Superfície de Titã dominada por gelo

2003-05-16

Imagens da superfície de Titã tomadas pelo telescópio espacial Hubble. Podem ver-se facilmente os terrenos escuros e claros cujas características se começam agora a entender. Crédito: NASA, Peter Smith.
Um grupo de cientistas conseguiu espreitar através da bruma alaranjada de Titã, a maior das luas de Saturno
, e descobriu que a superfície não está inteiramente coberta por materiais orgânicos sólidos e líquidos que chovem da atmosfera
. Na realidade, áreas extensas de um leito de gelo aparecem expostas à superfície de Titã.

Segundo Caitlin A. Griffith da Universidade do Arizona (EUA), a reflectividade da superfície de Titã assemelha-se à de Ganímedes, uma das luas de Júpiter
, o que é algo surpreendente uma vez que se julgava que Titã tinha uma grande quantidade de material orgânico.

A atmosfera de Titã, com uma massa
dez vezes superior à da atmosfera da Terra
, é composta principalmente por azoto misturado com substâncias venenosas como são o metano e o etano. Titã está coberta por um espesso nevoeiro de hidrocarbonetos que se formam na alta estratosfera como resultado da destruição do metano pela luz do Sol
. Este nevoeiro, muito mais espesso que o pior smogg de uma cidade, era impenetrável para as câmaras da Pioneer e da Voyager que passaram perto de Saturno nos finais de 1970 e princípios de 1980.

Os subprodutos da destruição das moléculas
de metano pela radiação
do Sol reagem com outras moléculas da atmosfera de Titã. Como resultado, formam-se gotículas e partículas orgânicas que caem sobre a superfície de Titã cobrindo a base de gelo e formando lagos e oceanos. Algumas equipas teorizam que o metano atmosférico provém de um ciclo líquido semelhante ao ciclo do hidrogénio da Terra. Outros teorizam que o metano em Titã é produzido pela actividade geológica.

A partir de medições e de modelos da fotólise do metano os cientistas tentam estimar a quantidade de material que anualmente se precipita. Admitindo que a atmosfera de Titã tem existido ao largo dos 4,6 mil milhões de anos que tem esta lua, deviam encontrar-se cerca de 800 metros de sedimentos à superfície. Estes cálculos levam-nos a pensar se toda a superfície estará, ou não, coberta de sedimentos que não nos permitem ver o gelo e rocha que devem existir debaixo.

Desde 1991, Griffith e outros cientistas têm vindo a desenvolver uma técnica que permite observar espectroscopicamente a superfície em bandas infravermelhas
, por entre as espessas bandas de absorção
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
do metano. A análise da reflectividade da superfície, a partir de dados obtidos com os telescópios infravermelhos do Reino Unido e da NASA
situados em Mauna Kea (Havai), permitiu concluir que grande parte da superfície de Titã é composta por uma base exposta de gelo.

As primeiras imagens da superfície de Titã obtidas em 1994 pelo telescópio espacial Hubble
, e outras posteriores, mostram extensas zonas de terreno mais escuro. Ainda que a natureza destas manchas escuras não seja totalmente clara, uma das possibilidades é a de que se tratem de líquidos e sedimentos orgânicos. Essas imagens em conjuntos com os novos dados de infravermelho sugerem a deslocação do material orgânico à superfície de Titã de tal maneira que deixa a descoberto partes da base gelada.

Fonte: http://uanews.opi.arizona.edu/cgi-bin/WebObjects/UANews.woa/wa/MainStoryDetails?ArticleID=7248