Emissão dos gases responsáveis pelo efeito estufa diminui

2002-01-16

Apesar da concentração dos gases responsáveis pelo efeito estufa na atmosfera continuar a crescer, a taxa desse crescimento diminuiu desde os anos 80. Crédito: NASA.
Um novo estudo, financiado pela NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, mostra que o aumento do efeito estufa originado pela emissão de gases diminuiu desde o seu pico em 1980, devido parcialmente a acordos internacionais que reduziram a utilização de clorofluorcarbonetos, ao crescimento mais vagaroso das emissões de metano e à manutenção das emissões de dióxido de carbono.

Outro agente responsável pelo aquecimento global é a fuligem. A fuligem é um produto derivado da combustão incompleta. Camiões movidos a gasóleo e autocarros são os principais responsáveis pela fuligem no ar. A sua produção é ainda maior nos países em desenvolvimento.

O estudo também sugere que a redução das emissões de metano e fuligem poderiam trazer um rápido sucesso na luta contra o aquecimento global. Actualmente, existem tecnologias para reduzir outros agentes poluidores do ar, como o metano, mais baratas e rápidas do que a redução das emissões de dióxido de carbono. Contudo, os cientistas alertam para a necessidade de limitar as emissões de dióxido de carbono se quisermos diminuir as alterações climáticas durante os próximos 50 anos.

Se a utilização de combustíveis fósseis continuar à mesma taxa de hoje durante os próximos 50 anos e se o crescimento de metano e poluição do ar for travado, o aquecimento nos próximos 50 anos será de aproximadamente 0,7ºC. Apesar de ser um crescimento significativo é melhor do que os cenários mais alarmantes.

O crescimento mais lento das emissões responsáveis pelo efeito estufa reveladas pelo estudo é uma forte evidência de que as medidas ambientais, duramente conquistadas, têm tido um impacto positivo nas alterações climáticas. Contudo, o estudo também serve para nos relembrar que os gases responsáveis pelo efeito estufa estão aí. Um esforço continuado para a redução das emissões será necessário se quisermos ter a situação sob controlo.

Fonte da notícia: http://science.nasa.gov/headlines/y2002/15jan_greenhouse.htm
baseada no Comunicado de Imprensa da NASA: http://www.gsfc.nasa.gov/topstory/20020103greenhouse.html#press