Galáxia NGC 1275 em interacção com outras galáxias

2003-05-14

Imagem obtida pelo Hubble com a câmara Wide Field Planetary Camera 2 (WFPC2) que revela uma estrutura espiral de gás e poeira que atravessa a galáxia NGC 1275. Crédito: NASA & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
NGC 1275 situa-se a cerca de 235 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, na constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Perseu, e encontra-se embebida no centro dum algomerado de galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
denominado Enxame do Perseu. Nesta imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), NGC 1275 é a galáxia brilhante, quase de frente para nós. Na verdade, é uma galáxia elíptica gigante com uma estrutura espiral peculiar no seu núcleo.

A imagem revela em primeiro plano, com um extraordinário pormenor embora vista quase de perfil, uma estrutura em espiral, acompanhada de muita poeira e de regiões azuis brilhantes, que são áreas activas em formação de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. Trata-se de uma galáxia a atravessar NGC 1275, e acredita-se que estão colidindo a uma velocidade de 10 milhões de quilómetros por segundo.

NGC 1275 é uma galáxia que emite fortemente tanto na região do espectro dos raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
, como nos comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
do rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
. A colisão das galáxias faz com que o gás e a poeira já existentes perto do centro da galáxia sejam puxados para o seu centro. As emissões fortes em raios-X e em rádio indicam a existência de um buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
no centro de NGC 1275.

NGC 1275 mostra uma estrutura filamentar intrincada a uma escala maior. Esta é uma característica típica de galáxias brilhantes pertencentes a enxames de galáxias
enxame de galáxias
Um enxame, ou aglomerado, de galáxias é um conjunto de galáxias gravitacionalmente ligadas. A Via Láctea pertence ao aglomerado chamado Grupo Local de galáxias. O enxame de galáxias mais próximo de nós é o Enxame da Virgem.
. A actividade em formação de estrelas e os grandes aglomerados de estrelas, também visíveis na imagem, constituem indícios de que existe uma forte interacção com pelo menos duas galáxias, indicadas na imagem, e possivelmente com outras ainda, mais pequenas. Os aglomerados de estrelas de NGC 1275 assemelham-se aos velhos enxames globulares da nossa Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, embora sejam muito mais jovens e contenham entre 100 000 e um milhão de estrelas cada um.

Fonte da notícia: http://hubblesite.org/newscenter/archive/2003/14/image/a