Novos indícios da existência de matéria escura

2003-07-18

Distribuição de matéria escura ao redor de uma galáxia do tamanho da Via Láctea. Esta imagem foi gerada a partir de uma simulação computacional da formação de galáxias num Universo em expansão, tal como se prevê nas teorias cosmológicas modernas. A galáxia é o objecto central mais extenso e está rodeada por numerosos satélites de matéria escura. Crédito: Anatoly Klypin, SDSS.
Um novo estudo baseado em dados obtidos pelo Sloan Digital Sky Survey
Sloan Digital Sky Survey (SDSS)
O levantamento do céu SDSS é um projecto que tem por objectivo mapear detalhadamente um quarto de todo o céu, determinando posições e magnitudes absolutas de 100 milhões de objectos celestes, e determinando ainda a distância a mais de 1 milhão de galáxias e quasares. Os telescópios que participam neste projecto estão situados no Observatório de Apache Point (EUA). O SDSS é um projecto conjunto de instituições norte-americanas, alemãs e japonesas.
(SDSS) proporcionou as indicações mais directas, até ao momento, de que as galáxias
residem no centro de concentrações gigantescas de matéria escura
que podem ser 50 vezes maiores que as próprias galáxias visíveis.

A equipa de investigação, liderada por Francisco Prada do Instituto Max Planck para a Astronomia (Alemanha) e do Instituto de Astrofísica de Canárias (Espanha), estudou os movimentos de cerca de 3 000 satélites que orbitam em torno de galáxias brilhantes e isoladas e encontrou fortes indícios de efeitos gravitacionais induzidos pela presença de matéria escura.

Ainda que não possa ser directamente observada, crê-se que cerca de 27% da massa
total do Universo está na forma de matéria escura, comparado com a matéria normal, observável, que apenas contribui com cerca de 3%. A massa restante consiste em energia escura e radiação
, de acordo com os modelos padrão da estrutura e evolução do Universo.

Prada e o seus colegas analisaram dados de 250 000 galáxias para seleccionar bons candidatos para o estudo dos efeitos gravitacionais da matéria escura. Com base nestes dados do SDSS, identificaram cerca de 3 000 satélites, em geral pequenas galáxias que orbitam galáxias maiores, para as quais puderam medir velocidades.

Em geral, a velocidade de um satélite diminui à medida que o satélite se afasta do objecto em torno do qual orbita, devido ao efeito da gravidade. No caso dos planetas
do nosso sistema solar
, onde a quantidade de matéria escura é demasiado pequena para ter um efeito gravitacional, a velocidade diminui rapidamente justamente porque praticamente não existe massa entre os planetas e o Sol
. Mas nas regiões externas das galáxias, a quantidade total de matéria escura existente no interior da órbita
de um satélite é já significativa e faz com que a velocidade não diminua tão rapidamente, se os modelos cosmológicos estiverem correctos.

Para determinar a velocidade de cada satélite relativamente à galáxia central, os investigadores mediram o desvio para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
revelado pelos espectros da luz destes objectos. O desvio para o vermelho, que resulta da modificação da luz provocada pelo afastamento de um objecto relativamente a um observador, é normalmente utilizado para medir a velocidade de objectos distantes. Os resultados agora obtidos parecem implicar a existência de matéria escura e introduzem argumentos fortes contra a MOND (do inglês Modified Newtonian Dynamics), uma teoria alternativa da gravidade. A MOND, que tem sido controversa desde que foi proposta em 1983, elimina a necessidade de recorrer à matéria escura para explicar a natureza do Universo, ao modificar a lei da gravidade em áreas como as zonas exteriores de algumas galáxias.

O próximo passo desta investigação será estender a amostra de galáxias e de satélites para melhorar a precisão dos resultados.

Fonte da notícia: http://www.sdss.org/news/releases/20030521.darkmatter.html