Determinada a data de nascimento das primeiras estrelas

2003-05-05

Os quasares SDSS J083643.85+005453.3, SDSS J103027.10+052455.0 e SDSS J104433.04-012502.2 observados pela câmara de infravermelho próximo NICMOS, a bordo do Hubble. Os quasares encontram-se no centro de cada imagem e são dos mais distantes que se conhecem, com desvios para o vermelho de 5,28, 6,28 e 5,78, respectivamente. Crédito: ESA & W. Freudling (STECF/ESO).
Não sabemos exactamente quando e como é que as galáxias
, estrelas
e eventualmente planetas
se formaram no Universo primitivo. Quando os astrónomos olham para objectos muito longínquos, eles estão a retroceder no tempo, até às épocas do Universo muito jovem, pois a luz desses objectos precisou de milhares de milhões de anos para chegar à Terra. Esses objectos fornecem informação sobre as condições do Universo primitivo.

Em Outubro de 2002, uma equipa liderada por W. Freudling (ESO
) utilizou a câmara de infravermelhos
NICMOS (acrónimo do inglês Near Infrared Camera and Multi-Object Spectrograph), no telescópio espacial Hubble
(ESA
/NASA
), para observar três dos quasares
mais distantes que se conhecem. Estes quasares possuem desvios para o vermelho
desvio para o vermelho (z)
Designa-se por desvio para o vermelho (em inglês, redshift) o desvio do espectro de um objecto para comprimentos de onda mais longos. O desvio para o vermelho pode dever-se ao movimento do objecto a afastar-se do observador (desvio de Doppler), ou à expansão do Universo (desvio para o vermelho cósmico, ou gravitacional). O desvio para o vermelho cósmico permite estimar a distância a que o objecto se encontra: quanto maior o desvio, mais distante o objecto. O desvio de Doppler permite calcular a velocidade a que o objecto se desloca.
(uma medida da distância a que se encontram) entre 5,78 e 6,28. A luz destes três quasares viajou 12,8 mil milhões de anos antes de chegar ao espectrógrafo do Hubble e deixou os quasares 900 milhões de anos depois do Big Bang.

Os espectros mostram, claramente, sinais de grandes quantidades de ferro. O ferro não é criado pelo Big Bang, mas mais tarde, em estrelas. As estrelas são fábricas nucleares que processam elementos leves, como o hidrogénio e o hélio, em elementos sucessivamente mais pesados, como o azoto, o carbono e o ferro. Por isso, até se poder detectar ferro no Universo, estrelas têm de se formar, queimar o seu combustível e explodir. Este processo leva tempo, entre 500 a 800 milhões de anos. Assim, o ferro detectado nos quasares terá sido fabricado em estrelas que nasceram tão cedo quanto 200 milhões de anos após o Big Bang. Esta terá sido a primeira geração de estrelas que se formou logo depois do Big Bang.

O facto das primeiras estrelas terem aparecido tão cedo, correspondente a um desvio para o vermelho de 20, vem contrariar o que se julgava até agora, mas encontra-se de acordo com os resultados recentes da sonda de microondas
microondas
A região do espectro electromagnético, no domínio do rádio, com comprimento de onda entre aproximadamente 1 mm e 30 cm (equivalente ao intervalo de frequências entre 300 GHz e 1 GHz) é a região das microondas.
Wilkinson Microwave Anisotropy Probe (WMAP) da NASA.

O Hubble encontra-se acima da atmosfera terrestre
, o que lhe permite detectar a região do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
do infravermelho que inclui a assinatura do ferro, a cerca de 1,6-1,7 mícrones
mícron (µm)
O mícron (µm), ou micrómetro, é uma unidade de comprimento que corresponde à milésima parte do milímetro: 1µm = 10-3mm = 10-6 m.
. Este intervalo de comprimentos de onda
é absorvido pela nossa atmosfera
e por isso não é observável com telescópios terrestres.

A detecção de ferro tão cedo na história do Universo mostra que os ingredientes básicos para planetas e vida estavam presentes desde muito cedo, pelo menos em alguns locais - compare-se com a idade da Terra, que é de 4,6 mil milhões de anos.

Os resultados sugerem que as primeiras estrelas formaram-se antes dos buracos negros
elevada que se encontram no centro dos quasares. Outras observações já tinham revelado que os primeiros quasares são ligeiramente anteriores a 900 milhões de anos após o Big Bang, o que significa que as primeiras estrelas precederam-nos por algumas centenas de milhões de anos. A criação dos buracos negros de massa elevada continua um mistério, embora a data de nascimento das primeiras estrelas possa ser uma pista valiosa.

Este é o primeiro grande resultado científico obtido com o instrumento NICMOS, que foi revitalizado durante a missão de serviço Hubble Servicing Mission 3B. Esta foi a última missão bem sucedida antes da perda do vaivém Columbia a 1 de Fevereiro de 2003. Os autores dedicaram o artigo publicado na revista Astrophysical Journal Letters em 20 de Abril, 2003, à memória da tripulação do Space Shuttle Columbia.

Fonte da notícia: http://sci.esa.int/hubble/news/newsrelease.cfm?oid=32172