Hubble mede rigorosamente a massa de um planeta extra-solar
2002-12-12
Ilustração do efeito da perturbação gravitacional do planeta Gl 876b na estrela que ele orbita. Crédito: NASA & A. Feild (STScI).
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
a orbitar a estrelaUm planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Gliese 876, que se designou por Gliese 876b (Gl 876b). Agora, uma equipa liderada por Thierry Forveille (Observatórios do Havai e de Grenoble, França) acompanhou com o telescópio espacial HubbleUma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
(HST - NASAO Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
National Aeronautics and Space Administration (NASA)
Entidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
/ESAEntidade norte-americana, fundada em 1958, que gere e executa os programas espaciais dos Estados Unidos da América.
European Space Agency (ESA)
A Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
) o movimento da anã vermelha Gl 876, que é oscilante devido à perturbação gravitacional provocada pelo companheiro Gl 876b. Este tipo de observações exige uma precisão muito elevada, assim como uma grande estabilidade da óptica do telescópio, pois trata-se de medir ângulos de 0,5 milésimas de segundo de arcoA Agência Espacial Europeia foi fundada em 1975 e actualmente conta com 15 países membros, incluindo Portugal.
segundo de arco (")
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
. Ao longo de dois anos, as oscilações do movimento da estrela foram medidas utilizando o conjunto de instrumentos do Hubble responsáveis por apontar e estabilizar o observatório espacial, designado por FGS (do inglês Fine Guidance Sensors).
O segundo de arco (") é uma unidade de medida de ângulos, ou arcos de circunferência, correspondente a 1/60 de minuto de arco, ou seja, 1/3600 de grau.
Os dados astrométricos de Gl 876b, associados às medições de velocidades radiais realizadas em 1998, aquando do seu descobrimento, permitiram determinar vários parâmetros da órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
do planeta, incluindo a inclinação da órbitaA órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
inclinação de uma órbita
A inclinação da órbita de um astro é definida pelo ângulo entre o plano orbital do astro e outro plano de referência. No caso de um planeta do Sistema Solar, o plano de referência é o plano da órbita terrestre; no caso de um satélite, a referência é geralmente o plano equatorial do planeta.
relativamente ao plano do céu. Esta informação é essencial para se poder calcular a massaA inclinação da órbita de um astro é definida pelo ângulo entre o plano orbital do astro e outro plano de referência. No caso de um planeta do Sistema Solar, o plano de referência é o plano da órbita terrestre; no caso de um satélite, a referência é geralmente o plano equatorial do planeta.
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
do planeta, pois sem ela, só se pode avançar com um limite inferior para a sua massa. A massa do planeta Gl 876b foi determinada ser entre 1,89 e 2,4 vezes a massa de JúpiterA massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
, o maior planeta do nosso sistema solarJúpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Estimativas anteriores colocavam-na entre 1,9 e 100 vezes a massa de Júpiter!
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
Gl 876b é apenas o segundo planeta extra-solar
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, depois de HD 209458, para o qual foi determinada a massa de forma rigorosa. O planeta gasoso gigante que orbita HD 209458, uma estrela semelhante ao sol, foi o primeiro planeta a ter a sua massa confirmada com rigor. Isto só foi possível porque se descobriu que o planeta passa em frente da estrela cada 4 dias, diminuindo ligeiramente a luz da estrela, o que implica que o plano da órbita do planeta contém a direcção de observação. Neste caso, pelo facto da inclinação ser nula, a massa do planeta coincide com o limite inferior que se obtém utilizando a informação do trânsitoUm planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
do planeta e da velocidade radial da estrela, e é 0,7 vezes a massa de Júpiter. Gl 876b é o primeiro planeta extra-solar a ter a sua massa determinada por astrometriaDesigna-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
astrometria
Designa-se por Astrometria o ramo ou técnica da Astronomia e Astrofísica que se dedica à medição rigorosa das posições (coordenadas e distâncias) e movimentos próprios dos astros.
. Este trabalho de investigação será publicado em Dezembro na revista da especialidade Astrophysical Journal Letters.
Designa-se por Astrometria o ramo ou técnica da Astronomia e Astrofísica que se dedica à medição rigorosa das posições (coordenadas e distâncias) e movimentos próprios dos astros.
É muito importante saber a massa dos planetas extra-solares com precisão, pois ajudará os teóricos a responder a perguntas cruciais sobre a formação de planetas. Quando se obtiverem muitas destas determinações rigorosas das massas de planetas extra-solares, poderemos começar a investigar que tipos de planetas se formam em torno de uma determinada estrela.
Fonte da notícia: http://oposite.stsci.edu/pubinfo/pr/2002/27/pr.html