Descoberto primeiro troiano de Neptuno

2003-01-27

No primeiro painel estão esquematizadas as órbitas de Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno à volta do Sol. O arco espesso marcado a negro na órbita de Neptuno marca a trajectória de 2001 QR322 relativamente a Neptuno: o asteróide troiano afasta-se de Neptuno (seta vermelha) para depois se aproximar (seta verde), completando o ciclo em 10 000 anos. Em baixo encontra-se a ampliação do rectângulo do painel de cima. Ao longo do tempo, a trajectória do troiano relativamente a Neptuno define uma série de espirais, cabendo uma espiral por cada revolução à volta do Sol (166 anos). Crédito: Deep Ecliptic Survey Team/NOAO/AURA/NSF.
Astrónomos descobriram um pequeno corpo a orbitar o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
à distância de Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
cuja órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
fá-lo o primeiro membro de uma população há muito procurada, chamada troianos de Neptuno.

Este pequeno corpo, conhecido como 2001 QR322, lidera Neptuno na sua órbita de tal forma que mantém, em média, aproximadamente a mesma distância de Neptuno e do Sol. Assim, ele imita os asteróides
asteróide
Um asteróide é um pequeno corpo rochoso que orbita em torno do Sol, com uma dimensão que pode ir desde os 100 m até aos 1000 km. A maioria dos asteróides encontra-se entre as órbitas de Marte e de Júpiter. Também são designados por planetas menores.
troianos de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, que orbitam o Sol em duas nuvens aproximadamente 60 ° à frente e atrás de Júpiter. O primeiro troiano joviano foi descoberto em 1906 e hoje cerca de 1 560 destes objectos já foram observados. No entanto, até à descoberta de 2001 QR322, não era conhecido nenhum objecto troiano associado a outro planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
gigante.

2001 QR322 foi descoberto durante o levantamento Deep Ecliptic Survey (NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
), um levantamento do sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
exterior que utiliza os telescópios de Kitt Peak
Kitt Peak National Observatory (KPNO)
O Observatório Nacional de Kitt Peak (KPNO) faz parte dos observatórios da NOAO e inclui diversos telescópios ópticos, de infravermelhos e um telescópio solar, além de operar, em consórcio, 19 telescópios ópticos e dois radiotelescópios. O KPNO situa-se a 90 km de Tucson, no Arizona (EUA).
(Arizona, EUA) e do Cerro Tololo Inter-American Observatory
Cerro Tololo Inter-American Observatory (CTIO)
O CTIO é um observatório astronómico situado a 2200 m de altitude no Cerro Tololo, em pleno deserto de Atacana, a 80 km de La Serena (Chile). No observatório encontram-se vários telescópios ópticos e um radio telescópio. Desde Fevereiro de 2003, o CTIO só opera o telescópio Vitor Blanco, de 4 m, sendo os restantes telescópios (0,9 m, 1,3 m, e 1,5m) operados pelo consorte SMARTS. Dois outros telescópios, o Teelscópio Curtis Schmidt e o Teelscópio de Yale, de 1 m, encontram-se fechados. A sudeste de Cerro Tololo, fica o Cerro Pachon, local onde se encontram os telescópios Gemini Sul, de 8 m, e o SOAR, de 4 m.
(CTIO, no Chile) e cuja equipa engloba astrónomos de várias instituições norte-americanas.

A equipa detectou 2001 QR322 pela primeira vez em 21 de Agosto de 2001 em imagens profundas obtidas com o telescópio de 4 metros do CTIO. No entanto, foram necessárias várias observações subsequentes realizadas com variados telescópios durante 16 meses, assim como integrações numéricas da trajectória do asteróide, para provar que 2001 QR 322 é de facto um troiano de Neptuno. Estima-se que o objecto tenha cerca de 230 km de diâmetro e, tal como Neptuno, completa uma órbita em cerca de 166 anos.

A órbita de 2001 QR322 é notavelmente estável; projecções da sua órbita no futuro revelam que poderá coorbitar com Neptuno por milhares de milhões de anos. É provável que 2001 QR322 seja um objecto dinamicamente primitivo, cuja excentricidade
excentricidade
A excentricidade de uma elipse é a razão entre a distância de um foco ao centro da elipse (c) e o seu semi-eixo maior (a): e=c/a. A circunferência tem excentricidade nula, e=0.
e inclinação da órbita
inclinação de uma órbita
A inclinação da órbita de um astro é definida pelo ângulo entre o plano orbital do astro e outro plano de referência. No caso de um planeta do Sistema Solar, o plano de referência é o plano da órbita terrestre; no caso de um satélite, a referência é geralmente o plano equatorial do planeta.
tenha permanecido inalterada pelos processos que atingem a maioria dos corpos da região mais exterior do sistema solar.

Fonte da notícia: http://www.noao.edu/outreach/press/pr03/pr0302.html