O jacto de Centauro A visto em raios-X e radiofrequência

2003-05-02

Imagem do jacto relativista de Centaruo A, obtida com dados do Chandra em raios-X (azul) e dados de rádio (a vermelho). As regiões de cor púrpura são brilhantes em ambos os comprimentos de onda. Crédito: Raios-X: NASA, CXC, Bristol U., & M. Hardcastle et al.; Rádio: NRAO, VLA, Bristol U., & M. Hardcastle.
Relativamente próxima da Terra, a uma distância de 11 milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, Centauro A constitui talvez um dos melhores (e poucos) casos onde se consegue este grau de detalhe numa imagem da interacção do jacto dum núcleo galáctico activo com o gás interestelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
da galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
que o alberga.

A imagem mostra uma composição de imagens, a partir de observações feitas pelo satélite de raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), a azul, e de observações no domínio do rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
(a vermelho) efectuadas com o radiointerferómetro Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
). A região observada, com cerca de 4000 anos-luz, representa apenas a parte mais interior do jacto magnetizado que emana do buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
extremamente elevada (da ordem de milhares de milhões de massas solares
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
), que existe no núcleo central da galáxia Centauro A (em baixo à esquerda da imagem).

As observações no domínio do rádio, efectuadas entre 1991 e 2001, mostram que a porção interior deste jacto se afasta do núcleo galáctico com uma velocidade de cerca de metade da velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
. A maior parte da radiação X emitida provém da região mais exterior do jacto, quando este colide com o gás interestelar ambiente da galáxia. Esta colisão origina uma poderosa onda de choque
onda de choque
Uma onda de choque é uma variação brusca da pressão, temperatura e densidade de um fluído, que se desenvolve quando a velocidade de deslocação do fluído excede a velocidade de propagação do som.
que produz as partículas extremamente energéticas responsáveis pela emissão de raios-X.

Jactos como este são muito comuns no universo, representando um dos principais mecanismos pelos quais se pode extrair energia da vizinhança de um buraco negro. Alguns jactos podem alcançar distâncias da ordem de um milhão de anos-luz, constituindo por isso uma fonte de energia essencial para as galáxias que os albergam, e podendo afectar de forma muito significativa a evolução das próprias galáxias e a sua vizinhança.

Estes novos resultados de Centauro A ajudarão os cientistas a compreender melhor os efeitos dos jactos relativistas no meio ambiente em seu redor.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/photo/2003/cenajet/index.html