Objeto solitário de massa planetária encontrado em família de estrelas

2016-04-20

Ilustração que representa WISEA J114724.10-204021.3, um novo mundo errante e solitário. Julga-se que este objeto possa ser uma anã castanha, com massa excecionalmente baixa. Os astrónomos descobriram o objeto em TW Hydrae – um jovem agrupamento de estrelas com 10 milhões de anos – graças a dados de levantamentos do céu realizados pelo WISE e pelo 2MASS. Crédito: NASA/JPL-Caltech.
Em 2011, os astrónomos anunciaram que nossa galáxia
galáxia
Um vasto conjunto de estrelas, nebulosas, gás e poeira interestelar gravitacionalmente ligados. As galáxias classificam-se em três categorias principais: espirais, elípticas e irregulares.
está provavelmente repleta de planetas
planeta
Um planeta é um objecto que se forma no disco que circunda uma estrela em formação e cuja massa é superior à de Plutão (1/500 da massa da Terra) e inferior a 10 vezes a massa de Júpiter. Ao contrário das estrelas, os planetas não produzem luz, apenas reflectem a luz da estrela que orbitam.
errantes. Na verdade, estes mundos solitários, que permanecem tranquilos na escuridão do espaço sem outros planetas por companhia ou até mesmo um sol hospedeiro, podem superar em número as estrelas
estrela
Uma estrela é um objecto celeste gasoso que gera energia no seu núcleo através de reacções de fusão nuclear. Para que tal possa suceder, é necessário que o objecto possua uma massa superior a 8% da massa do Sol. Existem vários tipos de estrelas, de acordo com as suas temperaturas efectivas, cores, idades e composição química.
da Via Láctea
Via Láctea
A Via Láctea é a galáxia de que faz parte o nosso Sistema Solar. Trata-se de uma galáxia espiral gigante, com um diâmetro de cerca de 160 mil anos-luz e uma massa da ordem de 100 mil milhões de vezes a massa do Sol.
. A descoberta surpreendente levou à pergunta: de onde vêm estes objetos? Serão planetas que foram ejetados de sistemas solares, ou serão antes estrelas de pequena massa
massa
A massa é uma medida da quantidade de matéria de um dado corpo.
, anãs castanhas
anã castanha
A anã castanha é uma estrela falhada cuja massa é insuficiente para permitir a fusão nuclear do hidrogénio em hélio no seu centro. No início das suas vidas, as anãs castanhas têm a fusão de deutério no seu núcleo central. Mesmo depois de esgotarem o deutério, as anãs castanhas radiam por conversão de energia potencial gravítica em calor e, como tal, emitem fortemente no domínio do infravermelho. De acordo com modelos, a massa máxima que uma anã castanha pode ter é de 0,08 massas solares (ou 80 massas de Júpiter). Estes objectos representam o elo que falta entre as estrelas de pequena massa e os planetas gasosos gigantes como Júpiter.
, que se formaram sozinhas no espaço, como as estrelas?

Um novo estudo, realizado a partir de dados do WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), e do 2MASS (Two Micron All Sky Survey), traz agora novas pistas para resolver este mistério de proporções galácticas. Os cientistas identificaram um objeto errante, de massa planetária, numa jovem família de estrelas, o agrupamento TW Hydrae. Estima-se que o objeto, que recebeu o nome WISEA J114724.10-204021.3 ou, abreviando, WISEA 1147, tenha entre 5 a 10 vezes a massa de Júpiter
Júpiter
Júpiter é o quinto planeta mais próximo do Sol. Com um diâmetro cerca de 11 vezes maior do que a Terra e uma massa mais de 300 vezes superior, é o maior planeta do Sistema Solar e o primeiro dos planetas gigantes gasosos.
.

WISEA 1147 é um dos poucos mundos errantes cuja origem provável os astrónomos podem começar a considerar como sendo uma anã castanha e não um planeta. Por ser membro da família de estrelas muito jovens TW Hydrae, os astrónomos sabem que o objeto é também muito jovem – tem apenas 10 milhões de anos. E como os planetas precisam de pelo menos 10 milhões de anos para se formarem (e naturalmente de mais tempo para poderem ser expulsos de um sistema de estrelas) WISEA 1147 é quase de certeza uma anã castanha. As anãs castanhas formam-se como as estrelas, mas não têm massa suficiente para fundirem átomos
átomo
O átomo é a menor partícula de um dado elemento que tem as propriedades químicas que caracterizam esse mesmo elemento. Os átomos são formados por electrões à volta de um núcleo constituído por protões e neutrões.
nos seus núcleos e brilharem como as estrelas.

"Com monitorização contínua, poderá ser possível traçar a história de WISEA 1147 de modo a confirmarmos se se formou ou não isoladamente," disse Adam Schneider, da Universidade de Toledo, em Ohio, principal autor do estudo aceite para publicação no The Astrophysical Journal.

