Astrónomos observam pela primeira vez um planeta em evaporação

2003-03-21

Visão artística do trânsito do planeta extra-solar HD 209458b. Devido à proximidade da estrela, a extensa atmosfera exterior do planeta é aquecida de tal maneira que se evapora e é soprada para fora pela radiação estelar. Crédito: ESA, Alfred Vidal-Madjar, NASA.
HD 209458b é um planeta extra-solar
que se encontra a apenas 7 milhões de quilómetros da sua estrela
e completa uma órbita
em torno dela em 3,5 dias. Trata-se de um planeta
do tipo "Júpiter quente", ou seja, um planeta gasoso gigante com uma órbita muito próxima do seu sol. Observações realizadas pelo telescópio espacial Hubble
(ESA
/NASA
) revelaram que a sua atmosfera
de hidrogénio quente está a ser soprada para fora do planeta.

É a primeira vez que se observa a atmosfera de um planeta extra-solar a evaporar-se para o espaço. A Terra também tem uma atmosfera extensa de hidrogénio a escapar-se, mas a uma taxa muito inferior. Grande parte de HD 209458b poderá eventualmente desaparecer, deixando apenas um núcleo denso. A equipa de investigadores, liderada por Alfred Vidal-Madjar (Instituto de Astrofísica de Paris, França), anunciou a descoberta na revista científica Nature de 13 de Março, 2003. Um dos resultados que mais impressionou a equipa foi verificarem que a atmosfera do planeta se estende por mais de 200 000 km.

O estudo de planetas extra-solares, especialmente os que estão muito próximos da sua estrela progenitora, é difícil porque, em geral, a estrela tem um efeito ofuscante. Nem o próprio Hubble é capaz de observar o planeta directamente. Mas foi possível realizar as observações de um modo indirecto, com base no ligeiro obscurecimento da luz estelar provocado pelo trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
do planeta (passagem do planeta em frente à estrela). Ao atravessar a atmosfera do planeta, a luz da estrela sofre uma dispersão e adquire uma "assinatura" da atmosfera. É um efeito análogo ao da luz do Sol
tornar-se mais vermelha ao pôr-do-Sol por passar obliquamente pela atmosfera da Terra
. Usando o espectrógrafo STIS a bordo do Hubble, a equipa de investigadores pôde medir o grau de absorção da luz
absorção de radiação
A absorção de radiação é um decréscimo da intensidade da radiação devido à energia dispendida na excitação ou ionização de átomos e moléculas do meio que atravessa.
estelar provocada pelo trânsito do planeta, concluindo que a existência de uma atmosfera extensa a ser soprada pela estrela é o quadro que melhor explica a variação de luz.

O que causa o escape da atmosfera? A extensa atmosfera exterior do planeta é aquecida pela estrela ao ponto do hidrogénio escapar-se da atracção gravitacional do planeta. A radiação
da estrela é então responsável por soprar o hidrogénio para o espaço, provocando o aparecimento de uma cauda que se assemelha à de um cometa
. Estima-se que se escapem umas 10 000 toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
de hidrogénio por segundo, mas este valor pode ser mais elevado. Calcula-se que o planeta já deve ter perdido grande parte da sua massa

HD 209458b pertence a um tipo de planeta extra-solar conhecido por "Júpiter quente". Estes planetas têm órbitas precariamente próximas dos seus sóis. São planetas gigantes e gasosos, que se devem ter formado nas partes exteriores, mais frias, dos seus sistemas solares, e que têm vindo a aproximar-se, num movimento em espiral, para órbitas mais próximas da estrela. No entanto, parece existir um limite na distância do planeta à estrela. Actualmente, a órbita mais apertada que se conhece para um "Júpiter quente" é de 5,7 milhões de quilómetros e não se conhecem planetas com períodos orbitais inferiores a 3 dias. Esta nova descoberta talvez ajude a explicar estes limites, pois é possível que a evaporação da atmosfera esteja a desempenhar um papel importante no estabelecimento de constrangimentos para as órbitas de planetas do tipo "Júpiter quente".

Fonte da notícia: http://www.esa.int/export/esaCP/SEMD5P2A6BD_index_0.html