Galáxia sem bojo alberga buraco negro galáctico

2003-04-14

Fotografia da galáxia espiral NGC 4395, obtida com o telescópio de 0,5 m do Observatório do Monte Palomar (Caltech). Crédito: Allan Sandage/Carnegie Institution.
Até agora, tem-se verificado que só galáxias
com bojos centrais possuem buracos negros
elevada, também chamados buracos negros galácticos para distinguir do outro tipo de buracos negros, os estelares. Além do mais, tem-se verificado uma relação directa entre o tamanho do bojo central e a massa do buraco negro.

Mas agora, astrónomos determinaram que a galáxia NGC 4395, uma galáxia com disco, mas sem bojo central, alberga um buraco negro no seu centro com aproximadamente 10 000 a 100 000 vezes a massa do Sol
. A dimensão deste buraco negro seria consistente com uma galáxia com um pequeno bojo, mas esse bojo parece não existir.

Os buracos negros de massa elevada abrangem tipicamente massas desde milhões até milhares de milhões de vezes a massa do Sol
. A constatação de que NGC 4395 possui um buraco negro de massa intermédia sugere que estejamos a descobrir os "pesos pluma" dos buracos negros galácticos, isto é, com massas da ordem de mil vezes a massa de buracos negros estelares.

NGC 4395 encontra-se a 11 milhões de anos-luz
, na constelação
dos Cães de Caça, e é simultaneamente a galáxia Seyfert mais próxima de nós e a menos luminosa. Já se sabia que a sua região central emite quantidade de luz significativa tanto no óptico como nos raios-X
. Este facto foi interpretado como um sinal da presença de um buraco negro central de massa elevada, a engolir activamente matéria do disco de acreção
disco de acreção
Disco composto por gás e poeira interestelares que pode circundar buracos negros, estrelas de neutrões, variáveis cataclísmicas, ou estrelas em formação.
aquecido. Só que o buraco negro não tinha sido detectado.

A. Filippenko (Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA) e L. Ho (Observatórios da Instituição de Carnegie de Washington, EUA) utilizaram o telescópio de 10 m Keck I
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
(Caltech/Universidade da Califórnia/NASA
) e o observatório espacial Japonês e Norte-americano de raios-X ASCA para provarem que NGC 4395 tem mesmo um buraco negro galáctico, embora invulgarmente leve. O seu trabalho será publicado na revista da especialidade The Astrophysical Journal Letters, na edição de 1 de Maio de 2003.

Filippenko e Ho determinaram os limites para a massa do buraco negro central de NGC 4395 utilizando a técnica da velocidade de dispersão. Esta velocidade refere-se a quão rápido, em média, as estrelas
na região do centro da galáxia orbitam em torno do buraco negro central. É como se se medisse a velocidade média de um enxame de abelhas em órbitas
circulares em torno da colmeia, tendo em conta que são órbitas com diferentes raios e orientações.

Desde o ano 2000 que se confirmou existir uma correlação forte entre a velocidade de dispersão e a massa dos buracos negros de massa elevada. Contudo, é a primeira vez que se utiliza esta técnica para um buraco negro de massa intermédia. O resultado obtido, baseado na medição da velocidade de dispersão de um aglomerado de estrelas muito próximo do buraco negro central, foi que o buraco negro tem uma massa 66 000 vezes a massa do Sol, praticamente o valor intermédio dos limites determinados pela sua luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
em raios-X.

Os autores deste estudo sugerem ainda que NGC 4395 pode representar um passo único na evolução de buracos negros de massa elevada, em que um bojo central se desenvolve à medida que o buraco negro cresce. O aglomerado de estrelas próximo do centro é uma possível indicação de que um bojo central um dia se formará.

Fonte da notícia: http://www.berkeley.edu/news/media/releases/2003/04/10_skinny.shtml