Dos possíveis milhares de milhões de mundos errantes que se julga preencherem a nossa galáxia, alguns poderão ser anãs castanhas de muito pouca massa, enquanto outros serão de facto planetas expulsos de sistemas solares que se formaram. Neste momento, a parcela que corresponde a cada população permanece desconhecida. Determinar as origens de mundos errantes e perceber se são planetas ou anãs castanhas é uma tarefa difícil, precisamente por eles estarem tão isolados.

"Estamos a começar a entrar num campo que se irá tornar muito importante," disse o coautor do estudo Davy Kirkpatrick, do IPAC (Infrared Processing and Analysis Center), no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

Os astrónomos descobriram WISEA 1147 investigando imagens de todo o céu obtidas pelo WISE, em 2010, e pelo 2MASS, cerca de uma década antes. Procuravam jovens anãs castanhas próximas. Uma forma de se perceber se um objeto está próximo é verificar se se moveu significativamente em relação a outras estrelas, ao longo do tempo. Quanto mais próximo estiver um objeto, mais irá parecer deslocar-se em relação às estrelas de fundo, mais distantes. Na análise de imagens de dois levantamentos do céu, realizados com aproximadamente dez anos de diferença, os objetos próximos destacam-se.

Detetando luz infravermelha
infravermelho
Região do espectro electromagnético compreendida entre os comprimentos de onda de 0,7 e 350 mícrones. Esta banda permite observar astros, fenómenos, ou processos físicos com temperaturas entre 10 e 5200 graus Kelvin.
, o WISE e 2MASS estão preparados para descobrirem objetos de baixa massa e anãs castanhas. As anãs castanhas não são suficientemente brilhantes para serem detetadas por telescópios de luz visível
radiação visível
A radiação visível é a região do espectro electromagnético que os nossos olhos detectam, compreendida entre os comprimentos de onda de 350 e 700 nm (frequências entre 4,3 e 7,5x1014Hz). Os nossos olhos distinguem luz visível de frequências diferentes, desde a luz violeta (radiação com comprimentos de onda ~ 400 nm), até à luz vermelha (com comprimentos de onda ~ 700 nm), passando pelo azul, anil, verde, amarelo e laranja.
, mas as suas assinaturas de calor
calor
O calor é energia em trânsito entre dois corpos ou sistemas.
notam-se bem em imagens infravermelhas.

A anã castanha WISEA 1147 surgiu brilhantemente "vermelha" nas imagens do 2MASS (onde a cor vermelha foi atribuída a comprimentos de onda
comprimento de onda
Designa-se por comprimento de onda a distância entre dois pontos sucessivos de amplitude máxima (ou mínima) de uma onda.
infravermelhos mais longos), o que significa que é jovem e tem muita poeira.

"Foi como se estivesse a gritar: Sou uma jovem anã castanha," observou Schneider.

Depois de mais análises, os astrónomos perceberam que este objeto pertence ao agrupamento TW Hydrae, a uma distância de aproximadamente 150 anos-luz
ano-luz (al)
O ano-luz (al) é uma unidade de distância igual a 9,467305 x 1012 km, que corresponde à distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano.
da Terra e com uma idade de apenas cerca de 10 milhões de anos. Isto faz de WISEA 1147, com uma massa entre 5 a 10 vezes a de Júpiter, uma das anãs castanhas mais jovens e de menor massa até agora encontradas.

Curiosamente, um segundo objeto errante de baixa massa e muito semelhante, 2MASS 1119-11, do agrupamento TW Hydrae, foi anunciado com poucos dias de diferença por um outro grupo de investigadores, conduzido por Kendra Kellogg, da Western University em Ontário, Canadá (ver notícia do Portal do Astrónomo: http://bit.ly/1qZMRZL ).

Outra razão pela qual que os astrónomos querem estudar estes mundos órfãos ou errantes é porque eles se assemelham a planetas, mas são mais fáceis de estudar. Os planetas que existem em torno de outras estrelas, os exoplanetas
planeta extra-solar
Um planeta extra-solar é um planeta que não orbita o nosso Sol.
, são quase impercetíveis face ao brilho
brilho
O brilho de um astro refere-se à quantidade de luz que dele provém, ou seja, a quantidade de energia por ele emitida por unidade de área por unidade de tempo. Dado que o brilho observado, ou medido, depende da distância ao objecto, distingue-se o brilho aparente (quando medido a uma determinada distância), do brilho intrínseco (conceptualmente medido na supefície do próprio astro).
das suas estrelas. Os objetos como o WISEA 1147, que não têm estrela hospedeira, permitem um melhor estudo das suas composições e padrões climáticos.

"Podemos entender melhor os exoplanetas estudando as jovens anãs castanhas de baixa massa," disse Schneider.

Também participaram neste estudo: James Windsor e Michael Cushing, da Universidade de Toledo; e Ned Wright, da UCLA, que foi o principal investigador da missão WISE.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/feature/jpl/lone-planetary-mass-object-found-in-family-of-stars