Astrónomos mapeiam o Universo escondido

2003-05-23

O radiotelescópio gigante, de 64 metros, situado em Parkes (Austrália). Crédito: Diego Garcia.
Astrónomos da Universidade de Cardiff, numa equipa liderada pelo Professor Mike Disney, estão em vias de completar o primeiro levantamento jamais feito do hidrogénio cósmico, o gás primordial que emergiu do Big Bang para formar todas as estrelas
e galáxias
que hoje vemos.

Desde 1997, esta equipa de astrónomos em conjunto com colaboradores Australianos, têm vindo a usar dois radiotelescópios gigantes, o de 64 metros em Parkes (Austrália) e o de 76 metros em Jodrell Bank
Jodrell Bank Observatory
O observatório de Jodrell Bank pertence ao Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Manchester, no Reino Unido. Está localizado nas planícies do Cheshire, em Macclesfield, perto da cidade de Manchester. Trata-se de um observatório dedicado à radioastronomia, cuja história começa em 1945 quando Sir Bernard Lovell foi para a Universidade de Manchester para observar raios cósmicos. O principal telescópio deste observatório, o telescópio Lovell, é o terceiro maior radiotelescópio manobrável do mundo, com um diâmetro de 74 m.
(Inglaterra), para construir um atlas do hidrogénio cósmico.

O levantamento é fundamental por duas razões totalmente distintas. Primeiro, o céu nocturno é, em termos cósmicos, muito brilhante, o que impede a observação das estruturas menos brilhantes com telescópios ópticos, mas não com radiotelescópios. Assim, partes do Universo nunca antes observadas são reveladas pela primeira vez.

Em segundo lugar, encontrar o gás que sobrou da formação das primeiras galáxias devia ajudar a descodificar a evolução do Universo à medida que este se expande. Um dos achados notáveis foi o de galáxias bebés aparentemente a emergir do gás primordial.

As descobertas surpreendentes e excitantes que têm resultado deste trabalho são tantas que o Professor Mike Disney e a sua equipa se encontram constantemente a correr à volta do mundo para as seguir com outros telescópios como os da Austrália, Novo México, Holanda, Chile, Canárias, África do Sul, sem contar com as observações realizadas com o telescópio espacial Hubble

Segundo M. Disney, trata-se de uma corrida contra o tempo em que se tenta observar o máximo possível antes que as interferências de rádio
criadas pelo homem nos impeçam de ver para sempre uma grande parte do cosmos
Cosmos
O conjunto de tudo quanto existiu, existe e alguma vez existirá. A larga escala, o Universo parece ser isotrópico e homogéneo.

Fonte: http://www.cf.ac.uk/news/02-03/030514.html