Astrónomos observam pela primeira vez um planeta em evaporação

2003-03-21

Visão artística do trânsito do planeta extra-solar HD 209458b. Devido à proximidade da estrela, a extensa atmosfera exterior do planeta é aquecida de tal maneira que se evapora e é soprada para fora pela radiação estelar. Crédito: ESA, Alfred Vidal-Madjar, NASA.
HD 209458b é um planeta extra-solar
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
que se encontra a apenas 7 milhões de quilómetros da sua estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
e completa uma órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
em torno dela em 3,5 dias. Trata-se de um planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
do tipo "Júpiter quente", ou seja, um planeta gasoso gigante com uma órbita muito próxima do seu sol. Observações realizadas pelo telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) revelaram que a sua atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
de hidrogénio quente está a ser soprada para fora do planeta.

É a primeira vez que se observa a atmosfera de um planeta extra-solar a evaporar-se para o espaço. A Terra também tem uma atmosfera extensa de hidrogénio a escapar-se, mas a uma taxa muito inferior. Grande parte de HD 209458b poderá eventualmente desaparecer, deixando apenas um núcleo denso. A equipa de investigadores, liderada por Alfred Vidal-Madjar (Instituto de Astrofísica de Paris, França), anunciou a descoberta na revista científica Nature de 13 de Março, 2003. Um dos resultados que mais impressionou a equipa foi verificarem que a atmosfera do planeta se estende por mais de 200 000 km.

O estudo de planetas extra-solares, especialmente os que estão muito próximos da sua estrela progenitora, é difícil porque, em geral, a estrela tem um efeito ofuscante. Nem o próprio Hubble é capaz de observar o planeta directamente. Mas foi possível realizar as observações de um modo indirecto, com base no ligeiro obscurecimento da luz estelar provocado pelo trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
do planeta (passagem do planeta em frente à estrela). Ao atravessar a atmosfera do planeta, a luz da estrela sofre uma dispersão e adquire uma "assinatura" da atmosfera. É um efeito análogo ao da luz do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
tornar-se mais vermelha ao pôr-do-Sol por passar obliquamente pela atmosfera da Terra
atmosfera terrestre
A atmosfera terrestre é composta por um conjunto de camadas gasosas que envolvem a Terra. Estas camadas são designadas por Troposfera (da superfície da Terra até cerca de 10 km de altitude), Estratosfera (10 - 50 km), Mesosfera (50 - 100 km), Termosfera (100 - 400 km) e Exosfera (acima dos 400 km).
. Usando o espectrógrafo STIS a bordo do Hubble, a equipa de investigadores pôde medir o grau de absorção da luz
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
estelar provocada pelo trânsito do planeta, concluindo que a existência de uma atmosfera extensa a ser soprada pela estrela é o quadro que melhor explica a variação de luz.

O que causa o escape da atmosfera? A extensa atmosfera exterior do planeta é aquecida pela estrela ao ponto do hidrogénio escapar-se da atracção gravitacional do planeta. A radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
da estrela é então responsável por soprar o hidrogénio para o espaço, provocando o aparecimento de uma cauda que se assemelha à de um cometa
cometa
Os cometas são pequenos corpos irregulares, compostos por gelos (de água e outros) e poeiras. Os cometas têm órbitas de grande excentricidade à volta do Sol. As estruturas mais importantes dos cometas são o núcleo, a cabeleira e as caudas.
. Estima-se que se escapem umas 10 000 toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
de hidrogénio por segundo, mas este valor pode ser mais elevado. Calcula-se que o planeta já deve ter perdido grande parte da sua massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
.

HD 209458b pertence a um tipo de planeta extra-solar conhecido por "Júpiter quente". Estes planetas têm órbitas precariamente próximas dos seus sóis. São planetas gigantes e gasosos, que se devem ter formado nas partes exteriores, mais frias, dos seus sistemas solares, e que têm vindo a aproximar-se, num movimento em espiral, para órbitas mais próximas da estrela. No entanto, parece existir um limite na distância do planeta à estrela. Actualmente, a órbita mais apertada que se conhece para um "Júpiter quente" é de 5,7 milhões de quilómetros e não se conhecem planetas com períodos orbitais inferiores a 3 dias. Esta nova descoberta talvez ajude a explicar estes limites, pois é possível que a evaporação da atmosfera esteja a desempenhar um papel importante no estabelecimento de constrangimentos para as órbitas de planetas do tipo "Júpiter quente".

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/SEMD5P2A6BD_index_0.html