Órbita de uma estrela em torno da região central da Via Láctea observada pelo VLT

2002-10-22

Esquerda: Imagem infravermelha (2,1 microns) centrada na fonte compacta de rádio SgrA*, no centro da Via Láctea, obtida pela câmara NACO com uma resolução angular de 0.060 segundos de arco. O campo mede 2 x 2 segundos de arco e à distância do centro da galáxia, 1 segundo de arco corresponde a 46 dias-luz. Direita: Posições de S2 (cruzes) relativamente a SgrA* (círculo) observadas em diferentes épocas entre 1992 e 2002. A curva representa a órbita elíptica que melhor se ajusta às observações: um dos focos encontra-se em SgrA*. Crédito: ESO.
Desde a descoberta dos quasares
quasar
Os quasares são objectos extragalácticos extremamente brilhantes e compactos. Hoje acredita-se que são o centro de galáxias muito energéticas ainda num estado inicial da sua evolução (são, pois, núcleos galácticos activos - NGAs) e a sua energia provém de um buraco negro de massa muito elevada. Os seus desvios para o vermelho indicam que se encontram a distâncias cosmológicas. O seu nome, quasar, vem do inglês quasi-stellar object, ou seja, objecto quase estelar, devido à semelhança da sua imagem em placas fotográficas com a imagem de uma estrela.
, em 1963, que os astrofísicos buscam uma explicação para a produção das gigantescas quantidades de energia observadas nestes objectos. Os quasares residem nos centros das galáxias
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
e julga-se que a imensa energia emitida por estes objectos deve-se à matéria que, em queda para um buraco negro
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
de massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
muito elevada, liberta energia gravitacional através de intensa radiação
radiação electromagnética
A radiação electromagnética, ou luz, pode ser considerada como composta por partículas (os fotões) ou ondas. As suas propriedades dependem do comprimento de onda: ondas ou fotões com comprimentos de onda mais longos traduzem radiação menos energética. A radiação electromagnética, ou luz, é usualmente descrita como um conjunto de bandas de radiação, como por exemplo o infravermelho, o rádio ou os raios-X.
, desaparecendo depois, para sempre, no interior do buraco negro.

Para explicar a prodigiosa quantidade de energia produzida em quasares e outros núcleos galácticos activos, tem-se recorrido à hipótese dos buracos negros com massas da ordem de milhões a milhares de milhões de vezes a massa do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
. Nos últimos anos, as observações efectuadas têm apontado nesse sentido, incluindo, por exemplo, a detecção de vastas concentrações de massa escura nas regiões centrais das galáxias. Contudo, uma prova inequívoca da existência de buracos negros em tais regiões necessita, evidentemente, de excluir todas as explicações possíveis alternativas, e para isso, é absolutamente necessário determinar a forma do campo gravítico na vizinhança imediata do objecto central. Ora isto não tem sido possível para os casos de galáxias distantes devido às limitações tecnológicas actuais dos nossos telescópios.

O centro da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
encontra-se na direcção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Sagitário (no hemisfério Sul), a cerca de 26 000 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
. Com imagens de alta resolução, é possível distinguir milhares de estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
individuais na região central, num raio de apenas 1 ano-luz (ou seja, apenas um quarto da distância à estrela Proxima Centauri
Proxima Centauri
A Proxima Centauri, ou Próxima do Centauro, é a estrela mais próxima do Sol, a cerca de 4,22 anos-luz de distância, na direcção do Centauro. Integra um sistema triplo de estrelas com as estrelas α Cen A e &alpha Cen B.
, a mais próxima do sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
). A partir do estudo dos movimentos destas estrelas na última década, os astrónomos concluíram que uma massa de cerca de 3 milhões de vezes a massa do Sol
massa solar
Massa solar é a quantidade de massa existente no Sol e, simultaneamente, a unidade na qual os astrónomos exprimem as massas das estrelas, nebulosas e galáxias. Uma massa solar é igual a 1,989x1030 kg.
se encontra concentrada a apenas 10 dias-luz da fonte compacta, de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
e raios-X
raios-X
A radiação X é a radiação electromagnética cujo comprimento de onda está compreendido entre o ultravioleta e os raios gama, ou seja, pertence ao intervalo de aproximadamente 0,1 Å a 100 Å. Descobertos em 1895, os raios-X tambêm são, por vezes, chamados de raios de Röntgen em homenagem ao seu descobridor. A radiação X é altamente penetrante, o que a torna muito útil, por exemplo, para obter radiografias.
, Sagitário A* (SgrA*), no centro deste aglomerado de estrelas. Isto significa que SgrA* é, provavelmente, a contrapartida visível de um eventual buraco negro e, simultaneamente, faz do centro da nossa galáxia a melhor prova da existência de buracos negros de massa muito elevada nos centros das galáxias. Apesar disto, as investigações passadas não permitiram excluir definitivamente outras explicações alternativas, tais como aglomerados extremamente compactos de estrelas de neutrões
estrela de neutrões
Uma estrela de neutrões é o remanescente de uma estrela de massa elevada que explodiu como supernova. Trata-se de um objecto muito compacto constituído essencialmente por neutrões, com apenas cerca de 10 a 20 km de diâmetro, uma densidade média entre 1013 e 1015 g/cm3, uma temperatura central de 109 graus e um intenso campo magnético de 1012 gauss.
, ou até mesmo buracos negros estelares.

