Descoberta nova galáxia satélite da Via Láctea com órbita retrógrada

2003-05-26

Ilustração da órbita retrógrada da galáxia satélite Complexo H (a vermelho), em relação à órbita do Sol (a amarelo), em torno do centro da Via Láctea. As camadas mais externas do Complexo H estão a ser arrancadas devido à interacção com a Via Láctea. A atmosfera de hidrogénio (a azul) envolve a parte visível da Galáxia (a branco). Crédito: Lockman, Smiley, Saxton; NRAO/AUI.
O Complexo H foi tido, até agora, como um provável vizinho distante da Via Láctea
, pertencente ao grupo de nuvens de alta velocidade e trajectórias imprevisíveis do meio intergaláctico. Estas nuvens são constituídas essencialmente por hidrogénio atómico neutro e encontram-se a grandes distâncias do disco da Via Láctea. Acredita-se que são matéria que sobrou da formação da nossa Galáxia e de outras galáxias
do Grupo Local
Grupo Local de galáxias
O Grupo Local de galáxias é o enxame de galáxias a que a Via Láctea pertence. É um enxame pequeno, constituído por duas galáxias espirais grandes - Andrómeda e a Via Láctea - e por mais de quarenta pequenas galáxias, muitas só descobertas recentemente.
, e que com o tempo podem ser incorporadas nas grandes galáxias.

Observações recentes, realizadas com o radiotelescópio Robert C. Byrd Green Bank Telescope
Green Bank Telescope (GBT)
O Robert C. Byrd Green Bank Telescope (GBT) é o maior radiotelescópio de uma só antena totalmente dirigível. O prato da antena do GBT mede 100 por 110 metros. O observatório em Green Bank é operado pela NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(National Science Foundation, EUA), vêm agora sugerir que o Complexo H é, afinal, uma galáxia satélite da nossa Via Láctea. O trabalho de investigação, liderado por Jay Lockman do Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA (NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
), será publicado na edição de 1 de Julho da revista da especialidade The Astrophysical Journal Letters.

As nuvens de hidrogénio frias e escuras são observáveis com radiotelescópios devido à radiação electromagnética
natural emitida pelo hidrogénio neutro em comprimentos de onda
de rádio
(21 cm). As observações com o Green Bank Telescope (GBT), o maior radiotelescópio manobrável do mundo, permitiram mapear a estrutura do Complexo H com um enorme detalhe, revelando o núcleo denso que se move numa órbita
inclinada relativamente ao plano da Via Láctea. Foi ainda detectada uma região difusa à volta do núcleo central, muito menos densa, parecendo uma cauda.

As observações são consistentes com um modelo em que o Complexo H é um satélite da Via Láctea, numa órbita retrógrada que faz um ângulo de 45° com o disco da Via Láctea. O Complexo H está a atravessar a região periférica do disco da Via Láctea e a interacção com a nossa Galáxia leva a que as suas camadas mais externas sejam arrancadas, deixando um rastro em forma da cauda.

Galáxias de grandes dimensões, como a nossa, cresceram com a aglutinação de pequenas galáxias, aglomerados de estrelas
e nuvens de hidrogénio, não sendo, por isso, muito provável encontrarem-se objectos orbitando a Via Láctea que não seja na direcção da rotação desta. Os resultados deste trabalho colocam o Complexo H num pequeno clube de satélites cujas órbitas não seguem a rotação do resto da nossa Galáxia.

Entre os mais proeminentes membros deste clube encontram-se as Nuvens de Magalhães
Nuvens de Magalhães
As Nuvens de Magalhães são duas pequenas galáxias irregulares - a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães - que orbitam a nossa galáxia muito próximo de nós e podem ser observadas a partir do hemisfério Sul.
, que também estão a ser afectadas pela interacção com a nossa Galáxia e vão deixando parte do seu gás numa longa cauda, chamada Corrente de Magalhães
Corrente de Magalhães
A Corrente de Magalhães consiste numa banda de hidrogénio neutro que se estende pela órbita das Nuvens de Magalhães. Pode ter sido criada pelo varrimento de gás dessas galáxias aquando da sua passagem através do halo da Via Láctea, provavelmente, e segundo os modelos, há cerca de 200 milhões de anos. Ou então pode ter sido a força de atracção gravitacional diferencial (ou força de maré), exercida pela Via Láctea sobre as Nuvens de Magalhães, a arrancar o gás destas galáxias, o qual formou um rasto na órbita destas.
. Também se conhecem enxames globulares com rotação retrógrada. Tudo indica que, no início da formação da Galáxia, não havia direcção privilegiada, e o Complexo H é provavelmente um vestígio desse período caótico.

Estas novas observações colocam o Complexo H a cerca de 108 000 anos-luz
do centro da Galáxia, com uma extensão de quase 33 000 anos-luz, e contendo uma massa
de hidrogénio equivalente a cerca de 6 milhões de vezes a massa do Sol
. Os primeiros estudos do Complexo H não foram muito frutíferos por este estar a atravessar a Via Láctea na região mais periférica do disco e, consequentemente, a luz por ele emitida ser absorvida pelo gás e poeira que residem nos braços espirais
braço espiral
Um braço espiral de uma galáxia é uma estrutura curva no disco de uma galáxia espiral (ou, em alguns casos, de uma galáxia irregular), constituída por estrelas jovens, aglomerados de estrelas, nebulosas, gás e poeiras.
da nossa Galáxia. Felizmente, a radiação rádio, com comprimentos de onda muito maiores do que a luz visível
, consegue passar através do gás e poeira intervenientes.

Fonte da notícia: http://www.nrao.edu/pr/2003/complexh/