O jacto de Centauro A visto em raios-X e radiofrequência

2003-05-02

Imagem do jacto relativista de Centaruo A, obtida com dados do Chandra em raios-X (azul) e dados de rádio (a vermelho). As regiões de cor púrpura são brilhantes em ambos os comprimentos de onda. Crédito: Raios-X: NASA, CXC, Bristol U., & M. Hardcastle et al.; Rádio: NRAO, VLA, Bristol U., & M. Hardcastle.
Relativamente próxima da Terra, a uma distância de 11 milhões de anos-luz
, Centauro A constitui talvez um dos melhores (e poucos) casos onde se consegue este grau de detalhe numa imagem da interacção do jacto dum núcleo galáctico activo com o gás interestelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.
da galáxia
que o alberga.

A imagem mostra uma composição de imagens, a partir de observações feitas pelo satélite de raios-X
Chandra
), a azul, e de observações no domínio do rádio
(a vermelho) efectuadas com o radiointerferómetro Very Large Array
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(NRAO
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
). A região observada, com cerca de 4000 anos-luz, representa apenas a parte mais interior do jacto magnetizado que emana do buraco negro
extremamente elevada (da ordem de milhares de milhões de massas solares
), que existe no núcleo central da galáxia Centauro A (em baixo à esquerda da imagem).

As observações no domínio do rádio, efectuadas entre 1991 e 2001, mostram que a porção interior deste jacto se afasta do núcleo galáctico com uma velocidade de cerca de metade da velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
. A maior parte da radiação X emitida provém da região mais exterior do jacto, quando este colide com o gás interestelar ambiente da galáxia. Esta colisão origina uma poderosa onda de choque
que produz as partículas extremamente energéticas responsáveis pela emissão de raios-X.

Jactos como este são muito comuns no universo, representando um dos principais mecanismos pelos quais se pode extrair energia da vizinhança de um buraco negro. Alguns jactos podem alcançar distâncias da ordem de um milhão de anos-luz, constituindo por isso uma fonte de energia essencial para as galáxias que os albergam, e podendo afectar de forma muito significativa a evolução das próprias galáxias e a sua vizinhança.

Estes novos resultados de Centauro A ajudarão os cientistas a compreender melhor os efeitos dos jactos relativistas no meio ambiente em seu redor.

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/photo/2003/cenajet/index.html