Descobertos 7 discos protoplanetários num aglomerado estelar jovem

2003-06-03

Aglomerado estelar jovem na constelação do Perseu, a cerca de 1000 anos-luz. O aglomerado inclui várias centenas de estrelas jovens e em formação - todas com idade inferior a um milhão de anos - e ainda sete discos protoplanetários. A imagem foi obtida com a câmara de infravermelho FLAMINGOS acoplada a um telescópio de 2 m, no Observatório de Kitt Peak, no Arizona (EUA). Crédito: Univ. of Florida, NOAO, AURA, & NSF.
Astrónomos da Universidade da Florida (EUA) obtiveram imagens de sete novos discos protoplanetários numa região de formação de estrelas
situada a cerca de 1000 anos-luz
, na constelação
do Perseu. Trata-se de um aglomerado de estrelas jovens, todas com idade inferior a um milhão de anos.

Estes discos circum-estelares, compostos por grandes quantidades de gás e poeira, encontram-se cerca de 4 vezes mais longe do que a maioria dos outros discos já conhecidos e fotografados. São também, de longe, os maiores já observados, o que sugere que os planetas
, que sabemos resultarem da aglutinação de matéria no disco circum-estelar à medida que este roda, talvez possam existir a distâncias, relativamente à estrela central, muito superiores ao que se julgava, por factores de 10 a 100.

Richard Elston e Elizabeth Lada, ambos da Universidade da Florida (EUA), obtiveram resultados que parecem mostrar que os planetas se podem formar nestes discos protoplanetários bem mais rapidamente do que até agora se julgava possível. Actualmente, os astrónomos julgam que são necessários 10 a 12 milhões de anos para formar um planeta, mas os resultados de Elston e Lada apontam para um número consideravelmente menor: analisando estatisticamente a massa
total existente no aglomerado, concluíram que nos primeiros 3 milhões de anos a massa disponível nos discos é suficiente para formar planetas.

Este resultado é importante porque, ao contrário do que se pensava até há cerca de duas décadas, as estrelas não se formam isoladas, mas antes em grupos numerosos, ou aglomerados, com centenas a milhares de estrelas. Dado que sabemos que muitas (a maioria) das estrelas nestes aglomerados possuem discos circum-estelares, coloca-se a questão de saber qual a fracção destes discos que pode dar origem a planetas. Isto não é um problema trivial, pois não sabemos ao certo durante quanto tempo podem os discos sobreviver sob a intensa radiação
das muitas estrelas do aglomerado, por forma a que neles haja tempo para formar planetas.

Para obter imagens destes discos, foi utilizada uma câmara de infravermelho
construída pela Universidade da Florida, designada por FLAMINGOS. As observações foram efectuadas no Observatório de Kitt Peak
Kitt Peak National Observatory (KPNO)
O Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO) faz parte dos observatórios da NOAO e inclui diversos telescópios ópticos, de infravermelhos e um telescópio solar, além de operar, em consórcio, 19 telescópios ópticos e dois radiotelescópios. O KPNO situa-se a 90 km de Tucson, no Arizona (EUA).
, no Arizona (EUA).