Hubble fotografa "bolha dupla" na Grande Nuvem de Magalhães

2002-12-13

DEM L 106, região de hidrogénio ionizado e nebulosa de reflexão na Grande Nuvem de Magalhães. Imagem obtida pelo HST com a câmara WFPC2 utilizando os filtros nos comprimentos de onda 439 nm (banda B), 555 nm (banda V), 656 nm (risca de H-alpha), 673 nm (risca de [S II]) e 814 nm (banda I). Crédito: NASA & The Hubble Heritage Team (STScI/AURA).
Na imagem ao lado, podemos ver um casulo de poeira em forma de amendoim que envolve um aglomerado de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
jovens e quentes. Esta "bolha dupla" é uma nebulosa de reflexão
nebulosa de reflexão
Uma nebulosa de reflexão é uma nebulosa que é visível devido ao facto da luz proveniente de estrelas vizinhas ser reflectida pela poeira da nebulosa. As nebulosas de reflexão estão geralmente associadas a locais de formação de estrelas.
(o brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
da nuvem deve-se à reflexão da luz emitida pela estrela Henize S22 visível no topo da imagem) e chama-se N30B. N30B encontra-se dentro de uma nebulosa
nebulosa
Uma nebulosa é uma nuvem de gás e poeira interestelares.
maior, a DEM L 106, que pertence à Grande Nuvem de Magalhães
Grande Nuvem de Magalhães
A Grande Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular que orbita a Via Láctea, a uma distância aproximada de 180 mil anos-luz. Juntamente com a Pequena Nuvem de Magalhães, é um objecto celeste do céu austral bem visível à vista desarmada, na constelação do Dorado (Espadarte). Conhecida desde 964 D.C., quando foi mencionada pelo astrónomo Persa Al Sufi, foi redescoberta por Fernão de Magalhães em 1519. Esta galáxia contém inúmeros objectos interessantes, entre os quais a Nebulosa da Tarântula (NGC 2070).
- a maior das Nuvens de Magalhães
Nuvens de Magalhães
As Nuvens de Magalhães são duas pequenas galáxias irregulares - a Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães - que orbitam a nossa galáxia muito próximo de nós e podem ser observadas a partir do hemisfério Sul.
, duas galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
satélites da nossa Galáxia
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
.

O telescópio espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(HST - ESA
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
/NASA
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
) obteve esta imagem de DEM L 106 com a câmara de grande campo WFPC2 (do inglês Wide Field Planetary Camera 2) utilizando filtros nos comprimetos de onda da banda B
banda B
A banda (ou filtro) B situa-se no domínio do óptico, centrada no comprimento de onda de 430 nanómetros e com uma largura de aproximadamente 100 nanómetros.
(439 nm
nanómetro (nm)
O nanómetro (nm) é uma unidade de comprimento igual a um milionésimo do milímetro: 1nm = 10-6mm = 10-9m.
), V (555 nm), I (814 nm), da risca de hidrogénio H-alfa
risca H-alfa do hidrogénio
A risca H-alfa (Hα) é uma risca espectral centrada no comprimento de onda de 6562,8 Å originada pelo hidrogénio atómico e corresponde à transição do electrão entre os níveis energéticos n=2 e n=3. É a primeira transição da série de Balmer - conjunto de transições do nível n=2 para níveis mais energéticos.
(656 nm) e de enxofre SII (673 nm). Assim, o Hubble capturou o brilho do hidrogénio e do enxofre fluorescente assim como a cor branco-azulado das estrelas quentes.

A maior parte da imagem é preenchida pelos finos filamentos da grande nebulosa DEM L 106, que se encontra a 160 000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. A estrela muito brilhante no topo da imagem chama-se Henize S22 e ilumina a bolha dupla de poeira tal como uma lanterna ilumina partículas de fumo. Esta supergigante encontra-se a apenas 25 anos-luz da nebulosa N30B. Visto de N30B, Henize S22 seria 250 vezes mais brilhante que o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
visto da Terra.

Os astrónomos M. Oey (Observatório de Lowell, EUA) e Y.-H. Chu (Universidade de Illinois, EUA) pertencem a uma equipa científica que estuda DEM L 106. Juntamente com os seus colaboradores, Oey e Chu obtiveram espectros em vários pontos da nebulosa de reflexão N30B, de forma a permitir-lhes estudar o espectro de S22 de vários ângulos. Descobriram que o espectro da estrela muda com o ângulo de visão, sugerindo que a estrela está rodeada por uma disco achatado de gás expelido do seu equador.

Fonte da notícia: http://oposite.stsci.edu/pubinfo/PR/2002/29/pr-photos.html