Chandra fornece nova forma de diagnóstico quanto à existência de discos protoplanetários em torno de estrelas jovens

2003-06-06

Comparação dos espectros em raios-X de TW Hydrae (à direita) e HD98800 (à esquerda). Ambos os sistemas pertencem à associação estelar jovem também designada por TW Hydrae, formada há cerca de 10 milhões de anos. À esquerda, a ilustração mostra um disco circum-estelar em torno da estrela jovem TW Hydrae. Os raios-X são emitidos à medida que a matéria cai para a estrela, conduzida pelo campo magnético. À direita, HD98800, um sistema binário jovem no qual a estrela mais brilhante é responsável pela emissão de radiação X, que provém de pontos quentes na sua superfície, ou da sua coroa. Note as diferenças (compare as riscas A, B e C) nos dois espectros de raios-X. Crédito: NASA/CXC/RIT/M. Weiss/J. Kastner et al.
O satélite de raios-X
Chandra
) observou dois sistemas jovens, a estrela
TW Hydrae e o sistema binário HD98800, ambos pertencentes ao aglomerado aberto também designado por TW Hydrae, com estrelas com uma idade de 10 milhões de anos. Observações anteriores no infravermelho
, bem como a outros comprimentos de onda
, mostraram que várias estrelas em TW Hydrae possuem discos de gás e poeira em seu redor. A uma distância de cerca de 180 anos-luz
da Terra, estes sistemas encontram-se entre os análogos ao nosso sistema solar
, quando jovem, mais próximos de nós.

De acordo com J. Kastner, do Instituto de Tecnologia de Rochester (EUA), os raios-X constituem um excelente meio para investigar os discos circum-estelares em torno de estrelas recém formadas. Kastner e seus colaboradores descobriram que a estrela TW Hydrae apresenta um espectro em raios-X (ver figura) que é indicador de que matéria no seu disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
se encontra em queda, controlada pelo campo magnético
, para a estrela central, formando pontos quentes na superfície da estrela. Em contrapartida, no caso de HD98800, a estrela mais brilhante do sistema é responsável pela radiação X. HD98800 é, na verdade, constituída por dois pares de estrelas, HD98800A e HD98800B. Cada um destes pares, com diâmetros orbitais comparáveis à distância Sol-Terra, orbitam em torno um do outro a uma distância equivalente à distância Sol-Plutão.

Este estudo mostra que a actividade de acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
, isto é, da queda de material do disco para a estrela central, ocorre em níveis muito baixos no caso de HD98800A, o que sugere que os discos em torno das estrelas do sistema binário foram reduzidos significativamente, presumivelmente devido à formação de planetas
nesses mesmos discos, ou então destruídos por estrelas vizinhas, em apenas 10 milhões de anos.

Esta nova técnica de investigação dos discos circum-estelares baseia-se na capacidade dos espectrómetros
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
do Chandra em medir as energias dos raios-X com grande precisão. Por comparação do número de raios-X emitidos pelo gás quente, a energias bem especificadas, como o oxigénio ou o néon, a temperatura e densidade
das partículas pode ser estimada. Assim, em princípio, esta técnica permite distinguir a actividade de acreção num disco circum-estelar da actividade coronal das estrelas jovens, no que toca à verdadeira origem da emissão de raios-X nestes objectos estelares jovens
YSO (do inglês Young Stellar Object)
Designa-se por objecto estelar jovem qualquer estrela que tenha evoluído para além da fase de proto-estrela, mas que não seja ainda uma estrela da sequência principal. Ou seja, uma estrela que ainda não acumulou a totalidade da sua massa, mas cujo brilho já é produzido pelas reacções nucleares no interior do seu núcleo. As estrelas do tipo T Tauri e as estrelas do tipo Herbig Ae/Be são exemplos de objectos estelares jovens.

Estes resultados sugerem que os discos circum-estelares podem evoluir rapidamente, aí formando planetas, ou sendo destruídos por encontros próximos com estrelas vizinhas.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/03_releases/press_052603.html