Novos mapas da NASA revelam cratera responsável pela extinção dos dinossauros

2003-04-15

Neste mapa (imagem de baixo) da península do Yucatão (México), pode ver-se a Norte um subtil, mas inequívoco, relevo que indica a presença da cratera de impacto Chicxulub. Muitos cientistas estão de acordo em que este impacto esteve na origem da extinção do Cretáceo-Terciário, o acontecimento que há 65 milhões de anos levou à extinção dos dinossauros e da maioria da vida na Terra. A imagem mostra a maior parte da península e a ilha de Cozumel, a Este. Crédito: NASA.
O novo mapa de alta resolução obtido pela Shuttle Radar Topography Mission (SRTM), da NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
, mostra com grande pormenor a variada topografia que se extende do Canadá até à América Central. Mas é um detalhe obscuro, escondido na plataforma de rocha calcária da península do Yucatão (México), que merece a honra de ser o principal protagonista desta primeira apresentação dos dados obtidos pela SRTM.

A existência de uma cratera de impacto
cratera de impacto
As crateras de impacto são depressões circulares resultantes de colisões entre corpos pequenos (por exemplo cometas, asteróides ou meteoritos) e a superfície de corpos celestes maiores, tais como planetas ou satélites naturais. As crateras de impacto possuem geralmente um bordo levantado, formado pelo material ejectado aquando da colisão.
conhecida como Chicxulub foi proposta pela primeira vez em 1980. Nos anos 90, dados obtidos por satélites e por estudos efectuados no solo levaram a que os cientistas começassem a considerá-la o há muito procurado vestígio do acontecimento que teria sido responsável pela extinção dos dinossauros e de mais de 70 por cento das espécies vivas na Terra, há 65 milhões de anos. Agora, a SRTM obteve a prova mais evidente, até ao momento, de uma cratera de impacto com 180 quilómetros de largura e 900 metros de profundidade, que teria sido resultante da colisão de um cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
gigante ou de um asteróide
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
, naquele que terá sido para a Terra um dos seus piores dias de sempre.

Os novos dados obtidos para a América do Norte contribuem enormemente para o conhecimento da topografia do Canadá, Alasca e ilhas Aleutas, México e América Central. Muitos detalhes ressaltam como nunca antes, e outros mais obscuros como Chicxulub foram revelados pela primeira vez. Com efeito, a superfície de Chicxulub é tão subtil que é muito provável que alguém que caminhasse sobre ela não desse por isso.

Os dados referentes a Chicxulub mostram uma subtil, mas inequívoca, indicação topográfica do limite externo da cratera: um sulco semicircular com 3 a 5 metros de profundidade e uma largura de 5 quilómetros. Os cientistas crêem que o impacto, centrado a norte da costa do Yucatão, em pleno Golfo do México, perturbou as rochas do subsolo tornando-as instáveis. As rochas foram subsequentemente cobertas por sedimentos calcários facilmente sujeitos a erosão. A instabilidade da encosta da cratera provocou a fractura dos sedimentos ao longo da encosta dando origem ao sulco. Além disso, o colapso de numerosas cavernas de sedimentos por cima da encosta da cratera resultaram numa cadeia de pontos de escoamento, que se vêem na imagem como pequenas depressões circulares a negro.

Ainda não se conhece o modo exacto como o impacto de Chicxulub causou na Terra as extinções em massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
. Alguns cientistas acham que atirou grandes quantidades de poeira para a atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
, bloqueando a luz solar, e impedindo o crescimento das plantas. Outros crêem que o enxofre libertado no impacto teria gerado nuvens de ácido sulfúrico à escala global que bloquearam a luz solar e provocaram chuvas ácidas. Outra possibilidade consiste em incêndios à escala global provocados pela entrada na atmosfera, após o impacto, de restos do corpo responsável pela cratera.

Os dados restantes relativos à América do Norte mostram um retrato dinâmico de um continente geologicamente complexo. Deformações activas na estrutura da crosta terrestre ao longo dos limites da placa tectónica do Pacífico/América do Norte são responsáveis pela diversidade do relevo da costa do Pacífico. No Canadá e nos Estados Unidos abundam vestígios de glaciares da última idade do gelo.

A Shuttle Radar Topography Mission foi lançada a 11 de Fevereiro de 2000 e efectuou medidas tridimensionais de mais de 80 porcento da massa de terra com latitudes geográficas situadas entre os 60° N e os 56° S. O processamento dos mais de 8 terabytes de dados da missão terminou em Fevereiro último. O próximo conjunto de dados a sair será referente à América do Sul.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/releases/2003/30.cfm