Descobertas galáxias de gás

2003-07-30

Em cima: imagem rádio de uma galáxia de gás - um vasto disco de hidrogénio, com dezenas de milhares de anos-luz de diâmetro e uma massa equivalente a milhares de milhões de sóis, mas com um pequeno número de estrelas visíveis no seu centro. Em baixo: a mancha arredondada e leitosa no centro da imagem é a mesma galáxia de gás de cima, mas vista no óptico. Todos os pontos brilhantes são estrelas da nossa própria Galáxia, milhões de vezes mais próximas de nós. Crédito: B. Warren.
As galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
são geralmente definidas como uma vasta colecção de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e gás. Mas, segundo um jovem investigador australiano, talvez se tenha de rever esta definição. B. Warren apresentou na conferência da União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
, que decorreu em Sidney (Austrália) no final de Julho, a sua descoberta de vinte galáxias constituídas essencialmente por gás, com um número muito reduzido de estrelas. Grandes quantidades de gás foram detectadas nestas galáxias, mas a procura de estrelas revelou a quase ausência destas.

As galáxias estudadas são vastos discos de gás de hidrogénio com dezenas de milhares de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de diâmetro, uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
equivalente a milhares de milhões de sóis, mas com um pequeno número de estrelas visíveis no seu centro. Por uma razão desconhecida, estas galáxias não transformaram o seu gás de hidrogénio em estrelas brilhantes.

O hidrogénio é o elemento mais comum do Universo e constitui a matéria prima das estrelas. A maioria das galáxias, tal como a nossa Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, transformou a maior parte do seu gás em estrelas, ao contrário destas galáxias agora descobertas. Descobrir a razão porque tal aconteceu dar-nos-á uma nova perspectiva de como, quando e porquê se formam galáxias.

Apesar de alguns estudos anteriores já sugerirem a existência de galáxias de gás, é a primeira vez que são descobertas galáxias com discrepâncias tão marcadas entre a quantidade de gás de hidrogénio e o número de estrelas.

Esta investigação lança mais um desafio no nosso caminho para desvendar os segredos do Universo.

Fonte da notícia:
http://www.pressroom.astronomy2003.com/news/?id=33