Gás molecular no quasar mais distante que se conhece

2003-08-06

Imagem de J1148+5251 obtida com o VLA. Crédito: NRAO/AUI/NSF.
Com um desvio para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
de 6,42, a que correspondem 12,8 mil milhões de anos-luz
, o quasar
J1148+5251 é o objecto mais distante – e por isso mesmo, o objecto mais velho – alguma vez observado. Este quasar foi um dos primeiros objectos luminosos do Universo e nós observamo-lo como ele era 870 milhões de anos depois do Big Bang (o Universo tem hoje 13,7 mil milhões de anos). Os quasares são núcleos brilhantes de galáxias activas
galáxia activa
Uma galáxia diz-se activa quando emite quantidades excepcionalmente elevadas de energia. São exemplo de galáxias activas as galáxias Seyfert, as radiogaláxias, os quasares e as galáxias com surtos de formação de estrelas (starburst galaxies).
, cuja fonte de energia é um buraco negro
muito elevada.

F. Walter, do Observatório Nacional de Radioastronomia (EUA), e os seus colaboradores franceses, alemães e norte-americanos, utilizaram o Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
), um conjunto de radiotelescópios no Novo México (EUA), juntamente com o radiointerferómetro europeu do Plateau de Bure (IRAM) nos Alpes francese, para observarem a galáxia
à volta do quasar J1148+5251. As observações revelaram um reservatório de gás de monóxido de carbono nesta galáxia, o que significa que desde muito cedo na história do Universo as galáxias já tinham grandes quantidades de hidrogénio molecular, a base para a formação de novas gerações de estrelas
. A detecção directa de hidrogénio molecular é extremamente difícil, mas o monóxido de carbono está fortemente relacionado com regiões de formação de estrelas.

Os átomos
criados nos primeiros 3 minutos do Universo eram apenas de hidrogénio, hélio e lítio. Todos os outros elementos mais pesados, incluindo o carbono e o oxigénio, foram produzidos por reacções nucleares nas estrelas. O carbono e o oxigénio detectados por esta equipa foram produzidos pelas primeiras estrelas alguma vez formadas, apenas 650 milhões de anos depois do Big Bang. Nos 200 milhões de anos que se seguiram, essas estrelas explodiram como supernovas
, lançando para o meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
os elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
produzidos, incluindo o carbono e o oxigénio. Esses átomos arrefeceram e combinaram-se de modo a formar as moléculas
de monóxido de carbono que foram detectadas pelos radiotelescópios.

A massa de gás molecular desta galáxia é superior a 10 mil milhões de vezes a massa do Sol
, o que equivale à massa das grandes galáxias de hoje. O que é surpreendente, pois a teoria mais aceite actualmente considera que as grandes galáxias são formadas pela colisão e fusão
de galáxias pequenas. Não se esperaria uma galáxia de grandes dimensões numa época tão remota.

Fonte da notícia: http://www.nrao.edu/pr/2003/j1148