Fim do Universo congelado no tempo

2002-01-16

O Universo, observado da orla da Via Láctea (aqui representada pelo artista no canto inferior esquerdo), dentro de 7 mil milhões de anos parecerá congelado no tempo. Só será visível a luz das galáxias do Grupo Local. As galáxias incluídas nesta figura são, de cima para baixo, M77, M33, M74, M31 e NGC147. Crédito: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics (CfA), EUA.
É frequente os astrónomos investigarem o começo do Universo. Agora, novas teorias sobre a extremidade oposta da seta do tempo trazem-nos previsões de como o Universo poderá terminar.

Até recententemente, pensava-se que a expansão do Universo estava a diminuir e eventualmente iria reverter, iniciando um processo de contracção que culminaria num "Big Crunch". Contudo, essa imagem é contestada pelo estudo de super novas distantes que sugerem que o Universo está em expansão acelerada por influência de uma energia de origem ainda desconhecida. Devido a esta aceleração
aceleração
A aceleração é a taxa de variação da velocidade de um corpo com o tempo.
, as galáxias
distantes irão desaparecer no chamado horizonte cosmológico, com uma velocidade de recessão tão grande que jamais nos serão acessíveis. Da mesma forma que um objecto caindo num buraco negro
deixa uma imagem congelada no tempo, a informação luminosa proveniente destas galáxias, quando cruzarem o horizonte cosmológico, também parecerá ter congelado no tempo, simplesmente diminuindo o seu brilho
até desaparecer. Como consequência, teremos um número decrescente de galáxias observáveis, para além de ficarmos impossibilitados de estudar a evolução galáctica a partir do momento em que as galáxias cruzam o horizonte cosmológico.

O Professor Abraham Loeb, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics e autor desta teoria, exemplifica com um quasar
distante, cuja idade ronda apenas mil milhões de anos (o Universo tem uma idade estimada em 14 mil milhões de anos). De acordo com os seus cálculos, se observarmos este quasar nos próximos milhares de milhões de anos, veremos a sua imagem congelar com uma idade aproximada de 6 mil milhões de anos. A partir dessa altura, deixaremos de ver qualquer modificação que ocorra nesse objecto - a sua imagem congelada desaparecerá lentamente com a expansão do Universo.

Fonte da notícia: http://cfa-www.harvard.edu/ep/pressrel/frozen_universe.htm