A atividade vulcânica que virou Marte do avesso

2016-03-03

A região de Tharsis (em tons de vermelho e castanho) em Marte. Crédito: NASA/JPL-Caltech/Arizona State University –JMARS.
De acordo com um estudo divulgado esta quarta-feira, há 3,5 mil milhões de anos, um vulcão em Marte
, com metade do tamanho da França, expeliu tanta lava que o peso deslocou as camadas exteriores do planeta
, alterando o panorama marciano e a posição original dos polos.

Esta descoberta explica a inesperada localização de leitos secos de rios e de reservatórios subterrâneos de água gelada, bem como outros mistérios de Marte que têm deixado os cientistas perplexos.

"Se uma alteração semelhante acontecesse na Terra, Paris estaria no círculo polar", disse Sylvain Bouley, geomorfologista da Universidade Paris-Sul. "Veríamos auroras
aurora
A aurora é a luz emitida pelos iões da atmosfera terrestre, principalmente nos pólos geomagnéticos da Terra, estimulada pelo bombardeamento de partículas de alta energia ejectadas pelo Sol. As auroras aparecem dois dias depois das fulgurações solares, proporcionando um espectáculo de rara beleza, e atingem o seu pico cerca de dois anos depois do máximo de manchas solares. As auroras boreais e austrais são observáveis a latitudes elevadas no hemisfério Norte e hemisfério Sul, respectivamente.
boreais em França e as uvas podiam ser cultivadas no Sudão."

O estudo indica que a agitação vulcânica, que durou duas centenas de milhões de anos, inclinou a superfície de Marte entre 20 a 25 graus. O fluxo de lava criou um planalto, o cume Tharsis, com mais de 5000 km de largura e 12 km de altura num planeta com metade do diâmetro da Terra.

"O cume Tharsis é enorme, sobretudo se o compararmos com o tamanho de Marte. É uma aberração," disse Bouley. Este afloramento - com peso superior a um trilião de toneladas
tonelada (t)
A tonelada (t) é uma unidade de massa equivalente a 1000 kg.
- foi tão imenso que fez com que as duas camadas superiores de Marte, a crosta e o manto, mudassem de posição.

Já em 2010, um estudo teórico mostrou que, se o cume Tharsis fosse removido, o planeta deslocar-se-ia no seu eixo.

Bouley e a sua equipa compararam modelos de computador com simulações e observações – suas e de outros cientistas. De repente, à luz do novo paradigma, muitas coisas começaram a fazer sentido.

"Os cientistas não conseguiam perceber a localização dos rios, hoje leitos secos, que parecia arbitrária," disse Bouley. "Mas se tivermos em conta a rotação da superfície, todos se alinham na mesma banda tropical." Da mesma forma, os enormes reservatórios subterrâneos de gelo de água, agora em latitudes mais baixas, estariam mais perto dos polos.

A nova teoria também explica porque o cume Tharsis se situa no "novo" equador, exatamente onde teria de estar para o planeta recuperar o equilíbrio.

Os resultados, publicados na revista Nature, desafiam também a cronologia dos acontecimentos que assume que os rios do planeta vermelho se formaram depois do cume Tharsis. O estudo conclui que a maior parte destes antigos cursos de água terá fluído das terras altas do hemisfério sul do planeta vermelho para as baixas planícies do norte, mesmo antes da agitação vulcânica.

"Mas ainda há muitas perguntas sem resposta," advertiu Bouley. "Será que a inclinação fez com que os campos magnéticos
enfraquecessem? Contribuiu para o desaparecimento da atmosfera
de Marte, ou fez com que os rios deixassem de fluir? Estas são algumas das coisas que ainda não sabemos."

Fonte da notícia: http://phys.org/news/2016-03-monster-volcano-gave-mars-extreme.html