Chandra e Hubble fazem levantamento de galáxias sem precedentes

2003-07-02

O Campo Profundo Norte visto pelo Chandra. A área de céu coberta por esta imagem é de cerca de 3/5 da área da Lua Cheia. O tempo de integração total necessário para obter esta imagem foi de 23 dias. Trata-se da exposição em raios-X mais profunda alguma vez realizada. Nesta imagem, as fontes mais fracas produziram apenas um fotão de raios-X em cada 4 dias! Crédito: NASA/CXC/PSU/D.M.Alexander, F.E.Bauer, W.N.Brandt et al.
O Telescópio Espacial Hubble
) e o Observatório de raios-X
Chandra
(NASA) uniram esforços para observar uma área relativamente ampla do céu, incluindo dezenas de milhares de galáxias
numa gama importante de distâncias. Este levantamento, que visa o estudo da formação e evolução de galáxias a várias distâncias e com diferentes idades, é designado por GOODS (do inglês Great Observatories Origins Deep Survey). Este projecto tenta compreender a história conjunta das galáxias, incluindo aspectos tão cruciais como a evolução das suas populações estelares, a energética da actividade de formação estelar e dos núcleos galácticos activos.

Com base neste estudo, os cientistas afirmam que o tamanho das galáxias aumentou continuamente desde o tempo em que o Universo tinha cerca de mil milhões de anos até uma idade de aproximadamente 6 mil milhões de anos., ou seja durante cerca de metade da idade actual do Universo (13,7 mil milhões de anos). Por outro lado, os astrónomos também concluíram que a taxa de formação de estrelas
teve um ligeiro aumento, por um factor de 3, desde o tempo em que o Universo tinha mil milhões de anos até uma idade de 1,5 mil milhões de anos, tendo permanecido elevada até há cerca de 7 mil milhões de anos, altura em que diminuiu rapidamente para apenas 10% do seu valor inicial. Estes resultados estão de acordo com modelos segundo os quais as enormes galáxias espirais e elípticas crescem de forma hierárquica, através da fusão
e acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
de galáxias mais pequenas.

A comparação das imagens do Hubble e do Chandra permitiu aos astrónomos descobrir 7 objectos misteriosos: buracos negros
que aparecem na imagem do Chandra, mas não foram identificados nas imagens do Hubble. Isto implica que se trata dos buracos negros mais longínquos alguma vez detectados ou, alternativamente, de buracos negros mais próximos, mas os mais embebidos em poeira que se conhecem. Qualquer dos cenários é pois fascinante.

Permitiu ainda concluir que buracos negros activos no centro de galáxias distantes relativamente pequenas são menos frequentes do que se esperava. Tal pode dever-se aos efeitos das primeiras gerações de estrelas de grande massa
que explodiram como supernovas
, atirando o gás interestelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
galáctico para as regiões mais periféricas dessas galáxias, reduzindo assim o abastecimento de gás necessário para alimentar buracos negros centrais de grande massa.

Este estudo será ainda complementado pelo satélite de infravermelho
Space Infrared Telescope Facility
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
(SIRTF) da NASA, que deverá ser lançado em Agosto deste ano.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/03_releases/press_061903.html