Conferência Inaugural do PLOAD - Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento

2016-05-03

A conferência inaugural do PLOAD - Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento - marcará também o lançamento do site oficial. Crédito: NUCLIO.
O público em geral e os média estão convidados a assistir à conferência inaugural do PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) – Centro de Especialização em Língua Portuguesa do Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento - que terá lugar no Centro Cultural de Cascais, na quinta-feira, 5 de maio de 2016, às 14h00, com o apoio da Câmara Municipal de Cascais.

Este encontro marcará o lançamento do site oficial do PLOAD e a assinatura do memorando de entendimento por parte dos representantes de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde e Moçambique. Os parceiros irão discutir os desafios e estratégias para melhorar a cooperação entre as comunidades de língua portuguesa nos campos da astronomia e das ciências espaciais.

O PLOAD é coordenado em Portugal pelo Núcleo Interativo de Astronomia (NUCLIO), em colaboração com o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), para lidar com todos os aspetos relacionados com a língua e a cultura portuguesas. O centro foi oficialmente criado durante a Assembleia Geral da União Astronómica Internacional
International Astronomical Union (IAU)
A União Astronómica Internacional foi fundada em 1919, tendo por missão promover, coordenar e salvaguardar a Ciência da Astronomia, em todos os aspectos, através de colaboração internacional. Conta com mais de 8 300 membros individuais, e ainda com 66 países membros. É a entidade internacionalmente reconhecida como autoridade para a atribuição de designações de objectos celestes e de quaisquer características à sua superfície, como por exemplo crateras e vulcões.
(IAU), em Honolulu, Havai, no dia 13 de agosto de 2015, pelo Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento (OAD), juntamente com outros quatro centros de especialização ou regionais, na Jordânia, Arménia, Nigéria e Colômbia.

Os Centros de Especialização em Línguas são criados em todo o mundo com objetivos semelhantes aos do OAD, mas com incidência regional. Pretendem promover o uso da astronomia como uma ferramenta para o desenvolvimento, através da mobilização dos recursos humanos e financeiros necessários para obter benefícios científicos, tecnológicos e culturais para as sociedades. Estes centros trabalham em estreita colaboração com a OAD de modo a implementar o Plano Estratégico da IAU. As “Regiões” sobre as quais incidem podem ser geográficas (países vizinhos) ou culturais (língua ou outras semelhanças culturais dispersas por uma grande região geográfica).

O evento é livre, aberto aos média e a todos os interessados. Porém, convidam-se os participantes a registarem-se previamente, através do formulário: https://goo.gl/sV7riJ

Mais Informação

A IAU (International Astronomical Union - União Astronómica Internacional) é uma organização que reúne quase 12 000 astrónomos de todo o mundo. A sua missão é promover e salvaguardar a ciência da astronomia em todas as suas vertentes, através da cooperação internacional. A IAU é também a autoridade internacionalmente reconhecida para atribuir designações aos corpos celestes e às suas características de superfície. Fundada em 1919, a IAU é a maior organização profissional de astrónomos do mundo.

A IAU criou o OAD (Office of Astronomy for Development - Gabinete de Astronomia para o Desenvolvimento) em parceria com a NRF (South African National Research Foundation - Fundação Nacional de Pesquisa Sul-Africana). O OAD foi inaugurado oficialmente a 16 de abril de 2011, no Observatório Astronómico Sul-Africano (SAAO), na Cidade do Cabo, África do Sul. Foi encarregue de implementar o Plano Estratégico da IAU, incluindo a criação de centros regionais e de três Grupos de Trabalho de astronomia-para-o-desenvolvimento. O OAD coordena anualmente um Concurso de Apresentação de Propostas de projetos inovadores para cada um dos grupos de trabalho: Universidades & Investigação (TF1); Crianças & Escolas (TF2); e Sensibilização Pública (TF3).

Links

• PLOAD: http://pload.org/
• NUCLIO: http://nuclio.org/
• IAU: http://www.iau.org/
• OAD: http://www.astro4dev.org/
• O Plano Estratégico: http://www.iau.org/static/education/strategicplan_2010-2020.pdf