Vem aí o XIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica!

2003-07-17

Cartaz do encontro. Crédito: OAUC.
Há doze anos que a (ainda pequena) comunidade de astrofísicos portugueses vem realizando anualmente um encontro científico: o Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica (ENAA). Esta iniciativa teve sempre por objectivo dar a conhecer, no seio da comunidade nacional, os trabalhos/projectos de uns e outros nos vários domínios da Astrofísica moderna existentes em Portugal, potenciando a troca de idéias e colaborações entre diferentes grupos de investigação em Astrofísica no país.

Desta vez, a organização do ENAA (13ª edição) coube ao Observatório Astronómico da Universidade de Coimbra, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Astronomia. Este Encontro decorrerá em Coimbra entre 26 e 29 de Julho. Este ano, e pela primeira vez, o ENAA integra um encontro sobre História da Astronomia, organizado pelo Seminário da História da Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática. Esta sessão irá decorrer nos dias 26 e 27, enquanto que a sessão dedicada aos tópicos de Astrofísica proriamente ditos decorrerá apenas nos dias 28 e 29, numa duração de 2 dias como vem sendo hábito.

Do programa científico, no conjunto das duas sessões, constam um total de 41 contribuições orais, e outras 11 na forma de posteres. Estão ainda inscritos outros 49 participantes. Estes números fazem da XIII edição do ENAA um sucesso logo à partida.

O encontro é ainda aberto a estudantes de Licenciatura interessados nestes assuntos. Para informações detalhadas sobre inscrições, programa científico e oradores, horários das sessões, etc... pode consultar a página oficial do encontro em http://www.astro.mat.uc.pt/ENAAXIII