Como se formaram os elementos químicos da tabela periódica?

2003-05-08

Ilustração do alinhamento dum quasar com uma galáxia. A luz proveniente do quasar é, em parte, absorvida pela galáxia interveniente, de forma que o espectro do quasar, observado na Terra, possui a assinatura da composição química da galáxia. Os objectos não se encontram, obviamente, à escala.
Pensa-se que só os elementos químicos
elemento químico
Elemento composto por um único tipo de átomos. Os elementos químicos constituem a Tabela Periódica.
mais leves - hidrogénio, hélio e lítio - foram produzidos no Big Bang. Parte dos outros elementos são produzidos no interior das estrelas
, onde as condições de temperatura e densidade
elevadas são propícias à fusão
de elementos leves em elementos mais pesados. As estrelas produzem elementos diferentes em diferentes etapas da sua vida. Durante a explosão de supernovas
, mais elementos, como por exemplo os mais pesados, são produzidos. Vários mecanismos, desde os ventos estelares às explosões de supernovas, fazem com que os elementos formados nas estrelas se misturem com o gás interestelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
, que eventualmente irá dar origem a novas estrelas e planetas

A maioria do nosso conhecimento sobre a nucleossíntese (o processo pelo qual os elementos se formam) resultou de estudos realizados em estrelas pertencentes à nossa Galáxia
e a algumas (poucas) galáxias
vizinhas. No método tradicional, a análise refere-se apenas à luz emitida pela estrela e à absorção
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
que os elementos químicos que compõem a estrela provocam no espectro estelar.

Mas em alternativa, pode-se estudar a absorção da luz estelar por parte do gás interestelar. Por exemplo, a análise do espectro de luz
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
de uma estrela brilhante da nossa Galáxia revela a assinatura de absorção do gás interestelar entre a estrela e o observador, o que permite medir a abundância de elementos
abundância química
A abundância química de um determinado elemento químico é o número relativo de átomos ou isótopos desse elemento num objecto ou estrutura.
no gás que permeia a Via Láctea.

Esta técnica pode ser utilizada em outras galáxias se se identificar um quasar
distante que se encontre por detrás da galáxia e alinhado com esta. Os quasares são objectos extremamente brilhantes que possuem um buraco negro
elevada no seu centro. Aplicando a técnica à Via Láctea e a galáxias vizinhas, as assinaturas de absorção pela galáxia encontram-se na região do espectro dos ultravioletas
, o que torna as observações muito difíceis, pois a atmosfera terrestre
absorve grande parte da radiação
ultravioleta.

Ironicamente, a técnica aplica-se mais facilmente a galáxias distantes, pois a expansão do Universo provoca o desvio do espectro para o vermelho (isto é, para maiores comprimentos de onda
) devido ao efeito Doppler. Em galáxias que se encontrem muito longe, digamos 10 mil milhões de anos-luz
, as assinaturas de absorção dos elementos pertencentes à galáxia são desviadas do ultravioleta para a região dos comprimentos de onda do visível
. A análise da assinatura de uma galáxia interveniente na luz de um quasar distante fornece assim informação sobre as galáxias que são, normalmente, de brilho
demasiado débil para serem observadas directamente.

J. Prochaska (Universidade da Califórnia em Santa Cruz, EUA), J. Howk e A. Wolfe (Universidade da Califórnia em São Diego, EUA) descrevem num artigo publicado na revista científica Nature a 1 de Maio, 2003, uma galáxia jovem na qual eles conseguiram estudar a assinatura de muitos elementos químicos. A galáxia encontra-se a vários milhares de milhões de anos-luz, o que dá aos astrónomos a oportunidade de olhar para o Universo jovem.

A galáxia foi primeiro identificada graças a uma depressão característica no espectro do quasar, provocada pelo gás de hidrogénio da galáxia. Os investigadores procuraram então assinaturas de outros elementos químicos e encontraram-nas para 25 elementos. Nunca antes tinham tido informação de tantos elementos para galáxias assim distantes.

Muitos dos elementos adicionais revelam informação sobre como as estrelas se estão a formar, como os elementos químicos se formam, e ainda sobre a idade da galáxia. Nesta galáxia, as abundâncias relativas dos elementos químicos são muito semelhantes às da nossa Galáxia, o que é reconfortante, pois indica que os vários processos de nucleossíntese comportam-se como na Via Láctea. As diferenças nas abundâncias revelam que a jovem galáxia tem uma idade de cerca de um ou dois mil milhões de anos - compare-se com os 10 mil milhões de anos da Via Láctea.

As observações iniciais foram realizadas com o espectrógrafo ESI no telescópio de 10 metros Keck II
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
no Observatório de Mauna Kea (Havai, EUA). Para as observações que se seguiram, utilizaram o espectrógrafo de alta resolução HIRES no outro telescópio de 10 metros, Keck I.

Esta descoberta mostra ainda que é possível aplicar o método a um largo conjunto de galáxias muito distantes, como esta, e os investigadores esperam obter informações únicas sobre a formação dos elementos químicos no Universo.

Fonte da notícia: http://www.ucsc.edu/news_events/press_releases/text.asp?pid=336