Trânsito de Mercúrio – Mini Eclipse Solar no dia 9 de Maio

2016-05-06

Sequência do Trânsito de Mercúrio, em 2003 – Bélgica. Crédito: Dominique Dierick.
Na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, ocorrerá um fenómeno raro no céu. Mercúrio
Mercúrio
Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. É o mais pequeno dos planetas rochosos, com um diâmetro cerca de 40% menor do que o da Terra.
, o planeta
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
mais pequeno do sistema solar
Sistema Solar
O Sistema Solar é constituído pelo Sol e por todos os objectos que lhe estão gravitacionalmente ligados: planetas e suas luas, asteróides, cometas, material interplanetário.
, irá iniciar, às 12h12, uma passagem à frente do disco solar - trânsito
trânsito
Designa-se por trânsito a passagem de um objecto astronómico à frente do disco de um objecto maior e mais longínquo. Por exemplo, o trânsito de Vénus diante do Sol.
. No âmbito deste acontecimento, o NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia) irá realizar um evento público, a partir das 11h30, no Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal, em São Pedro de Estoril. Se o tempo permitir, diferentes telescópios mostrarão camadas distintas do Sol
Sol
O Sol é a estrela nossa vizinha, que se encontra no centro do Sistema Solar. Trata-se de uma estrela anã adulta (dita da sequência principal) de classe espectral G. A temperatura na sua superfície é aproximadamente 5800 graus centígrados e o seu raio atinge os 700 mil quilómetros.
e a projeção ao vivo de todas as fases relevantes do trânsito, que terminará às 19h40.

Este evento contará ainda com a presença de representantes do Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique no seguimento da conferência inaugural do Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento (PLOAD). Será ainda projetada uma exposição em 3D de imagens do planeta mais interior do sistema solar e haverá atividades lúdicas que permitirão compreender melhor as dimensões envolvidas.

Com um diâmetro 150 vezes menor que o diâmetro aparente do Sol, Mercúrio será visível como um minúsculo ponto preto em frente à nossa estrela
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
. Como explica Mário Ramos, o guardião de instrumentos e números do NUCLIO, por ser tão pequeno, não será possível ver o planeta a olho nu, sendo preciso uma amplificação na ordem de 30 vezes e um filtro solar adequado no telescópio utilizado.

O trânsito de um planeta perfeitamente alinhado entre a Terra e a face do Sol é um acontecimento raro. No caso de Mercúrio, acontece num intervalo de 3 a 13 anos. O trânsito seguinte ocorrerá em 2019, mas apenas a fase inicial será visível. Os portugueses terão de esperar 33 anos pela oportunidade de observarem outro trânsito integral.

NOTA IMPORTANTE
A OBSERVAÇÃO DO SOL IMPLICA RISCOS PARA A VISÃO SE NÃO FOREM RESPEITADOS OS PROCEDIMENTOS ADEQUADOS!

Pode consultar os procedimentos corretos nos seguintes links:
http://oal.ul.pt/observar-o-sol-em-seguranca/
http://www.astro.up.pt/caup/eventos/dawn2009/ComoObservarOSol.pdf


Trânsito em números:

Primeiro contacto: 12:12 (entrada de Mercúrio junto ao bordo da fotosfera solar)
Segundo contacto: 12:15 (entrada de Mercúrio termina)
Meio trânsito: 15:57 (Mercúrio a meio do trânsito, mas não no centro do Sol)
Terceiro contacto: 19:37 (começa a saída de Mercúrio, junto ao bordo do Sol)
Quarto contacto: 19:40 (Mercúrio separado do disco solar)
Pôr do sol: ~20:30


Centro de Interpretação Ambiental da Pedra do Sal:
Estrada Marginal
São Pedro do Estoril

Fonte da Notícia: NUCLIO - Comunicado de Imprensa.