Chandra obtém a mais longa exposição em raios-X de Sgr A*

2003-01-20

Esta imagem de Sgr A* obtida pelo observatório de raios-X Chandra é a mais longa exposição em raios-X desta região alguma vez obtida. Os lóbulos de gás quente indicados na figura de cima são consequência de eventos explosivos que ocorreram nos últimos dez mil anos. Na figura de baixo, uma faixa de raios-X a apontar para Srg A* sugere que se trata de um jacto de partículas expelidas da vizinhança de Srg A*. Crédito: NASA/CXC/MIT/F.K. Baganoff et al.
O observatório de raios-X Chandra
Chandra X-ray Observatory
O observatório de raios-X Chandra, lançado em 1999, faz parte do projecto dos Grandes Observatórios Espaciais da NASA. O seu nome homenageia Subrahmanyan Chandrasekhar, Prémio Nobel da Física em 1983. O Chandra detecta fontes de raios-X a milhares de milhões de anos-luz de nós. Observar em raios-X é a única forma de observar matéria muito quente, a milhões de graus Célsius. O Chandra detecta raios-X de regiões de alta energia, como por exemplo remanescentes de supernovas.
(NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) obteve a exposição mais longa alguma vez obtida em raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
do buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevada localizado no centro da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
, e usualmente designado por Sgr A*. Para além de Sgr A*, mais de duas mil fontes de raios-X foram detectadas na região, tornando este campo um dos mais ricos até hoje observados. As observações decorreram durante duas semanas, numa exposição com um tempo total de 164 horas.

Durante este intervalo de tempo, Sgr A* fulgurou em raios-X mais de uma dúzia de vezes. A causa destas fulgurações
fulguração
Uma fulguração é uma libertação de energia de forma explosiva da qual resulta um aumento rápido do brilho do astro no qual ocorre. São exemplo deste tipo de fenómenos as fulgurações solares, associadas às manchas solares, bem como as fulgurações de raios-X, que ocorrem em estrelas de neutrões, e de raios gama, que se sabe estarem relacionadas com as explosões de supernova.
não é ainda compreendida, mas a rapidez com que a intensidade varia indica que estas ocorrem perto do horizonte de acontecimentos, ou seja, do ponto sem retorno à volta do buraco negro. Mesmo durante as fulgurações, a intensidade da emissão em raios-X proveniente da vizinhança do buraco negro é relativamente fraca. Este facto sugere que Sgr A*, com 3 milhões de vezes a massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
, é um buraco negro esfomeado, não tendo muita matéria da qual se possa alimentar, possivelmente porque eventos explosivos ocorridos no passado retiraram muito do gás à sua volta.

Nesta imagem encontram-se evidências da ocorrência destes eventos explosivos. Uma ténue faixa de raios-X, com cerca de 1 ano-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de comprimento, foi descoberta a 1,5 anos-luz de Sgr A*. A faixa aponta para Sgr A*, sugerindo que poderá tratar-se de uma jacto de partículas expelidas quase à velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
, perto do horizonte de acontecimentos do buraco negro. A intensidade e tamanho do jacto indicam que as fulgurações ocorrem desde há muito tempo.

Numa escala muito maior, descobriram-se lóbulos gigantescos de gás a uma temperatura de 20 milhões de °C, que se estendem sobre dezenas de anos-luz de ambos os lados do buraco negro. Estes lóbulos mostram que explosões enormes ocorreram várias vezes nos últimos dez mil anos.

Estes resultados foram apresentados por Frederick Baganoff (MIT, EUA), em nome da equipa internacional com quem colabora, no encontro da Sociedade Americana de Astronomia. Dois outros artigos que focaram a região extraordinariamente rica à volta do buraco negro central, onde se detectaram 2000 fontes de raios-X, foram também apresentados neste encontro pelos investigadores Sangwook Park (Universidade de Penn, EUA) e Michael Muno (MIT, EUA).

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/press/03_releases/press_010603.html