Mercúrio vai passar na frente do Sol no dia 7 de Maio!

2003-05-06

Previsão da trajectória do trânsito de Mercúrio em 7 de Maio de 2003, como deverá ser vista pela sonda SOHO. As horas indicadas (Tempo Universal) são válidas apenas para a sonda SOHO. Para observadores na Terra o fenómeno começa mais cedo (ver texto). Crédito: ESA/NASA.
No próximo dia 7 de Maio vai ocorrer um fenómeno astronómico que proporcionará aos amantes da Astronomia uma rara oportunidade para observar uma técnica que os cientistas hoje utilizam para procurar planetas extra-solares
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, isto é, planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
em torno de outras estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
na nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
. O método consiste em medir a pequena diminuição da quantidade de luz proveniente da estrela, devido à passagem do planeta na sua frente.

Trata-se de um fenómeno que ocorre uma vez em cada 7 anos: o trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
de Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, ou seja, a passagem de Mercúrio na frente do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Esta passagem provocará um minúsculo eclipse do Sol
eclipse do Sol
Um eclipse do Sol é a ocultação total ou parcial do Sol pela Lua, quando observado da Terra.
, podendo observar-se a sombra de Mercúrio na superfície do Sol. Para observar este fenómeno é conveniente dispor de um telescópio com uma ampliação de 50x a 100x e é essencial dispor de filtro solar, ou então deve optar-se por projectar num écran a imagem do disco solar.

O disco de Mercúrio é muito pequeno e, por isso, muito difícil de observar. O trânsito terá início (primeiro contacto) às 06h11m (hora legal
Hora Legal
A Hora, ou Tempo, Legal é a hora adoptada no território de um qualquer país. É decidida pelas autoridades administrativas ou governos de cada país.
) e terminará às 10h32m (último contacto). Se por acaso não está em condições de fazer a observação directa deste acontecimento (que recomendamos fortemente), pode sempre acompanhar o fenómeno em tempo real pela Internet. Pode encontrar informações detalhadas, em inglês, incluindo animações de trânsitos anteriores (em formato mpeg e QuickTime) nos seguintes sítios:

Parâmetros do trânsito:
eclipse
eclipse
Um eclipse é uma ocultação total ou parcial de um corpo celeste, quando outro corpo passa entre este e o observador.
/OH/transit03.html">http://sunearth.gsfc.nasa.gov/eclipse/OH/transit03.html
Animações e imagens:
http://chippewa.nascom.nasa.gov/~dcm/transit/transit.html
Transmissão na Web:
http://www.eso.org/outreach/eduoff/vt-2004/mt-2003/mt-display.html
http://soho.nascom.nasa.gov/hotshots/2003_05_07/
http://bass2000.obspm.fr/sites/mt2003/mt2003.php
http://home.freeuk.net/dgstrange/transit.mercury.2003/
http://live.saros.org/

Este trânsito de Mercúrio constitui um prelúdio para um dos grandes acontecimentos astronómicos do ano que vem. No dia 8 de Junho de 2004, é a vez de Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
passar na frente do Sol. Este trânsito será facilmente observável também em toda a Europa. O trânsito de Vénus é muito mais raro, uma vez que o planeta se encontra mais afastado do Sol. Só teremos mais 3 trânsitos de Vénus até ao ano 2125!

Fonte da notícia: http://planetquest.jpl.nasa.gov/news/mercury_transit.html?