Terá o Planeta Nove sido roubado a outra estrela?

2016-06-01

O Planeta Nove, se existir, pode ter sido arrancado de outra estrela, há muito tempo, segundo sugere este novo estudo. Crédito: Lund University.
Astrónomos da Universidade de Lund, na Suécia, mostram, através de uma simulação de computador, que o chamado Planeta Nove pode ter sido um exoplaneta
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
. A ser verdade, seria o primeiro objeto deste tipo dentro do Sistema Solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
. Os investigadores argumentam que o Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
, na sua juventude, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, terá roubado o Planeta Nove à sua estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
original. Os resultados vêm publicados num artigo na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

"É quase irónico que os astrónomos, que conseguem descobrir com frequência
frequência
Num fenómeno periódico, a frequência é o número de ciclos por unidade de tempo.
exoplanetas a centenas de anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
de distância, noutros sistemas solares, não tenham descoberto ainda o Planeta Nove, como se houvesse uma espécie de esconderijo no nosso quintal," disse o investigador Alexander Mustill, principal autor do novo estudo.

As estrelas nascem em enxames e muitas vezes passam umas pelas outras. Durante esses encontros, uma estrela pode "roubar" um ou mais planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
da órbita
órbita
A órbita de um corpo em movimento é a trajectória que o corpo percorre no espaço.
de outra estrela. De acordo com o modelo de computador usado no novo trabalho, terá provavelmente sido isto o que aconteceu quando o Sol capturou o Planeta Nove.

"O Planeta Nove pode muito bem ter sido empurrado por outros planetas, acabando por ir parar a uma órbita demasiado ampla em torno da sua estrela, onde o Sol terá tido a oportunidade de o capturar. Quando mais tarde o Sol saiu do enxame estelar em que nasceu, o Planeta Nove ficou preso a uma órbita em seu torno," explicou Mustill.

"Ainda não há qualquer imagem do Planeta Nove, nem mesmo um ponto de luz. Não sabemos se é composto por rocha, gelo ou gás. Sabemos apenas que a sua massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
será aproximadamente dez vezes a massa da Terra."

A existência do Planeta Nove ainda não foi confirmada, nem a hipótese de que terá sido o primeiro exoplaneta a juntar-se ao nosso Sistema Solar. Mas se a teoria estiver certa, Mustill acredita que este pode ser um passo de gigante no avanço dos nossos conhecimentos sobre o espaço, o Sol e a Terra.

"Este é o único exoplaneta que, em termos realistas, seriamos capazes de alcançar através de uma sonda espacial," concluiu ele.

Veja o vídeo: https://youtu.be/zPyyuwScnpE , onde Alexander Mustill explica este estudo.

Fonte da notícia: http://www.ras.org.uk/news-and-press/2841-was-planet-9-stolen-from-another-star