Chandra acompanha a evolução dos jactos de raios-X produzidos por um buraco negro

2002-10-17

Painel da esquerda: série de imagens em raios-X da fonte XTEJ1550 obtida pelo Chandra (NASA); em Agosto de 2000 observa-se um jacto à esquerda do buraco negro do sistema XTEJ1550; em Março de 2002 aparece também um jacto à direita; 3 meses depois, o jacto da esquerda já não é detectado. Painel da direita: ilustração da formação de um disco de acreção à volta de um buraco negro num sistema binário. Crédito: esquerda, NASA/CXC; direita, CXC/M.Weiss.
Num sistema binário em que um dos componentes é um buraco negro
estelar, tal como o sistema esquematizado na figura ao lado, as camadas exteriores da estrela
vão sendo arrancadas, formando um disco de matéria gasosa à volta do buraco negro. Este gás atinge temperturas de milhões de graus, de forma que forças electromagnéticas intensas no disco podem originar jactos de partículas de alta energia. Uma série de imagens obtidas com o observatório de raios-X Chandra
) permitiu seguir a evolução de jactos de raios-X
produzidos por um buraco negro num sistema binário.

Uma fulguração
de radiação X proveniente da fonte XTE J1550-564 foi detectada em 1998 pelo observatório RXTE
Rossi X-ray Timing Explorer (RXTE)
O observatório espacial de raios-X RXTE, da NASA, é uma missão que teve início em 1995 e ainda está a decorrer, e tem como objectivo observar, com extrema rapidez, buracos negros, estrelas de neutrões, pulsares de raios-X e fulgurações de raios-X. Uma grande vantagem do RXTE é a sua capacidade de observar alterações que ocorrem no brilho de fontes de raios-X, tanto num milésimo de segundo, como ao longo de anos.
(do inglês, Rossi X-ray Timing Explorer, NASA). Posteriormente, observações efectuadas com o Chandra e com radiotelescópios revelaram dois jactos, em sentidos opostos, de partículas de alta energia a afastarem-se do buraco negro a cerca de metade da velocidade da luz
velocidade da luz
A velocidade da luz é a rapidez com que se propagam as ondas luminosas (ou radiação electromagnética). No vácuo, é igual a 299 790 km/s, sendo independente do referencial considerado.
. Na figura ao lado, a sequência da esquerda acompanha a evolução destes jactos em relação ao buraco negro central. Quatro anos após a fulguração, os jactos distanciaram-se mais de 3 anos luz e desaceleraram, perdendo energia, com um deles (o da esquerda na imagem) a apagar-se primeiro.

As observações indicam que o jacto da esquerda desloca-se em direcção à Terra, enquanto que o outro jacto se afasta. Este alinhamento explica porque é que o jacto da esquerda parece ter-se deslocado relativamente ao buraco negro mais do que o jacto da direita. No entanto, torna difícil compreender porque é que o brilho
aparente do jacto da direita não diminuiu tanto quanto se esperava. Uma hipótese é que o jacto está a atravessar uma nuvem densa de gás. A resistência do gás obriga o jacto a desacelerar, produzindo uma onda de choque
que fornece energia aos electrões
electrão
Partícula elementar pertencente à família dos leptões - partículas sujeitas à interacção nuclear fraca, electromagnética e gravitacional. Os electrões possuem carga eléctrica negativa e encontram-se nos átomos de todos os elementos químicos, orbitando à volta do núcleo atómico, que possui carga eléctrica positiva.
do jacto, provocando um aumento do seu brilho. O aspecto deste jacto, que lembra um cometa
, indica que está, de facto, a interagir com o gás interstelar
gás interestelar
O gás interestelar é constituído pelos átomos, moléculas e iões de elementos, ou substâncias, gasosas presentes no meio interestelar.

A produção de jactos por buracos negros estelares e por buracos negros de massa
elevadíssima é uma ocorrência comum no Universo e parece ser uma das principais formas pelas quais os buracos negros injectam energia no meio que os rodeia. Embora se suponha que todos os jactos desaceleram devido à resistência do gás através do qual se deslocam, o processo, no caso de buracos negros de massa elevadíssima, pode levar milhões de anos. Os jactos de XTE J1550 são os primeiros a serem apanhados durante a fase de desaceleração, a partir de observações ao longo de apenas quatro anos. Se se tratasse de um jacto produzido por um buraco negro de massa elevadíssima, este processo demoraria um milhão de anos!

Fonte da notícia: http://chandra.harvard.edu/photo/2002/xtej1550/index.html