Um retrato completo de Alfa Centauri, o sistema estelar mais próximo do nosso sistema solar

2003-03-22

Localização no céu do sistema triplo Alfa Centauri. As estrelas mais brilhantes, α Cen A e B, estão sobre-expostas, enquanto que a terceira companheira, Proxima Centauri, se encontra 2,2 segundos de arco a sudoeste, indicada pela seta. A imagem foi obtida com o telescópio Schmidt de 1m do ESO, no Observatório de La Silla, Chile. Ao lado, podemos ver ampliações das regiões perto das estrelas do sistema α Cen. Crédito: ESO.
O sistema estelar triplo Alfa Centauri
Alfa Centauri
Alfa Centauri é um sistema triplo de estrelas constituído por 2 estrelas muito semelhantes ao Sol (α Cen A e α Cen B) e uma terceira estrela bem menor (Proxima Centauri, ou Próxima do Centauro), que é a estrela mais próxima do Sol.
, α Cen, é o vizinho mais próximo do nosso sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Encontra-se a 4,36 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
(41 biliões de quilómetros), na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Centauro. As duas estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
principais, α Cen A e α Cen B, são estrelas muito semelhantes ao nosso Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
: os seus tipos espectrais são G2 V e K1 V, respectivamente. O terceiro elemento do sistema é uma estrela anã
estrela anã
Uma estrela anã, também dita estrela da sequência principal, é uma estrela não evoluída, que ainda se encontra na fase de fusão do hidrogénio em hélio, no seu núcleo.
vermelha, menor e mais fria do que as outras. Chamada Proxima Centauri
Proxima Centauri
A Proxima Centauri, ou Próxima do Centauro, é a estrela mais próxima do Sol, a cerca de 4,22 anos-luz de distância, na direcção do Centauro. Integra um sistema triplo de estrelas com as estrelas α Cen A e &alpha Cen B.
, encontra-se 1,5 biliões de quilómetros mais perto do sistema solar do que as outras duas estrelas.

As estrelas α Cen A e B formam um sistema binário com uma separação de 3 600 000 000 km, ou seja, pouco mais do que a distância de Úrano
Úrano
É o sétimo planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. Com um diâmetro cerca de 4 vezes superior ao da Terra é o terceiro planeta gigante gasoso. A sua característica mais marcante é o facto de o seu eixo de rotação estar inclinado cerca de 97º em relação à eclíptica.
ao Sol, e com um período orbital
período orbital
O tempo necessário para que um corpo descreva uma órbita completa e fechada em torno de outro corpo.
perto de 80 anos. Proxima Centauri possivelmente orbita-as com um período de milhões de anos.

Um grupo internacional de astrónomos utilizou observações de α Cen A e B obtidas com o interferómetro do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
, o VLTI (do inglês Very Large Telescope Interferometer), no Observatório do Paranal (ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
/Chile), para medir o tamanho destas estrelas. Apesar da sua proximidade e brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
, estas duas estrelas nunca tinham sido resolvidas, ou seja, observadas separadamente, com interferometria
interferometria
A interferometria é uma técnica de observação baseada em padrões de interferência causados pela combinação de ondas electromagnéticas: quando duas ondas estão em fase, o sinal é mais forte e diz-se que a interferência é construtiva; quando as duas ondas estão exactamente fora de fase, a interferência é destrutiva e não há sinal.
de grande linha de base. Trata-se, pois, da primeira medição directa dos seus diâmetros angulares.

As observações foram realizadas com os dois telescópios de testes de 0,35 m do VLTI. Estes telescópios foram colocados com uma separação de 16 e 66 metros para observarem, respectivamente, α Cen A e B. Para cada estrela, a luz capturada simultaneamente pelos dois telescópios é enviada, via uma série de espelhos reflectores, para o foco comum do instrumento VINCI (do inglês VLT INterferometer Commissionning Instrument).

As medições com o VLTI proporcionaram valores do diâmetro angular para as duas estrelas: 8,512 ± 0,022 milissegundos de arco para α Cen A e 6,002 ± 0,048 milissegundos de arco para α Cen B. Com a distância às estrelas medida anteriormente pelo satélite Hiparco (ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
), deduziram-se os verdadeiros raios: 854 000 km e 602 000 km, ou 1,227 ± 0,005 e 0,865 ± 0,007 vezes o raio do Sol, respectivamente.

O sistema α Cen A e B, tal como outros sistemas binários mais distantes, têm sido alvo de observações por diferentes métodos, incluindo espectrofotometria (emissão em diferentes comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
) e astrometria
astrometria
Designa-se por Astrometria o ramo ou técnica da Astronomia e Astrofísica que se dedica à medição rigorosa das posições (coordenadas e distâncias) e movimentos próprios dos astros.
(posição e movimento no céu). Quando comparadas com modelos de estrelas, essas medições determinam os principais parâmetros estelares, como a massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
de cada componente, a idade, a luminosidade
luminosidade
A luminosidade (L) é a quantidade de energia que um objecto celeste emite por unidade de tempo e em determinado comprimento de onda, ou em determinada banda de comprimentos de onda.
, a temperatura à superfície e a composição química. Para além disso, foram detectadas oscilações do tipo solar em &alpha Cen A, o que providenciou informações muito importantes sobre o interior da estrela, incluindo o tamanho da estrela. A comparação com uma medida directa do tamanho das estrelas torna-se assim muito importante, pois revela a que ponto compreendemos, ou não, a física das estrelas.

Verificou-se que a concordância entre os valores medidos e os previstos teoricamente é extremamente boa, reforçando as actuais teorias de astrofísica estelar. Há pouco tempo, noticiámos observações de Proxima Centauri obtidas com dois telescópios de 8,2 metros do VLT em interferometria. Assim, existe hoje uma completa informação deste sistema triplo famoso - não só é o sistema estelar mais próximo de nós, como também se tornou o mais bem conhecido!

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2003/pr-05-03.html