Luz verde para missão a Vénus!

2002-11-07

Venus Express: depois de inúmeras barreiras ultrapassadas, a Europa dá mais um passo fundamental na exploração do sistema solar. Visão artística da Venus Express orbitando Vénus. Crédito: ESA 2002 & Medialab.
No dia 5 de Novembro, a missão Venus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
Express
teve luz verde da Comissão do Programa Científico da ESA
. Juntamente com a missão a Marte
da Mars Express
Mars Express
Mars Express é uma sonda da Agência Espacial Europeia (ESA) lançada a 2 de Junho de 2003 e que alcançou Marte em Dezembro de 2003. A Mars Express entrou numa órbita à volta de Marte, onde permanecerá a cumprir os seus objectivos: fotografar toda a superfície de Marte em alta resolução (e algumas áreas seleccionadas em super-resolução); mapear a composição mineral da superfície; mapear a composição da atmosfera e determinar a sua circulação global; estudar a estrutura do subsolo até uma profundidade de alguns quilómetros; estudar o efeito da atmosfera na superfície; determinar a interacção entre a atmosfera e o vento solar. A Mars Express levava a bordo o Beagle 2, que foi lançado para pousar na superfície de Marte, mas que nunca deu notícias e é considerado perdido.
e a missão a Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
da Bepi Colombo, esta missão a Vénus completa o programa da ESA de exploração dos planetas terrestres
planeta terrestre
Designa-se por planeta terrestre um planeta com densidade e tamanho comparável ao da Terra. No Sistema Solar são considerados planetas terrestres (ou telúricos) Mercúrio, Vénus, Terra, Marte e Plutão, e ainda se incluem os satélites naturais como a Lua, os satélites galileanos de Júpiter, Titã e Tritão, por exemplo.
, colocando a Europa num lugar de vanguarda da investigação planetária.

Vénus é um planeta
gémeo da Terra em termos de tamanho e massa
, tendo no entanto evoluído numa direcção radicalmente diferente do nosso, com uma temperatura superficial de 700 K (superior à de um forno de cozinha!) e uma atmosfera
constituída por uma mistura sufocante de gases tóxicos. A atmosfera de Vénus, assim como o subsolo, serão estudados como nunca antes pela sonda europeia Venus Express, através de uma série de espectrómetros
espectrómetro
O espectrómetro é um instrumento cuja função é medir os comprimentos de onda de um determinado espectro de luz, permitindo identificar as espécies químicas responsáveis pelas riscas existentes nesse espectro.
, câmaras, analisadores de plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
e radares capazes de determinar a estrutura do subsolo até grandes profundidades (<5 km).

Com este conjunto diversificado de instrumentos, a missão será capaz de atingir uma série de objectivos científicos, dos quais se destacam: a circulação global da atmosfera; a composição química da atmosfera e as suas variações; as interacções físicas e químicas entre a atmosfera e a superfície, incluindo o vulcanismo; a física e química da camada de nuvens que envolve o planeta; o equilíbrio térmico e o papel desempenhado por certos gases no efeito de estufa de Vénus; a origem e evolução da atmosfera venusiana; o ambiente de plasma em torno de Vénus e a sua interacção com o vento solar
vento solar
O vento solar é um vento contínuo de plasma quente que tem origem na coroa solar e preenche o espaço interplanetário do Sistema Solar. A 1 UA do Sol (ou seja, à distância da Terra ao Sol), a velocidade do vento solar é de cerca de 450 km/s e a densidade é aproximadamente 7 protões/cm3. O vento solar confina o campo magnético da Terra e é responsável por fenómenos como tempestades geomagnéticas e auroras. O Sol ejecta cerca de 10-13 da sua massa por ano via vento solar.

Espera-se que a Venus Express alcance os seguintes marcos:
- o primeiro mapa global no infravermelho
da composição da atmosfera baixa (comprimentos de onda
em que a densa atmosfera de Vénus é transparente),
- o primeiro estudo coerente da temperatura e dinâmica atmosféricas a diferentes altitudes, desde a superfície até cerca de 200 km,
- as primeiras medições a partir da órbita
venusiana da distribuição global de temperaturas à superfície de Vénus,
- as primeiras observações coerentes de Vénus no intervalo de comprimentos de onda que vai desde o infravermelho próximo
infravermelho próximo
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 5 mícrones. Esta banda permite observar astros ou fenómenos com temperaturas entre 740 e 5200 graus Kelvin.
até ao ultravioleta
,
- a primeira aplicação da técnica de ocultação
ocultação
Designa-se por ocultação a ausência de luz proveniente de um objecto celeste devido à sua passagem por detrás de outro objecto celeste. Por exemplo, o eclipse do Sol é uma ocultação do Sol.
estelar/solar em Vénus,
- a primeira sondagem da estrutura da ionosfera
ionosfera
A ionosfera é a camada da atmosfera terrestre situada imediatamente acima da estratosfera. Estende-se dos 80 até aos 500 km acima da superfície terrestre, onde o oxigénio e o azoto são ionizados pela luz solar, dando origem a electrões livres.
venusiana,
- a primeira sondagem do subsolo do planeta.

A Venus Express será lançada em Novembro de 2005, com a chegada a Vénus prevista para Abril de 2006. Trata-se de uma missão de baixo custo, surgindo da ideia de reutilizar o design da missão Mars Express. Vários instrumentos a bordo são adaptações de duplicados das missões Rosetta e Mars Express.

Fonte da notícia: http://www.sstep.org/noticia.php?id=11