Anel gigante envolve a Via Láctea

2003-01-10

Figura que ilustra a geometria do recém-descoberto anel de estrelas em relação à estrutura espiral da Via Láctea. Crédito: Geraint F. Lewis.
Uma enorme estrutura à volta da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
foi descoberta por uma equipa internacional de astrónomos. No encontro da Sociedade Americana de Astronomia, Annette Ferguson (Universidade de Groningen, Holanda) e os seus colaboradores anunciaram que os seus dados observacionais sugerem que, circundando o disco da nossa Galáxia, encontra-se um anel gigante de centenas de milhões de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. Apesar do seu tamanho, o anel nunca foi observado porque as estrelas espalham-se por todo o céu e o seu número é muito menor quando comparado com as dezenas de milhares de milhões de estrelas que constituem o resto da galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
.

Esta descoberta só foi possível graças aos primeiros levantamentos de grandes áreas do céu com câmaras de CCD muito sensíveis. Ao compararem dois levantamentos de regiões diferentes do céu, os investigadores aperceberam-se que tinham evidências do que parece ser um anel completo de estrelas longínquas que envolvem a região externa do disco da nossa Galáxia.

Embora se saiba que o disco da Via Láctea não é plano, mas sim dobrado (provavelmente devido a interacções com galáxias satélites), sempre se supôs que fosse uma estrutura relativamente simples. O disco tem por volta de 100 000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de diâmetro e o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
encontra-se a cerca de 30 000 anos-luz do centro, na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Unicórnio. Foi nesta região do céu que um grupo de investigadores descobriu uma população de estrelas longínquas e sugeriu tratar-se de uma galáxia satélite. Mas agora, este novo estudo mostra que outros campos observados por outros levantamentos na constelação de Andrómeda, a 100° do Unicórnio, também revelam uma população estelar exterior, quase idêntica àquela observada no Unicórnio, indicando que possivelmente se trata de um anel de estrelas à volta do disco externo da galáxia e não de galáxias satélites. Esta população de estrelas está confinada ao plano galáctico e segue a distribuição vertical do chamado disco grosso da Via Láctea. A análise de campos adicionais noutras direcções veio confirmar a presença do anel, permitindo aos astrónomos obterem as primeiras estimativas do tamanho da estrutura.

O anel recém-descoberto envolve o disco galáctico, mas é consideravelmente mais largo e a sua forma assemelha-se a um donut. Embora não saibam como se formou, os investigadores acreditam que as estrelas que o constituem são velhas. Um cenário plausível é tratar-se dos destroços de uma galáxia satélite desfeita pelas forças de maré. A explicação preferida por estes investigadores é que as estrelas pertenciam ao disco da nossa galáxia, mas as suas órbitas
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
foram perturbadas pela formação sucessiva de dobras no disco exterior, resultando um anel exterior ao disco. Ainda uma outra possibilidade é estar-se a observar mais um braço espiral
braço espiral
Um braço espiral de uma galáxia é uma estrutura curva no disco de uma galáxia espiral (ou, em alguns casos, de uma galáxia irregular), constituída por estrelas jovens, aglomerados de estrelas, nebulosas, gás e poeiras.
, ou vários fragmentos de um braço.

Estudos detalhados da estrutura da Via Láctea e de outras galáxias dizem-nos como é que se formaram as galáxias e como evoluíram ao longo da vida do Universo. Se as estrelas mais velhas nesta estrutura anelar fazem parte do disco externo, coloca-se um desafio interessante para modelos de formação de galáxias; em alternativa, se são os restos de uma galáxia satélite desfeita, então fornecerão uma oportunidade única para estudar os efeitos da acreção
acreção
Designa-se por acreção a acumulação de matéria (gás e poeira) para um astro central, como por exemplo um buraco negro, uma estrela, uma galáxia, ou um planeta.
de massas
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
elevadas pelo disco de uma galáxia grande.

Fonte da notícia: http://www.spaceref.com/news/viewnews.html?id=678