Lançamento do satélite GALEX

2003-04-28

Visão artística do GALEX a orbitar a Terra. Crédito: Caltech/NASA.
GALEX, acrónimo de Galaxy Evolution Explorer, é uma missão espacial do Programa dos Exploradore (NASA
), integrado no tema Estrutura e Evolução do Universo. O seu lançamento está previsto para o dia 28 de Abril, às 13h00 (hora de Lisboa), a partir do Centro Espacial Kennedy no Cabo Canaveral (Florida, EUA). Um foguetão Pegasus XL, libertado por um avião a jacto L-1011, encarregar-se-á de lançar o satélite. O GALEX permanecerá em órbita
geocêntrica a 690 km da Terra, com uma inclinação de 29° relativamente ao equador.

Após um mês em órbita efectuando testes, a missão científica terá início e decorrerá durante 28 meses. No centro do satélite encontra-se um telescópio de 50 cm de diâmetro equipado com detectores de radiação
- zona do espectro electromagnético
espectro electromagnético
O espectro electromagnético é a gama completa de comprimentos de onda da radiação electromagnética. Divide-se usualmente nas bandas dos raios gama, raios-X, ultravioleta, visível, infravermelho, submilímetro, milímetro, microondas (comprimentos de onda da ordem do centímetro) e rádio (comprimentos de onda superiores ao metro).
entre a luz visível
e os raios-X
. A característica mais importante deste telescópio é o seu grande campo de visão, 1,2°, e a rapidez com que varre o céu: em 98 minutos de órbita em torno da Terra, percorre um oitavo do céu! Para além de imagens, o GALEX também obterá espectros de todos os objectos no campo de visão.

O GALEX realizará o primeiro levantamento completo do céu extragaláctico
extragaláctico
Em Astrofísica, qualquer domínio de investigação que envolva o estudo de objectos celestes que se encontram para além da nossa própria galáxia é designado por extragaláctico.
no ultravioleta. Durante a sua missão, observará centenas de milhares de galáxias
, próximas e distantes, assim como estrelas
da nossa própria galáxia. O GALEX mapeará a história e a evolução das galáxias, recuando 80% da idade do Universo.

Observando no ultravioleta, o GALEX detectará as galáxias dominadas por estrelas jovens e quentes e de vida curta, que emitem grande parte da sua energia nesses comprimentos de onda
. Dados recentes sugerem que houve um pico de formação de estrelas há 8 a 10 mil milhões de anos. Esta missão foi especificamente concebida para investigar a história da formação de estrelas. Permitirá estabelecer a relação entre as propriedades das galáxias no ultravioleta e a sua taxa de formação de estrelas. Depois, com essa informação, poder-se-á mapear a história da formação de estrelas no Universo.

A importância de GALEX revela-se ainda pela complementaridade que oferece a vários observatórios espaciais já em funcionamento (o Hubble Space Telescope
e o Far Ultraviolet Spectroscopic Explorer) e outros planeados para o futuro próximo (Space Infrared Telescope Facility
Spitzer Space Telescope
O Telescópio Espacial Spitzer é um telescópio de infravermelhos colocado em órbita pela NASA a 25 de Agosto de 2003. Este telescópio, anteriormente designado por Space InfraRed Telescope Facility (SIRTF), foi re-baptizado em homenagem a Lyman Spitzer, Jr. (1914-1997), um dos grandes astrofísicos norte-americanos do século XX. Espera-se que este observatório espacial contribua grandemente em diversos campos da Astrofísica, como por exemplo na procura de anãs castanhas e planetas gigantes, na descoberta e estudo de discos protoplanetários à volta de estrelas próximas, no estudo de galáxias ultraluminosas no infravermelho e de núcleos de galáxias activas, e no estudo do Universo primitivo.
e James Webb Space Telescope). A sua riqueza em objectos, desde galáxias, a quasares
, e a anãs brancas
anã branca
Uma anã branca, sendo o núcleo exposto de uma gigante vermelha, é uma estrela degenerada muito densa na qual se encontra esgotada qualquer fonte de energia termonuclear. As anãs brancas, que constituem uma fase final da evolução das estrelas de pequena massa, representam cerca de 10 % das estrelas da nossa galáxia, e são por isso muito comuns. O nosso Sol passará um dia pela fase de anã branca, altura em que terá um diâmetro de apenas 10 000 km.
, fará com que o seu imenso arquivo de dados seja um recurso para toda a comunidade astronómica.

A missão GALEX é liderada pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (EUA), também responsável pelas operações científicas e análise de dados. Os instrumentos científicos foram construídos pelo Laboratório de Propulsão a Jacto (EUA). A missão foi desenvolvida pelo Programa dos Exploradores da NASA e os parceiros internacionais incluem a Coreia do Sul e a França. Mais informação sobre a missão encontra-se em http://www.srl.caltech.edu/galex .

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/home/hqnews/2003/apr/HP_news_03148.html