Lente gravitacional revela segredos de uma galáxia distante

2003-04-06

Em cima: Imagem obtida com o VLA mostrando a emissão do gás de CO desviada para o vermelho, revelando o efeito de lente conhecido por \"Anel de Einstein\"; as cruzes indicam a localização das imagens do quasar no óptico. Em baixo: Imagem do quasar PSS J2322+1944 nos comprimentos de onda do óptico, obtida no Observatório W. M. Keck, mostrando imagens gémeas que indicam o efeito de lente gravitacional. Crédito: G. Djorgovski, C. Carilli et al., NRAO/AUI/NSF.
Há alguns anos que os astrónomos notaram que a massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
dos buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
centrais das galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
são directamente proporcionais aos tamanhos dos bojos centrais das galáxias. Isto levou à especulação de que a formação dos buracos negros e das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
estava, de alguma maneira, interligada. Os cientistas propuseram um cenário no qual o gás que é puxado pelo buraco negro central da galáxia pode ser o mesmo que forma grande parte das estrelas da galáxia. Estudos de galáxias próximas confirmaram esta hipótese, mas permaneceu a questão de saber se é possível aplicar esta teoria ao Universo muito jovem, quando as primeiras galáxias e buracos negros se formaram, e quando perturbações, devidas a colisões entre galáxias, eram frequentes.

O estudo de um quasar
quasar
Os quasares são objectos extragalácticos extremamente brilhantes e compactos. Hoje acredita-se que são o centro de galáxias muito energéticas ainda num estado inicial da sua evolução (são, pois, núcleos galácticos activos - NGAs) e a sua energia provém de um buraco negro de massa muito elevada. Os seus desvios para o vermelho indicam que se encontram a distâncias cosmológicas. O seu nome, quasar, vem do inglês quasi-stellar object, ou seja, objecto quase estelar, devido à semelhança da sua imagem em placas fotográficas com a imagem de uma estrela.
distante, a 12 mil milhões de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
, veio responder afirmativamente a esta questão. Observações do quasar PSS J2322+1944, cuja distância indica que representa o Universo com menos de 2 mil milhões de anos, revelou que a galáxia que o alberga possui um disco central de gás em que centenas de novas estrelas nascem cada ano. Com 13 000 anos-luz de diâmetro, o disco forma, por ano, uma massa total de novas estrelas equivalente a 900 vezes a massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
. A esta taxa, calcula-se que a maioria das estrelas duma grande galáxia elíptica estaria formada em apenas 100 milhões de anos!

O trabalho de investigação foi liderado por C. Carilli (National Radio Astronomy Observatory
National Radio Astronomy Observatory (NRAO)
O NRAO é o Observatório Nacional de Radioastronomia dos EUA e opera vários radiotelescópios, como o VLA, o VLBA, o GBT, o EVLA e o ALMA.
, EUA) e encontra-se publicado na edição de 4 de Abril, 2003, da revista Science Express. As observações foram realizadas com o radiotelescópio VLA
Very Large Array (VLA)
O VLA é um radiointerferómetro composto por 27 antenas de 25 m de diâmetro, dispostas em três braços (em forma de Y) com 9 antenas cada, localizado no Novo México (EUA). O VLA é operado pelo NRAO (National Radio Astronomy Observatory).
(do inglês Very Large Array), operado pela NSF (National Science Foundation), com uma ajuda da natureza, que providenciou uma lente gravitacional
efeito de lente gravitacional
O efeito de lente gravitacional consiste na deflexão da luz provocada pelo campo gravitacional muito forte de um objecto que se encontra entre o observador e a fonte de luz. Por exemplo, uma galáxia, ou um enxame de galáxias, que se encontre entre nós e um objecto astronómico muito distante, como um quasar, pode actuar como uma lente gravitacional. Tipicamente, o efeito de lente gravitacional faz com que se observe, numa única fotografia, mais do que uma imagem do mesmo objecto.
gigante na direcção certa.

PSS J2322+1944 é um dos quasares mais luminosos do Universo. Foi descoberto por G. Djorgovski e os seus colaboradores do Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia, EUA) no levantamento do céu digitalizado do Observatório do Monte Palomar. Estudos posteriores da radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
do milímetro, levados a cabo por P. Cox e A. Omont (Instituto de Astrofísica de Paris, França) utilizando os telescópios do IRAM (do francês Institut de Radio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
Astronomie Millimétrique
, uma colaboração da França, Alemanha e Espanha), mostraram que este quasar tinha um enorme reservatório de poeira e gás molecular que estimulava a formação de estrelas. Observações no óptico realizadas no Observatório W. M. Keck
W. M. Keck Observatory
O Observatório W. M. Keck é operado pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech) e pela NASA, e encontra-se localizado em Mauna Kea, no Havai. O observatório é constituído por dois telescópios gémeos de 10 metros, o Keck I e o Keck II.
(Havai, EUA), mostraram a imagem dupla indicando a lente gravitacional. Todos estes factores tornaram PSS J2322+1944 um candidato ideal para ser estudado com o VLA.

Os resultados obtidos só foram possíveis devido a uma grande ajuda da natureza. Por um lado, para detectar o disco onde se formam as estrelas, os astrónomos precisavam de observar a emissão natural da molécula
molécula
Uma molécula é a unidade mais pequena de um composto químico, sendo constituída por um ou mais átomos, ligados entre si pelas interacções dos seus electrões.
de monóxido de carbono (CO), um componente importante do gás que forma estrelas. Acontece que esta molécula emite frequências
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
de rádio muito mais elevadas do que o VLA é capaz de receber. Contudo, à distância a que o quasar PSS J2322+1944 se encontra (12 mil milhões de anos-luz), a expansão do Universo desvia, por efeito Doppler, a emissão de CO a 230 GHz para 45 GHz, o que se encontra dentro das capacidades do VLA.

Por outro lado, a grande distância a que se encontra PSS J2322+1944 faz com que nem o VLA consiga resolver detalhes que revelem o disco. Aqui, uma sorte imensa fez com que uma outra galáxia se encontrasse directamente em frente ao quasar, fazendo de lente gravitacional. Com um alinhamento tão perfeito, a imagem do quasar é distorcida de forma a exibir um anel, o chamado Anel de Einstein. As imagens obtidas pelo VLA foram as primeiras a mostrar o Anel de Einstein de PSS J2322+1944. A lente amplifica o sinal, amplia a imagem do quasar, e revela a estrutura do disco com um detalhe sem precedentes.

As lentes gravitacionais foram previstas com base na Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
de Einstein. O próprio Einstein mostrou, em 1936, que uma lente gravitacional perfeitamente alinhada produziria uma imagem circular, mas achou que as hipóteses de observar um objecto nessas condições eram quase nulas. A primeira lente gravitacional foi descoberta em 1979, e o primeiro Anel de Einstein foi descoberto por investigadores utilizando o VLA em 1987. PSS J2322+1944 é o primeiro Anel de Einstein detectado através da assinatura da emissão de uma molécula, sendo o mais distante até hoje detectado.

Fonte da notícia: http://www.aoc.nrao.edu/epo/pr/2003/starburstqso/