Provas directas relacionam fulgurações de raios gama com explosões de supernova

2003-04-25

Localização de GRB030329, antes (em cima) e depois (em baixo) da fulguração. A galáxia anfitriã da fulguração encontra-se demasiado distante e é demasiado ténue para ser vista. Crédito: Peter Challis, Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics.
Imagine uma explosão cósmica tão poderosa que brilha através de todo o Universo. É o caso das fulgurações de raios gama
fulguração de raios gama
Uma fulguração de raios gama é uma potentíssima explosão, com consequente libertação de fotões gama, que ocorre em direcções aleatórias no céu. Descobertas acidentalmente nos anos 1960, sabe-se que algumas delas estão associadas a um tipo particular de supernovas, as explosões que marcam o fim da vida de uma estrela de massa elevada.
. Agora, à semelhança dos investigadores policiais, um grupo de astrónomos reuniu provas que apontam para a fonte destas fulgurações
cósmicas.

As investigações começaram a 29 de Março quando o satélite HETE
High Energy Transient Explorer (HETE)
Satélite da NASA, colocado em órbita a 9 de Outubro de 2000, concebido para efectuar o primeiro estudo, em múltiplos comprimentos de onda, das fulgurações de raios gama, possuindo instrumentos sensíveis aos raios ultravioleta, raios-X, e raios gama. Uma característica única deste observatório é a capacidade de localizar fulgurações de raios gama com uma precisão de 10 segundos arco e de, quase em tempo real, enviar a posição medida para uma rede de observatórios terrestres, o que permite uma rápida monitorização no rádio, infravermelho e visível.
(acrónimo de High-Energy Transient Explorer, da NASA
) descobriu uma das fulgurações de raios gama
mais brilhantes e próximas até agora registadas, GRB 030329. Durante 30 segundos, esta fulguração localizada na constelação
do Leão brilhou em raios gama mais que todo o Universo. Duas horas depois, o seu brilho
nos comprimentos de onda
do óptico era ainda mais que um bilião de vezes o do Sol

Através de observações do pós-clarão realizadas nas noites seguintes, foram encontrados indícios de uma supernova
. A equipa ainda não foi capaz de determinar se um fenómeno precedeu o outro ou se foram simultâneos, mas o mesmo acontecimento - a explosão de uma estrela
- esteve certamente na origem de ambos.

As fulgurações de raios gama são flashes de radiação
de alta energia, incrivelmente brilhantes e que provavelmente assinalam o nascimento de buracos negros
. As fulgurações ocorrem em direcções aleatórias espalhadas pelo céu e poucas duram mais de um minuto, o que torna a sua observação um desafio.

Uma supernova é a explosão de uma estrela cuja massa
é, pelo menos, oito vezes a do Sol. Quando estas estrelas esgotam o seu combustível nuclear, deixam de ter energia para sustentar a sua massa e os seu núcleos implodem dando origem a uma estrela de neutrões
, ou, se a massa for suficiente, a um buraco negro.

A equipa baseou-se em observações realizadas principalmente pelo telescópio MMT de 6,5 metros (Mount Hopkins, EUA) para encontrar provas directas de que a luz do pós-clarão apresenta os mesmos padrões que a luz proveniente de uma supernova. Nomeadamente, encontraram mudanças na luz absorvida por átomos
de silício e de ferro, fabricados na supernova, à medida que o pós-clarão vai lentamente diminuindo de brilho.

Observações anteriores, em particular as obtidas pelo observatório espacial de raios-X
Chandra
(NASA), tinham já fornecido provas convincentes, mas indirectas, da ligação entre fulgurações de raios gama e supernovas. Chandra detectou ferro e outros elementos pesados que são produzidos em supernovas, na vizinhança de fulgurações de raios gama (ver notícia no Portal do Astrónomo em 3/4/2003).

É plausível que todas as fulgurações de raios gama estejam associadas a supernovas, simplesmente o brilho das supernovas é demasiado fraco para serem observadas. Esta fulguração foi uma das mais próximas, a apenas dois mil milhões de anos-luz
, enquanto que a maioria das outras fulgurações ocorrem para além de dez mil milhões de anos-luz. Assim, foi devido à proximidade e ao brilho da fulguração que se pôde detectar a supernova.

O material foi ejectado pela explosão a velocidades tão elevadas que é possível que a fonte da fulguração de raios gama seja, na realidade, uma hipernova - uma explosão dez vezes mais potente que a de uma supernova típica.

Fonte da notícia: http://cfa-www.harvard.edu/press/pr0311.html