Halo da Via Láctea gira a velocidade vertiginosa

2016-07-27

A Via Láctea e os seus pequenos companheiros estão cercados por um gigantesco halo de gás (a azul, na ilustração), com temperaturas de milhões de graus e que só se observa com telescópios de raios-X no espaço. Astrónomos da Universidade de Michigan descobriram que este halo quente enorme gira na mesma direção que o disco da Via Láctea e a uma velocidade comparável. Crédito: NASA/CXC/ M.Weiss/Ohio State/A Gupta et al.
Astrónomos do LSA College da Universidade de Michigan descobriram que o gás quente no halo da Via Láctea
está a girar na mesma direção e a uma velocidade aproximada à do disco da galáxia
, que contém as estrelas
, planetas
, gás e poeira. Esta nova descoberta ajuda a compreender de que forma os átomos
se agruparam para formar estrelas, planetas e galáxias como a nossa, e o que reserva o futuro para estas galáxias.

Edmund Hodges-Kluck, cientista assistente da investigação, disse: "Assumia-se que o disco da Via Láctea girava enquanto este enorme reservatório de gás quente permanecia estacionário - mas não é isso que acontece. O reservatório de gás quente está também a girar, embora não tão depressa como o disco."

A nova investigação, financiada pela NASA
, utilizou dados de arquivo obtidos pelo Telescópio XMM-Newton
X-ray Spectroscopy Multi-Mirror Mission (XMM-Newton)
Satélite de raios-X da Agência Espacial Europeia colocado em órbita no dia 10 de Dezembro de 1999, com a ajuda de um foguetão Ariane 5. Este satélite é o segundo de uma série de missões no âmbito do programa espacial europeu de longo termo Horizon 2000.
, da Agência Espacial Europeia
, e foi recentemente publicada no Astrophysical Journal. O estudo centra-se no halo quente e gasoso da nossa galáxia, que é várias vezes mais vasto que o seu disco e composto por plasma
plasma
O plasma é um gás completamente ionizado, em que a temperatura é demasiado elevada para que os átomos existam como tal, sendo composto por electrões e núcleos atómicos livres. É chamado o quarto estado da matéria, para além do sólido, líquido e gasoso.
ionizado
ionização
Processo pelo qual um átomo (ou molécula) electricamente neutro ganha ou perde um ou mais electrões, transformando-se num ião.

Tendo em conta que o movimento produz uma alteração no comprimento de onda
da luz, os investigadores da Universidade de Michigan mediram estes desvios no céu usando linhas de oxigénio muito quente. Descobriram algo surpreendente: os desvios medidos mostram que o halo da Via Láctea gira na mesma direção que o seu disco e a uma velocidade muito semelhante: 643.738 km/h para o halo e 869.046 km/h para o disco.

"A rotação do halo quente é um indício incrível de como a Via Láctea se formou," disse Hodges Kluck. "Diz-nos que esta atmosfera
quente é a fonte original de uma grande parte da matéria no disco."

Os cientistas há muito que tentam perceber porque razão quase todas as galáxias, incluindo a nossa, parecem ter matéria em falta, matéria que de outra forma eles esperariam encontrar. Os astrónomos acreditam que cerca de 80% da matéria no Universo é "matéria escura" que, até agora, só pode ser detetada através da força gravitacional que exerce. Mas mesmo a maior parte dos restantes 20% de matéria, dita "normal", está em falta nos discos das galáxias. Recentemente, foi descoberta no halo alguma da matéria em falta. Os investigadores da Universidade de Michigan dizem que conhecer a direção e a velocidade do halo giratório pode ajudar a perceber, em primeiro lugar, como a matéria lá chegou, e também a taxa a que a matéria se instala na galáxia.

"Agora que sabemos mais sobre a rotação, os teóricos irão usar este conhecimento para compreenderem a formação da Via Láctea - e qual será o seu destino," disse Joel Bregman, professor da astronomia do LSA College da Universidade de Michigan.

"Podemos servir-nos desta descoberta para sabermos muito mais - a rotação deste halo quente será um grande tópico para os futuros espectrógrafos de raios-X