Marte tem um núcleo líquido

2003-03-11

Ilustração do interior de Marte. O núcleo líquido, quente, ocupa cerca de metade do raio do planeta e é quase totalmente constituído por ferro, com alguns elementos mais leves, tais como o enxofre. O manto é o material mais escuro, entre o núcleo e a fina crosta. Crédito: NASA.
A Terra tem um núcleo central de ferro, sólido no interior e líquido nas regiões mais exteriores. Este poderá também ser o caso de Marte
Marte
Marte é o quarto planeta do Sistema Solar, a contar do Sol. É o último dos chamados planetas interiores. O seu diâmetro é cerca de 50% mais pequeno do que o da Terra e possui uma superfície avermelhada, sendo também conhecido como planeta vermelho.
, segundo um novo estudo realizado por investigadores do Laboratório de Propulsão a Jacto (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), liderados por C. Yoder. Os resultados encontram-se na edição online de Março do jornal Science.

A equipa utilizou o sinal de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
emitido pela sonda Mars Global Surveyor (NASA) para determinar com precisão a órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
da sonda à volta de Marte. Analisando dados relativos a 3 anos, puderam calcular as alterações da órbita devido ao efeito de maré que o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
provoca em Marte. Embora essa influência seja muito pequena na sonda, é detectável: em um mês, altera de um milésimo de grau a inclinação da órbita
inclinação de uma órbita
A inclinação da órbita de um astro é definida pelo ângulo entre o plano orbital do astro e outro plano de referência. No caso de um planeta do Sistema Solar, o plano de referência é o plano da órbita terrestre; no caso de um satélite, a referência é geralmente o plano equatorial do planeta.
da sonda em torno de Marte.

É comum associar as marés na Terra somente à influência gravitacional da Lua
Lua
A Lua é o único satélite natural da Terra.
nos oceanos. Mas, na verdade, é um fenómeno mais abrangente: também o Sol, embora em menor escala (o seu efeito de maré na Terra é 48% do efeito da Lua), provoca forças de maré que distorcem não só os oceanos, mas todo o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
, incluindo o seu interior. Em Marte, a influência gravitacional do Sol provoca um bojo muito pequeno, com menos de um centímetro - o bojo é a deformação física na forma do planeta provocada pela força de maré. Medindo o bojo de Marte, pode-se determinar quão flexível é o interior do planeta.

Para o estudo sobre o núcleo de Marte, os investigadores combinaram informação sobre a precessão
precessão
A precessão é a variação periódica da direcção do eixo de rotação de um objecto, provocada pela influência gravitacional de outro corpo. Um exemplo clássico é o de um pião rodar: o seu eixo de rotação descreve um círculo no sentido oposto àquele em que está a rodar. A precessão dos equinócios é a precessão a que o eixo de rotação da Terra está sujeito devido à combinação de dois factores: a Terra não é esférica; a Terra sofre as forças de maré da Lua e do Sol.
de Marte, obtida com a Mars Pathfinder (NASA), com a detecção da alteração da órbita da Global Surveyor. O movimento de precessão do eixo de rotação dum planeta é causado pela interacção gravitacional do Sol e dos satélites no planeta. É um movimento lento, que descreve uma superfície cónica imaginária (em torno da normal ao plano da sua órbita) no espaço - em Marte, uma rotação completa do seu eixo demora 170 000 anos! O ritmo de precessão indica quanto da massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
do planeta está concentrada no seu centro - uma maior velocidade de precessão indica um núcleo maior e mais denso quando comparado com uma precessão mais lenta.

As medições obtidas levaram estes investigadores a concluir que o núcleo de Marte não pode ser de ferro sólido, mas terá de ser, pelo menos, parcialmente líquido. Marte não arrefeceu o seu núcleo o suficiente para este solidificar e, por isso, o seu interior é constituído, ou por um núcleo de ferro completamente líquido, ou por um núcleo sólido, no centro, rodeado por uma camada líquida.

Os resultados indicam ainda que o tamanho do núcleo central é cerca de metade do planeta, tal como no caso da Terra e Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
. Também revelam que o núcleo é composto, para além de ferro, por uma fracção significativa de elementos mais leves, como por exemplo, enxofre.

Para além de detectar a força de maré em Marte, a Global Surveyor foi capaz de estimar a quantidade de gelo sublimado (passado directamente para o estado gasoso) de um pólo para a atmosfera
atmosfera
1- Camada gasosa que envolva um planeta ou uma estrela. No caso das estrelas, entende-se por atmosfera as suas camadas mais exteriores. 2- A atmosfera (atm) é uma unidade de pressão equivalente a 101 325 Pa.
e, depois, capturado pelo pólo oposto. Os resultados indicam que a transferência de massa da calota de gelo de dióxido de carbono do sul é 30 a 40 % maior do que a da calota do norte, o que está de acordo com o que os modelos globais de atmosferas de Marte prevêem.

Fonte da notícia: http://www.jpl.nasa.gov/releases/2003/32.cfm