e positrões
positrão
O positrão é a antipartícula do electrão.
são acelerados
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
a altas energias, aniquilando-se e dando origem aos raios gama.

Julgava-se que todos estes electrões de alta energia eram convertidos em raios gama. Contudo, a existência de caudas vem mostrar que nem todos os electrões são convertidos em raios gama. Pelo contrário, conseguem escapar da estrela, formando estas caudas brilhantes nos bordos da onda de choque

Os estudos sobre Geminga revestem-se de particular importância. A maioria das fontes de raios gama conhecidas no Universo carecem ainda de identificação quanto ao tipo de objecto celeste que lhes está na origem. Alguns astrónomos acreditam que uma fracção significativa destas fontes pode ser do tipo Geminga, isto é, estrelas de neutrões “silenciosas” em rádio. De facto, o número de objectos nesta classe tem vindo a aumentar, e conhecem-se hoje já uma dúzia de estrelas de neutrões semelhantes a Geminga, mas só esta exibe caudas de electrões!

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/SEMQB4YO4HD_index_0.html