Superfície de Titã dominada por gelo

2003-05-16

Imagens da superfície de Titã tomadas pelo telescópio espacial Hubble. Podem ver-se facilmente os terrenos escuros e claros cujas características se começam agora a entender. Crédito: NASA, Peter Smith.
Um grupo de cientistas conseguiu espreitar através da bruma alaranjada de Titã, a maior das luas de Saturno
Saturno
Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 10 vezes o da Terra, é o segundo maior planeta do Sistema Solar. A sua característica mais marcante são os belos anéis que o rodeiam.
, e descobriu que a superfície não está inteiramente coberta por materiais orgânicos sólidos e líquidos que chovem da atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
. Na realidade, áreas extensas de um leito de gelo aparecem expostas à superfície de Titã.

Segundo Caitlin A. Griffith da Universidade do Arizona (EUA), a reflectividade da superfície de Titã assemelha-se à de Ganímedes, uma das luas de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, o que é algo surpreendente uma vez que se julgava que Titã tinha uma grande quantidade de material orgânico.

A atmosfera de Titã, com uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
dez vezes superior à da atmosfera da Terra
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
, é composta principalmente por azoto misturado com substâncias venenosas como são o metano e o etano. Titã está coberta por um espesso nevoeiro de hidrocarbonetos que se formam na alta estratosfera como resultado da destruição do metano pela luz do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Este nevoeiro, muito mais espesso que o pior smogg de uma cidade, era impenetrável para as câmaras da Pioneer e da Voyager que passaram perto de Saturno nos finais de 1970 e princípios de 1980.

Os subprodutos da destruição das moléculas
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
de metano pela radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
ultravioleta
ultravioleta
O ultravioleta á a banda do espectro electromagnético que cobre a gama de comprimentos de onda entre os 91,2 e os 350 nanómetros. Esta radiação é largamente bloqueada pela atmosfera terrestre.
do Sol reagem com outras moléculas da atmosfera de Titã. Como resultado, formam-se gotículas e partículas orgânicas que caem sobre a superfície de Titã cobrindo a base de gelo e formando lagos e oceanos. Algumas equipas teorizam que o metano atmosférico provém de um ciclo líquido semelhante ao ciclo do hidrogénio da Terra. Outros teorizam que o metano em Titã é produzido pela actividade geológica.

A partir de medições e de modelos da fotólise do metano os cientistas tentam estimar a quantidade de material que anualmente se precipita. Admitindo que a atmosfera de Titã tem existido ao largo dos 4,6 mil milhões de anos que tem esta lua, deviam encontrar-se cerca de 800 metros de sedimentos à superfície. Estes cálculos levam-nos a pensar se toda a superfície estará, ou não, coberta de sedimentos que não nos permitem ver o gelo e rocha que devem existir debaixo.

Desde 1991, Griffith e outros cientistas têm vindo a desenvolver uma técnica que permite observar espectroscopicamente a superfície em bandas infravermelhas
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, por entre as espessas bandas de absorção
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
do metano. A análise da reflectividade da superfície, a partir de dados obtidos com os telescópios infravermelhos do Reino Unido e da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
situados em Mauna Kea (Havai), permitiu concluir que grande parte da superfície de Titã é composta por uma base exposta de gelo.

As primeiras imagens da superfície de Titã obtidas em 1994 pelo telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
, e outras posteriores, mostram extensas zonas de terreno mais escuro. Ainda que a natureza destas manchas escuras não seja totalmente clara, uma das possibilidades é a de que se tratem de líquidos e sedimentos orgânicos. Essas imagens em conjuntos com os novos dados de infravermelho sugerem a deslocação do material orgânico à superfície de Titã de tal maneira que deixa a descoberto partes da base gelada.

Fonte: http://uanews.opi.arizona.edu/cgi-bin/WebObjects/UANews.woa/wa/MainStoryDetails?ArticleID=7248