Descoberto um novo anel de Einstein

2016-06-03

Nesta imagem composta, a galáxia lente central surge a vermelho e, em redor, o anel de Einstein, a imagem distorcida de uma galáxia distante, é visível a azul. Crédito: Bettinelli et al., DECam (Blanco 4-m telescope at CTIO).
Uma equipa de astrónomos de vários países (Espanha, Itália e EUA) descobriu um novo Anel de Einstein, uma imagem rara de uma galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
distante distorcida pela gravidade. A distorção é produzida pela deflexão da luz da galáxia por uma lente gravitacional
efeito de lente gravitacional
O efeito de lente gravitacional consiste na deflexão da luz provocada pelo campo gravitacional muito forte de um objecto que se encontra entre o observador e a fonte de luz. Por exemplo, uma galáxia, ou um enxame de galáxias, que se encontre entre nós e um objecto astronómico muito distante, como um quasar, pode actuar como uma lente gravitacional. Tipicamente, o efeito de lente gravitacional faz com que se observe, numa única fotografia, mais do que uma imagem do mesmo objecto.
. A descoberta vem publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Na sua Teoria da Relatividade Geral
Teoria da Relatividade Geral
A Teoria da Relatividade Geral foi formulada por Albert Einstein em 1916 como expansão da Teoria da Relatividade Restrita (formulada em 1905) de forma a incluir o efeito da gravitação no espaço-tempo. Esta teoria propõe que o espaço-tempo é uma estrutura quadri-dimensional cuja curvatura é determinada pela presença de matéria. Neste sentido, a gravitação manifesta-se como curvatura do espaço-tempo, e não como uma força entre duas massas.
, publicada há um século, Albert Einstein
Albert Einstein
(1879-1955). Albert Einstein nasceu em Ulm, na Alemanha. Como físico teórico, revolucionou a nossa compreensão do Universo. A sua contribuição para o avanço da Física Moderna foi única. Doutorou-se em 1905 pela Universidade de Zurique (Suíça), no mesmo ano em que interpretou o efeito fotoeléctrico, o movimento browniano, e lançou a Teoria da Relatividade Restrita. Publicou em 1916 a sua Teoria da Relatividade Geral e foi galardoado com o Prémio Nobel da Física em 1921.
previu que a gravidade iria distorcer o tecido do espaço-tempo
espaço-tempo
O espaço-tempo é um conceito único introduzido por Albert Einstein no âmbito da Teoria da Relatividade Geral, que reconhece a união do espaço e do tempo.
, e que, como resultado, a luz seguiria caminhos curvos. Os astrónomos observaram pela primeira vez este efeito em 1919, medindo a posição das estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
junto ao Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
durante o eclipse solar
eclipse do Sol
Um eclipse do Sol é a ocultação total ou parcial do Sol pela Lua, quando observado da Terra.
total de 1919, e registando um ligeiro desvio resultante do campo gravitacional da nossa estrela mais próxima. A uma escala maior, a luz das galáxias distantes é encurvada pelos buracos negros
buraco negro
Um buraco negro é um objecto cuja gravidade é tão forte que a sua velocidade de escape é superior à velocidade da luz. Em Astronomia, distinguem-se dois tipos de buraco negro: os buracos negros estelares, que resultam da morte de uma estrela de massa elevada, e os buracos negros galácticos, que existem no centro das galáxias activas.
e grandes galáxias que se encontram no caminho percorrido pela luz até à Terra. Os objetos intervenientes agem como lentes, criando arcos e "anéis de Einstein" de luz.

Estes anéis são, ainda assim, relativamente raros e, em geral, surgem muito pequenos no céu, o que torna difícil vê-los claramente, sendo, na sua maioria, observados por telescópios de rádio
rádio
O rádio é a banda do espectro electromagnético de maior comprimento de onda (menor frequência) e cobre a gama de comprimentos de onda superiores a 0,85 milímetros. O domínio do rádio divide-se no submilímetro, milímetro, microondas e rádio.
, ou através do Telescópio Espacial Hubble
Hubble Space Telescope (HST)
O Telescópio Espacial Hubble é um telescópio espacial que foi colocado em órbita da Terra em 1990 pela NASA, em colaboração com a ESA. A sua posição acima da atmosfera terrestre permite-lhe observar os objectos astronómicos com uma qualidade ímpar.
. A raridade deve-se às enormes distâncias envolvidas e à baixa probabilidade de a nossa galáxia, a galáxia lente e a galáxia distante estarem exatamente na mesma linha.

O anel agora descoberto encontra-se na direção da constelação
constelação
Designa-se por constelação cada uma das 88 regiões em que se divide a abóbada celeste, por convenção de 1922.
do Escultor (Sculptor), no céu austral. Margherita Bettinelli, estudante de doutoramento no Instituto de Astrofísica das Canárias, descobriu-o ao olhar para imagens de arquivo da DECam (Dark Energy Camera) montada no telescópio de 4 m Victor Blanco, no Observatório de Cerro Tololo, Chile. Margherita e a sua equipa deram ao anel o nome de “Canarias”, em homenagem ao trabalho realizado por astrónomos em La Palma e Tenerife.

A luz que hoje chega à Terra deixou o anel de Einstein há 8 mil milhões de anos, vemos, por isso, o anel tal como era 5 mil milhões de anos após o Big Bang. Apesar do seu tamanho aparente relativamente pequeno (que se estende no céu por um ângulo de 4,5 arco-segundo ou cerca de 1/800 de grau), é maior do que a maioria dos outros anéis até à data encontrados. Trabalhos de seguimento com o GTC (Gran Telescopio Canarias), de 10,4 m, confirmam a distância e mostram que a galáxia lente relacionada tem uma massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
equivalente a cerca de um bilião de sóis.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/news-and-press/2843-a-new-einstein-ring