Chandra identifica primeiro binário de buracos negros

2002-12-03

A imagem obtida pelo observatório de raios-X Chandra revelou que no centro da galáxia NGC 6240 se encontram dois buracos negros gigantes. Crédito: NASA/CXC/MPE/S.Komossa et al.
Observações realizadas pelo observatório espacial de raios-X
Chandra
) revelaram, pela primeira vez, a existência de dois buracos negros
extremamente elevada juntos numa mesma galáxia
. Estes buracos negros gigantes, que activamente aglutinam a matéria que os rodeia, encontram-se a orbitar um em torno do outro. Daqui a várias centenas de milhões de anos, acabarão por se fundir, dando origem a um buraco negro ainda maior, num evento catastrófico que libertará enormes quantidades de radiação
e ondas gravitacionais.

A uma distância de cerca de 400 milhões de anos-luz
, NGC 6240 é um dos melhores exemplos de galáxias onde ocorrem surtos de formação de estrelas
(ditas galáxias do tipo "starburst", em inglês), ou seja, em que as estrelas se estão a formar a uma taxa excepcionalmente elevada devido a uma recente colisão (há 30 milhões de anos) e subsequente fusão
de duas pequenas galáxias. Observações prévias, realizadas por outros observatórios de raios-X, tinham mostrado que a região central era uma fonte de raios-X, mas desconhecia-se a sua origem. Observações no rádio
, no infravermelho
e no visível tinham detectado dois núcleos brilhantes, cuja natureza se mantivera um mistério.

As observações realizadas agora pelo Chandra mostraram que a radiação X provinha afinal de ambos os núcleos, tendo sido obtidos espectros de raios-X individuais para cada um destes. Estes espectros revelaram características de buracos negros de massa extremamente elevada: um excesso de fotões
fotão
O fotão, muitas vezes referido como a partícula de luz, é o quantum do campo electromagnético e é a partícula elementar da radiação electromagnética.
de alta energia emitidos pelo gás em queda para dentro do buraco negro e raios-X de átomos
fluorescentes de ferro no gás próximo dos buracos negros.

No decurso das próximas centenas de milhões de anos, os dois buracos negros do centro da galáxia NGC 6240, que se encontram separados de 300 anos-luz, aproximar-se-ão um do outro até se fundirem dando origem a um buraco negro ainda maior. A identificação de um sistema binário de buracos negros vem reforçar a ideia de que os buracos negros vão crescendo até atingirem massas elevadíssimas nos centros das galáxias através da fusão com outros buracos negros. Validar esta teoria é essencial para compreender a formação e evoulção das galáxias.

No final do processo de fusão dos buracos negros, prevê-se um surto de ondas gravitacionais. Estas ondas gravitacionais espalhar-se-ão pelo universo produzindo ondulações no tecido do espaço que se traduzirão em pequenas alterações na distância entre dois pontos e poderão ser detectadas pelo detector espacial planeado pela NASA, o LISA (antena espacial de interferometria
interferometria
A interferometria é uma técnica de observação baseada em padrões de interferência causados pela combinação de ondas electromagnéticas: quando duas ondas estão em fase, o sinal é mais forte e diz-se que a interferência é construtiva; quando as duas ondas estão exactamente fora de fase, a interferência é destrutiva e não há sinal.
laser
Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation (LASER)
A palavra LASER designa uma amplificação de luz por emissão estimulada de radiação. O princípio físico por trás deste fenómeno é a emissão estimulada: sob certas condições, um fotão atinge um átomo excitado e provoca a emissão de um fotão. O átomo emite dois fotões: o fotão estimulador, que passa incólume, e o fotão estimulado, que tem o mesmo comprimento de onda, a mesma fase, a mesma polarização e a mesma direcção de propagação que o fotão estimulador. Se cada um destes fotões estimular mais átomos, o feixe inicial de fotões é assim amplificado.
). Estima-se que a coalescência de buracos negros de massa elevada aconteça várias vezes por ano no Universo observável
Universo observável
Chama-se Universo observável a tudo o que pode ser observado até ao limite em que, no passado, e de acordo com os modelos teóricos, o Universo era opaco, ou seja, quando tinha uma idade de apenas cerca de 300 mil anos.

Este trabalho de investigação sobre NGC 6240 será publicado pela revista da especialidade Astrophysical Journal Letters num artigo cujo primeiro autor é uma investigadora do Instituto Max-Planck para a Física Extraterrestre (Alemanha), Stephanie Komossa.

Fonte da notícia: http://www1.msfc.nasa.gov/NEWSROOM/news/releases/2002/02-293.html