New Horizons envia as melhores imagens de Plutão até hoje conseguidas

2015-12-09

Em cima: A linha costeira montanhosa de Sputnik Planum: nesta imagem de altíssima resolução da New Horizons, grandes blocos da crosta de água gelada surgem comprimidos nas montanhas al-Idrisi. Os novos detalhes revelados, em particular, o terreno rugoso que circunda muitas das montanhas, reforçam a hipótese de que as montanhas são blocos de gelo enormes que foram empurrados, quebrados e de alguma forma transportados para os seus locais atuais. Ao centro: Crateras em camadas e planícies geladas: a imagem revela novos detalhes das planícies rugosas, geladas e com crateras de Plutão, incluindo a existência de camadas nas paredes interiores de muitas crateras. Ao que parece, a crosta gelada de Plutão tem, pelo menos em alguns lugares, camadas distintas. Em baixo: Os baldios de Plutão: a imagem mostra como erosão e falhas esculpiram esta parte da crosta gelada de Plutão criando uma topografia semelhante à dos terrenos baldios. Créditos: NASA/JHUAPL/SwRI.
A New Horizons, da NASA
, enviou as primeiras de uma série de magníficas imagens de Plutão
Plutão
Plutão é, na maior parte do tempo, o nono e último planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas devido à sua órbita excêntrica, durante algum tempo aproxima-se mais do Sol do que Neptuno. É um planeta singular em muitos aspectos: é o mais pequeno (cerca de 1/500 o diâmetro da Terra), tem uma composição muito rica em gelos, possui a órbita mais excêntrica e inclinada em relação à eclíptica, e tem, tal como Úrano, o seu eixo de rotação muito inclinado (122º) em relação à eclíptica.
, obtidas durante a aproximação da sonda ao planeta
anão em julho. Estas serão certamente as melhores imagens de grande plano de Plutão a que os seres humanos irão ter acesso durante décadas.

Semanalmente, a New Horizons envia dados armazenados relativos à sua passagem pelo sistema de Plutão a 14 de julho. As últimas imagens fazem parte de uma sequência obtida perto da maior aproximação, com uma resolução de aproximadamente 77 - 85 metros por pixel, revelando características bastante pormenorizadas da diversificada superfície de Plutão. A sonda captou uma grande variedade de terrenos com crateras, montanhas e glaciares.

"Estas imagens de grande plano, mostrando a diversidade do terreno de Plutão, demonstram a capacidade que os nossos exploradores robóticos têm de enviar dados intrigantes aos cientistas na Terra," disse John Grunsfeld, ex-astronauta e administrador associado da Direção de Missões Científicas da NASA. "A New Horizons maravilhou-nos com as primeiras imagens aproximadas de Plutão durante a passagem de julho, e à medida que a sonda nos vai transmitindo o tesouro armazenado na sua memória, continuamos a deslumbrar-nos com o que vemos."

As últimas imagens formam uma faixa de 80 quilómetros de largura num mundo a 4,8 mil milhões de quilómetros de distância. Vão desde o horizonte recortado de Plutão a cerca de 800 quilómetros a noroeste de Sputnik Planum, passam pelas montanhas al-Idrisi, sobre a linha costeira de Sputnik e através das suas planícies geladas.

"As novas imagens tiram-nos o fôlego, abrindo uma janela de altíssima resolução na geologia de Plutão," disse Alan Stern, do SwRI (Southwest Research Institute), em Boulder, Colorado, e principal investigador da New Horizons. "Esta qualidade só esteve disponível para Vénus
Vénus
É o segundo planeta mais próximo do Sol. Em termos de dimensões e massa é muito semelhante à Terra. A sua caracteristica mais marcante é possuir uma atmosfera de CO2 muito densa e um efeito de estufa muito intenso.
ou Marte
décadas após as primeiras aproximações; no entanto, já a temos para Plutão – podemos ver crateras, montanhas e campos de gelo, passados menos de cinco meses desde o voo de aproximação! A ciência que podemos fazer com estas imagens é simplesmente inacreditável. "

As imagens apresentadas foram captadas com o instrumento LORRI (Long Range Reconnaissance Imager) a bordo de New Horizons, cerca de 15 minutos antes da maior aproximação a Plutão - a uma distância de apenas 17 mil quilómetros. Foram obtidas através de um processo de observação pouco usual: em vez de focar o alvo e disparar, o LORRI tirou fotos a cada três segundos, enquanto o CIVM (Ralph/Multispectral Visual Imaging Camera) varria a superfície. Este método requer exposições invulgarmente curtas para evitar a desfocagem das imagens.

As novas imagens têm resolução seis vezes superior à do mapa global de Plutão que a New Horizons obteve, e cinco vezes superior à das melhores imagens de Tritão, a maior lua de Neptuno
Neptuno
Neptuno é, a maior parte do tempo, o oitavo planeta do Sistema Solar a contar do Sol, mas por vezes é o nono, quando Plutão, na sua órbita excêntrica, se aproxima mais do Sol. Neptuno, de cor azulada devido à presença de metano na sua atmosfera, possui uma atmosfera onde ocorrem tempestades e ventos violentos. Com um diâmetro cerca de 4 vezes o da Terra, Neptuno é o menor e mais longíquo dos planetas gigantes gasosos.
, obtidas pela Voyager 2 em 1989.

Veja aqui um vídeo das imagens: https://youtu.be/B0xkupKwjfM

Os cientistas da missão esperam mais imagens deste conjunto ao longo dos próximos dias, mostrando ainda mais terreno em alta resolução.

Fonte da notícia: http://www.nasa.gov/feature/new-horizons-returns-first-of-the-best-images-of-pluto