VLT observa estrelas variáveis do tipo Mira em Centauro A pela primeira vez

2003-06-24

Curvas de luz de 4 variáveis do tipo Mira. Note-se a variação da magnitude a 2,2 mícron (banda Ks no infravermelho próximo) em função da fase de pulsação (uma fase de 0,5 corresponde a meio período). Uma diferença de 1 magnitude equivale a uma variação de brilho de 2,5 vezes. Para cada caso, o período (P) indicado está expresso em dias. Crédito: European Southern Observatory (ESO).
Das estrelas
que podemos ver à vista desarmada, aproximadamente uma em cada 300 possui variações de brilho
, sendo por isso designada pelos astrónomos por estrela variável. A fracção de estrelas variáveis é muito maior no caso de estrelas grandes e frias, como as gigantes vermelhas
estrela gigante vermelha
As estrelas gigantes vermelhas são estrelas gigantes com temperaturas à superfície entre 2500 e 3500°C, do tipo espectral M ou K. As estrelas gigantes são um estado evoluído de estrelas anãs, como o Sol - as estrelas anãs, ao terminarem o processo de fusão de hidrogénio no seu núcleo, arrefecem e expandem-se, evoluindo para estrelas gigantes. Um dos seguintes processos, ou os dois, ocorre agora: a fusão de hidrogénio em hélio numa camada à volta do núcleo; a fusão de hélio em carbono e oxigénio no núcleo. As estrelas gigantes são muito luminosas: num diagrama Hertzsprung-Russell, o ramo das estrelas gigantes é mais luminoso do que a sequência principal.
. De facto, quase todas as estrelas luminosas deste tipo são variáveis, sendo designadas por variáveis do tipo Mira. Esta designação vem do facto da estrela mais importante desta classe de estrelas ser a estrela Omicron Ceti, da constelação
da Baleia, mas também conhecida como “Stella Mira” (Estrela Maravilhosa). O seu brilho varia com um período de 332 dias e é cerca de 1500 vezes mais brilhante na fase máxima (magnitude visual
magnitude aparente visual
Magnitude aparente visual é a magnitude aparente de um astro na banda do visível, nos comprimentos de onda compreendidos entre os 500 e 600 nanómetros. A olho nu, podemos observar estrelas até à magnitude aparente visual 6.
=2, ou seja uma das 50 estrelas mais brilhantes do céu) do que na fase mínima (magnitude visual=10, só visível com um pequeno telescópio). Astronomicamente, as estrelas do tipo Mira definem-se como sendo variáveis com períodos entre 100 e 1000 dias e com variações de brilho no domínio do visível de cerca de 2,5 magnitudes de amplitude.

Estrelas como Omicron Ceti encontram-se na fase final das suas vidas. Possuem um diâmetro muito grande, desde 100 até 1000 vezes o diâmetro do Sol
. A variabilidade é devida à pulsação das estrelas, durante a qual a temperatura e o tamanho variam drasticamente. Posteriormente, as camadas exteriores destas estrelas são libertadas para o espaço, e as estrelas entram então na fase de nebulosa planetária
nebulosa planetária
As nebulosas planetárias são nebulosas formadas por camadas de gás expelido por estrelas de pequena massa, que terminaram a sua fase de estrela gigante vermelha e se encontram no fim da sua vida. No centro da nebulosa planetária, a estrela transforma-se numa anã branca quente e é a radiação que emite que faz a nebulosa brilhar. As nebulosas planetárias não têm nada a ver com planetas, mas obtiveram o seu nome porque quando observadas através de um pequeno telescópio, se assemelham a um disco de um planeta.
, com uma estrela anã branca
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
quente e compacta no centro de uma nebulosa
de gás e poeira. Na Via Láctea
conhecem-se alguns milhares de estrelas variáveis do tipo Mira, enquanto que em galáxias
vizinhas, incluindo as Nuvens de Magalhães
Nuvens de Magalhães
As Nuvens de Magalhães são duas pequenas galáxias irregulares - a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães - que orbitam a nossa galáxia muito próximo de nós e podem ser observadas a partir do hemisfério Sul.
, se encontraram apenas algumas centenas.

Uma equipa internacional de astrónomos, liderada por M. Rejkuba do Observatório Europeu do Sul
(ESO), efectuou agora uma busca de estrelas do tipo Mira em dois campos na periferia da galáxia Centauro A (Cen A), respectivamente a 30 000 e a 57 000 anos-luz
do centro da galáxia. Esta galáxia, também designada por NGC 5128, é a galáxia gigante mais próxima de nós, a cerca de 13 milhões de anos-luz, na vizinhança imediata do nosso Grupo Local
Grupo Local de galáxias
O Grupo Local de galáxias é o enxame de galáxias a que a Via Láctea pertence. É um enxame pequeno, constituído por duas galáxias espirais grandes - Andrómeda e a Via Láctea - e por mais de quarenta pequenas galáxias, muitas só descobertas recentemente.
de Galáxias. Trata-se de uma galáxia elíptica, em interacção com uma galáxia vizinha. No seu centro existe um buraco negro
extremamente elevada, sendo por isso uma potente fonte de raios-X
e de radiofrequência.

Este projecto de investigação foi baseado em observações no infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
obtidas com um dos telescópios de 8,2 m do Very Large Telescope
(ESO), no Observatório do Cerro Paranal (Chile), entre Abril de 1999 e Julho de 2002. A partir destas observações foram identificadas mais de 1000 estrelas variáveis do tipo Mira, sendo de longe o maior número de estrelas variáveis alguma vez detectadas numa galáxia fora do nosso Grupo Local. Este é um resultado importante já que no nosso Grupo Local não existem galáxias elípticas gigantes como Cen A, e é a primeira vez que se consegue identificar este tipo de estrelas numa galáxia elíptica.

Com este trabalho ficamos desde já a saber que ficou confirmada a existência de duas populações de estrelas no halo de Cen A, uma de idade intermédia e outra de idade jovem. A população jovem parece encontrar-se ao longo do eixo do jacto produzido pelo buraco negro central.

Por outro lado, a pulsação das variáveis do tipo Mira obedece a uma relação entre o seu período e a sua luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
: quanto maior for o período, maior é a sua luminosidade. Isto permite usar este tipo de estrelas para determinar distâncias. De facto, medindo o período da variabilidade através das curvas de luz podemos inferir a luminosidade intrínseca da estrela, e medindo o seu brilho aparente ficamos a conhecer a distância a que se encontra.

Para cada uma destas estrelas, a partir das chamadas curvas de luz (isto é, gráficos do brilho da estrela em função do tempo) foram determinados o período de pulsação e a amplitude da variação de brilho, tendo sido gerado um catálogo destas propriedades.

Este trabalho de investigação será publicado num dos próximos números da revista europeia da especialidade Astronomy & Astrophysics.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2003/pr-13-03.html