Combinando imagens infravermelhas
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, agora realizadas com o instrumento de Óptica Adaptativa NAOS-CONICA (NACO) montado no telescópio Yepun do VLT
Very Large Telescope (VLT)
O Very Large Telescope é um observatório operado pelo Observatório Europeu do Sul (ESO) e localizado no Cerro Paranal, no deserto de Atacama, no Chile. O VLT é composto por 4 telescópios de 8,2 m de diâmetro que podem trabalhar simultaneamente, constituindo um interferómetro óptico, ou independentemente.
(ESO
European Southern Observatory (ESO)
O Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia de Astronomia para o estudo do céu austral fundada em 1962. Conta actualmente com a participação de 10 países europeus e ainda do Chile. Portugal tornou-se membro do ESO em 1 de Janeiro de 2001, no seguimento de um acordo de cooperação que durou cerca de 10 anos.
), um dos quatro telescópios de 8,2 m do observatório Paranal (Chile), com imagens de alta resolução no rádio obtidas anteriormente, uma equipa de investigadores liderada pelo Instituto Max-Planck para a Física Extraterrestre (Alemanha) conseguiu determinar, ao longo dum período de dez anos e com extrema precisão, as posições de cerca de mil estrelas na região central em torno de SgrA*. Repararam então que uma estrela em particular, designada por S2 e actualmente a estrela mais próxima de SgrA*, tinha descrito uma órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
elíptica em redor de SgrA* (ver figura ao lado)! A qualidade dos dados obtidos é tal que foi possível determinar os parâmetros orbitais de S2, tais como a forma e o tamanho. S2 passou pelo ponto mais próximo de SgrA* na Primavera deste ano, a uma distância de apenas 17 horas-luz (cerca de 3 vezes a distância de Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
ao Sol), à incrível velocidade de 5 000 km/s (cerca de 200 vezes a velocidade da Terra na sua órbita em torno do Sol). A órbita de S2 é bastante alongada, com uma excentricidade
excentricidade
A excentricidade de uma elipse é a razão entre a distância de um foco ao centro da elipse (c) e o seu semi-eixo maior (a): e=c/a. A circunferência tem excentricidade nula, e=0.
de 0,87. No ponto mais distante da sua órbita, S2 encontra-se a 10 dias-luz de SgrA*.

Estes resultados vêm mostrar claramente que SgrA* é, sem dúvida, o local onde se concentra a massa escura que se sabia existir. Cálculos efectuados com base em modelos indicam que a melhor estimativa para a massa do objecto central é de 2,6 milhões de massas solares. Além disso, estes resultados mostram ainda que esta enorme massa está, afinal, confinada a um volume cerca de mil vezes menor do que aquilo que se julgava. Assim, o caso a favor do buraco negro galáctico é tão forte que, definitivamente, as explicações alternativas para este enigma parecem ter os dias contados. Este trabalho encontra-se publicado na revista Nature de 17 de Outubro de 2002.

Fonte da notícia: http://www.eso.org/outreach/press-rel/pr-2002/pr-17-02.html