Remanescente de supernova na Grande Nuvem de Magalhães

2003-07-22

O remanescente de supernova N 49, na Grande Nuvem de Magalhães. Crédito: NASA & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
Lembrando nuvens de fumo e faíscas de fogo de artifício, estes delicados filamentos na imagem ao lado são, na verdade, finas camadas do que sobra de um remanescente de supernova
na Grande Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular que orbita a Via Láctea, a uma distância aproximada de 180 mil anos-luz. Juntamente com a Pequena Nuvem de Magalhães, é um objecto celeste do céu austral bem visível à vista desarmada, na constelação do Dorado (Espadarte). Conhecida desde 964 D.C., quando foi mencionada pelo astrónomo Persa Al Sufi, foi redescoberta por Fernão de Magalhães em 1519. Esta galáxia contém inúmeros objectos interessantes, entre os quais a Nebulosa da Tarântula (NGC 2070).
– uma pequena galáxia
satélite da Via Láctea
, visível no hemisfério Sul.

Denominado N 49, ou DEM L 190, este remanescente de supernova teve origem numa estrela
elevada que morreu com uma explosão de supernova, cuja luz chegou à Terra há milhares de anos. Este material filamentar irá eventualmente ser reciclado nas novas gerações de estrelas na Grande Nuvem de Magalhães. O nosso Sol
e os planetas
do nosso Sistema Solar
também se formaram a partir de restos de supernovas que explodiram na Via Láctea há milhares de milhões de anos.

Nesta estrutura reside um pulsar - uma estrela de neutrões
que roda - que poderá ser o que resta da explosão da supernova. É bastante comum que o núcleo de uma estrela que tenha explodido como supernova se torne um pulsar, depois de ter expelido as camadas mais externas. No caso de N 49, a estrela de neutrões
completa uma rotação em 8 segundos e possui um campo magnético
muito intenso: mil biliões de vezes o campo magnético da Terra. Estes dois factos colocam-na na classe exclusiva de objectos chamados magnetares.

A 5 de Março de 1979, este pulsar deu origem a um episódio histórico de uma fulguração
de raios gama
que foi detectado por diversos satélites a orbitarem a Terra. Os raios gama têm mais de milhões de vezes a energia dos fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
da luz visível
. A atmosfera da Terra
protege-nos ao bloquear os raios gama que vêm do espaço. O pulsar de N 49 teve várias emissões de raios gama subsequentes e é hoje reconhecido como um “repetidor de raios gama moles
Soft Gamma-ray Repeater (SGR)
Um Repetidor de Raios Gama Moles é, de acordo com a teoria vigente, uma fase curta na vida de um magnetar. Durante este período, a estrela tem surtos de emissão de raios gama moles provocados por tremores de estrela devido ao campo magnético na sua superfície.
”. Estes objectos são uma classe peculiar de estrelas que produzem raios gama que são menos energéticos do que os emitidos pela maioria dos emissores de fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.

O pulsar de N 49 também emite em raios-X
(radiação
com energia ligeiramente inferior aos raios gama moles
mole (mol)
A mole (mol) é a unidade fundamental SI de quantidade de matéria e é equivalente à quantidade de matéria que contém tantas entidades elementares quantos os átomos que existem em 0,012 kg de carbono-12.
). Observatórios espaciais de alta resolução de raios-X conseguiram resolver uma fonte pontual perto do centro de N 49, a provável contrapartida em raios-X do repetidor de raios gama moles. Também são visíveis em raios-X filamentos difusos e nódulos ao longo do remanescente de supernova. Os filamentos visíveis na imagem do óptico representam a onda de choque
a varrer o meio interestelar
meio interestelar
O meio interestelar é constituído por toda a matéria existente no espaço entre as estrelas. Cerca de 99% da matéria interestelar é composta por gás, sendo os restantes 1% dominados pela poeira. A massa total do gás e da poeira do meio interestelar é cerca de 15% da massa total da matéria observável da nossa galáxia, a Via Láctea. A matéria do meio interestelar existe em diferentes regimes de densidade e temperatura, como por exemplo as nuvens moleculares (frias e densas) ou o gás ionizado (quente e ténue).
e as nuvens moleculares
nuvem molecular
As nuvens moleculares são nebulosas constituídas predominantemente por hidrogénio molecular.
densas vizinhas.

Hoje, N 49 é o alvo de investigações lideradas pelos astrónomos Y. Chu, da Universidade de Ilinóis em Urbana-Champaign (EUA), e R. Williams, da Universidade de Massachussetts (EUA). Os membros desta equipa científica estão interessados em compreender se pequenas nuvens do meio interestelar da Grande Nuvem de Magalhães podem ter um efeito marcante na estrutura física e na evolução deste remanescente de supernova.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/2003/20/image/a